Há alguns fatores que podem influenciar drasticamente o futuro de pequenos negócios. Um desses detalhes é o controle do fluxo de caixa. A contabilidade costuma causar calafrios nos empreendedores, mas pode ser um diferencial do seu negócio ao ajudar a prever quanto dinheiro estará disponível em cada momento do ano.
O funcionamento do caixa das empresas funciona basicamente da mesma forma: receitas que entram via vendas, empreitadas ou entregas e dinheiro que sai para pagamento de fornecedores, funcionários, impostos e demais despesas operacionais. O controle desse processo é conhecido como fluxo de caixa.
Ao manter o histórico de entradas e saídas, é possível conhecer o ano contábil da sua empresa. Assim, a partir de informações do passado, você conseguirá fazer uma previsão do que esperar no futuro e planejar o caixa para pagamento de dívidas, provisão de investimentos e até cumprimento de obrigações legais – como o pagamento do 13º ou comissões por vendas de Natal.
O primeiro passo para controlar entradas e saídas é determinar o período a analisar. Um bom período de análise é um ano inteiro, de janeiro a dezembro. Ao analisar cada mês, você vai compreender de maneira mais clara como as vendas oscilam de acordo com o calendário do varejo.
É comum que empresas tenham mais de uma conta bancária ou caixa. Antes de analisar o fluxo de caixa, liste o saldo de todas as contas, cofres, caixinhas, reservas, etc. Se você ainda não separou a sua conta pessoal do caixa da empresa, não siga em frente sem concluir essa etapa.
Neste momento em que você lê este texto, já é possível fazer previsões sobre o seu negócio e elas serão o ponto de partida real para o controle do fluxo de caixa. Para isso, vale a pena classificar receitas e despesas de acordo com as necessidades do seu negócio. Não há uma regra para a classificação, mas as mais comuns são salários, receitas de vendas à vista ou a prazo, despesas administrativas, aluguel, impostos, energia, água, insumos, material de escritório, rendimentos financeiros, pagamento de empréstimos ou linhas de crédito, etc.
Com tantas atribuições para tocar um negócio, é possível que o controle de tantas informações pareça uma missão impossível para você. Não precisa se desesperar. O SEBRAE sabe que sua rotina é apertada e facilitou o seu trabalho para sair na frente da concorrência.
Com esta planilha (faça o download clicando aqui), será preciso apenas preencher cada uma das despesas do seu negócio de acordo com uma classificação pronta. A tabela te informará se o saldo ao final é positivo ou negativo, indicando a quantia necessidade para empréstimos ou busca por novas receitas.
Agora que você já entendeu o que é o controle do fluxo de caixa, chegou a hora de conhecer os benefícios de investir seu tempo precioso com esta etapa da gestão estratégica. Esta lista vai te convencer a utilizar a planilha como base para os primeiros passos do controle do caixa da sua empresa:
Se você ficou com alguma dúvida sobre como a gestão do pequeno negócio pode trazer benefícios para a sua loja ou empresa, confira as dicas do Terra Empresas aqui: 6 etapas para a gestão da sua pequena empresa. O fluxo de caixa é apenas o primeiro passo!
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