5 dicas de entrega para fortalecer o seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

5 dicas de entrega para fortalecer o seu negócio

São dois os principais desafios para os empreendedores que trabalharam com entregas, o popular delivery: gerenciar o serviço e oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. Reunimos neste artigo 5 dicas dicas de entregas para que tudo funcione bem e você consiga fidelizar o seu cliente, com o consequente aumento do faturamento.

Neste momento de isolamento social, por conta da crise do coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a oferecer o serviço pela primeira vez. De um lado, devido à impossibilidade de manter as portas abertas, por outro, com as pessoas evitando ao máximo sair de casa e aderindo ao comércio virtual. 

Para quem chegou agora, é preciso cuidado para que o serviço agregue valor ao seu produto. Isso porque, um serviço mal executado pode ter efeito exatamente contrário.  

Para os negócios locais, é importante levar em conta uma região para atuação. Dessa forma, é possível calcular um frete único. Entregas feitas para bairros distantes podem encarecer a entrega e inviabilizar o negócio. Para começar bem, já no primeiro contato do cliente, o atendente deve registrar dados como nome, endereço e telefone de contato. Com esse cadastro bem feito, será possível identificar o cliente de forma mais rápida na próxima compra.

Com as dicas que preparamos para você, esperamos que a sua empresa consiga aumentar o número de clientes. Mas lembre-se que isso precisa ser feito de forma gradual e de maneira que você consiga atender a nova demanda que pode surgir.

Por isso, também precisa ser levada a possibilidade de usar sistemas automatizados para o controle do estoque, o que economiza tempo e recursos. A efetivação de uma compra sem que o produto esteja disponível pode fazer com que haja atraso na entrega, ou ainda pior, o produto não ser entregue.

Conheça aqui 5 dicas de entrega para fidelizar o seu cliente:

1) Agilidade e bom atendimento

São os principais fatores para que o cliente fique satisfeito com o serviço. Cumprir os prazos é essencial para um bom relacionamento. É preciso comunicar de maneira clara qual será o prazo e o preço da entrega antes do negócio ser concluído. A transparência na hora de resolver uma pendência também é bem vista por parte do cliente, evitando assim desgastes desnecessários.

2) Rastreamento

Para os produtos vendidos pela Internet, um código de rastreamento também ajuda o consumidor a entender o que está acontecendo até que o produto chegue na sua casa. É importante ter um canal de relacionamento com o cliente, para o caso de algum imprevisto. Uma das piores sensações de quem compra e o produto não chega no prazo combinado é não conseguir entrar em contato de forma eficiente com o vendedor.

3) Embalagens de boa qualidade

A embalagem deve ser resistente para a proteção do produto a ser enviado. Imagine a decepção do comprador se um eletrônico ou um produto frágil chega danificado ao seu endereço. É provável que ele nunca mais faça negócio com a sua empresa. No caso dos restaurantes, que entregam alimentos prontos para consumo imediato, além de resistente, a embalagem precisa ter estabilidade para que a refeição não seja revirada no caminho e chegue ao destino com uma má aparência. Uma entrega eficiente faz com que a comida também não chegue fria ao cliente. 

4) Bom atendimento 

Entregadores bem treinados são essenciais para que o serviço seja completo. Para isso, negócios locais muitas vezes preferem ter a sua própria equipe. Com a disseminação dos aplicativos de entrega, a empresa pode ganhar mais visibilidade, mas nem sempre o tratamento ao cliente será o mesmo. É bom trabalhar com as duas situações e ver a que melhor se encaixa com o seu tipo de negócio.

5) Logística reversa

Muitas vezes deixada de lado, a logística reversa tem importância fundamental para o seu comércio eletrônico. Isso vale para quando o consumidor quer trocar um produto ou desiste e precisa ser reembolsado. Essa política precisa estar clara já no momento da venda. Mesmo com alguma insatisfação inicial do cliente, se o processo for realizado de maneira eficiente, é possível inverter essa situação.

O Terra Empresas têm planos para criação de lojas virtuais para empresas de todo porte, inclusive pequenas. Nele você vende seus produtos 24 horas por dia, de forma segura e descomplicada. Conheça os planos de lojas virtuais e escolha aquele que melhor se adapta à sua realidade e a do seu time!

controle de estoque é um dos fatores com os quais empreendedores precisam se preocupar, mas além deles existe uma infinidade de detalhes, como a precificação correta dos produtos. Será que sua empresa aplica um valor justo as vendas? Entenda neste artigo.

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.