Menu Terra Blog Empresas

Confira os principais desafios dos profissionais autônomos e como vencê-los

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 9min leitura

26 de julho de 2022

Confira os principais desafios dos profissionais autônomos e como vencê-los

O sonho de ser dono do próprio negócio vem com um percurso de alguns desafios. Afinal, renunciar ao salário fixo e à rotina clara para mergulhar em um universo onde tudo depende de você não é uma decisão simples.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínuas, no segundo semestre de 2021, os profissionais autônomos somavam 25,4 milhões. 

Além de entender melhor esse modelo de atuação, neste artigo, você contará com dicas de como encarar os maiores desafios. Então, você verá: 

  • O que é ser um profissional autônomo?
  • Como se tornar um autônomo?
  • Quais são as características?
  • Quais são os principais desafios?
Mulher profissional autônoma decorando doces em uma forma.

O que é ser um profissional autônomo?

Antes de seguir para os desafios, é fundamental entender a definição e as diferenças entre um profissional liberal e um autônomo. Veja só:

Profissionais liberais

São aqueles que passaram pelos níveis universitário ou técnico. Ou seja, eles obtêm um registro para exercerem sua atividade regularmente. Esses profissionais podem ser:

  • Psicólogos;
  • Médicos;
  • Advogados; 
  • Engenheiros;
  • Contadores;
  • Dentistas;
  • Corretores de imóveis;
  • Arquitetos.

Profissionais autônomos

São aqueles que exercem sua função sem terem obtido qualificação ou certificado para isso. Entre eles podemos encontrar pessoas que atuam, por exemplo, com:

  • Vendas de roupas;
  • Nomadismo digital;
  • Manutenção de computadores;
  • Manutenção de eletrodomésticos;
  • Organização de festas;
  • Cuidados com pets;
  • Serviços de babá;
  • Limpeza e conservação;
  • Consultoria.
Duas mulheres profissionais autônomas visualizando um tablet em uma floricultura.

Como se tornar um profissional autônomo?

Embora alguns prefiram se arriscar atuando sem formalização, o ideal é ter registro. Ao se regularizar como MEI (Microempreendedor Individual) você terá um CNPJ, além de poder emitir nota fiscal.

Além de pagar impostos reduzidos, o MEI tem direito ao recolhimento do INSS e maiores chances de conseguir um empréstimo com juros mais baixos.

O cenário mercadológico e econômico pode ser instável e prejudicial para quem não tem renda fixa. Portanto, é importante ter um planejamento, em que se deve incluir informações como:

  • Tipo de negócio;
  • Público;
  • Parcerias;
  • Preço do serviço;
  • Material a ser utilizado.

Também é preciso se fortalecer como marca, para ser lembrado sempre que alguém necessitar dos seus serviços ou produtos. Por isso, considere ter um site, um blog e perfil profissional em redes sociais

No Instagram e no Facebook, por exemplo, você pode marcar presença digital, divulgando suas qualificações e especialidades. Aos poucos, as pessoas vão conhecendo o seu trabalho e deixando comentários, o que ajuda a criar uma boa reputação.

Quais são as características de um profissional autônomo?

O trabalho autônomo se caracteriza por não ter vínculos com nenhuma empresa. Ou seja, a pessoa não atua com carteira assinada, sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). 

Dessa forma, um trabalhador autônomo tem mais liberdade e autonomia para organizar e executar tarefas. Ele é quem determina o seu próprio horário, o preço do serviço, meios e condições de pagamento etc.

Por outro lado, a disciplina, a organização e o comprometimento são características essenciais para o sucesso independente.

Por mais que suas habilidades sejam a principal ferramenta de trabalho, não se esqueça que a concorrência dessa modalidade é grande. Até porque, outros autônomos podem atuar no mesmo ramo e terem uma visão mais estratégica que você.

Profissional autônoma visualizando quatro relógios em sua volta.

Quais são os principais desafios dos profissionais autônomos?

Assim como em qualquer carreira, os desafios são inevitáveis. Alguns são mais fáceis de administrar, enquanto outros requerem mais perseverança. Então, selecionamos cinco dicas de como driblar as possíveis dificuldades:

1. Dedicação integral e gestão de tempo

A primeira grande missão é assumir para si a responsabilidade pelos rumos do seu negócio. Nas horas boas e ruins, tomar a melhor decisão para o empreendimento caberá a você.

Ou seja, os planos, a jornada de trabalho e os passos para se atingir objetivos são determinados por você. Então, é preciso ter em mente muito mais do que entradas e saídas, compras ou vendas.

Você é chefe de si mesmo e precisa dar conta de todas as áreas do seu negócio. Por isso, tenha clareza das metas e o que é preciso para atingi-las.

Além disso, mantenha a motivação em alta. Afinal, você é contador, despachante, funcionário da produção, gerente, supervisor e chefe ao mesmo tempo.

2. Acúmulo de funções

Serão muitas as frentes de trabalho em que você precisará atuar. Por isso, ter disciplina, ser bem-organizado e manter bons níveis de produtividade são fundamentais.

Além disso, mesmo com toda a experiência profissional acumulada, ainda há muito conhecimento para aprender.

Pode não ser um curso universitário, no entanto, é fundamental estar antenado. As novidades surgem a todo momento e buscar mais informações é determinante para o futuro do seu negócio. 

Pesquise sobre alternativas de financiamento, contabilidade, fluxo de caixa, estratégias de marketing, planejamento e métodos de gestão. 
E não tenha medo de procurar ajuda! O Sebrae, por exemplo, auxilia, de forma gratuita, o trabalhador autônomo.

Calculadora e planilhas de profissionais autônomos sobrepostos em uma mesa.

3. Controle financeiro sem receita fixa

Um dos maiores desafios é ter que lidar com a sazonalidade do mercado. Isto é, os diferentes períodos do ano que são melhores ou nem tanto para cada setor. 

Consequentemente, será preciso considerar que as receitas serão variáveis. Até porque, dependendo do produto ou serviço, o Dia das Mães será mais rentável que o de São João, por exemplo. 

É comum que haja inúmeros clientes ou projetos em um mês e, logo no seguinte, a demanda caia e a receita suma. Portanto, lidar com esse processo exige planejamento.

O primeiro passo é separar o seu dinheiro do capital do negócio. Depois, estabeleça metas e trace planos para atingi-las em curto, médio ou longo prazo. Além disso, conte com a inadimplência dos clientes

Faça uma previsão de receitas e pagamentos mês a mês e garanta que esse fluxo seja suficiente para garantir estabilidade às finanças do seu negócio.

4. Precificação do trabalho

Precificar um produto ou serviço não é uma tarefa fácil e há alguns passos a serem seguidos. Então, veja:

  1. Cuidado ao atrelar o valor à duração do serviço prestado. Trabalhar o máximo de horas por dia pode virar uma regra e isso vai prejudicar a sua saúde;
  2. Estude a possibilidade de cobrar por projeto, empreitada ou peça;
  3. Leve em consideração seu diferencial competitivo no mercado perante a concorrência;
  4. Seu produto/serviço precisa fazer a diferença na vida das pessoas. Isso aumenta o valor agregado diante do seu público.

5. Visão de mercado

Além dos hábitos de consumo do seus clientes, não se descuide das tendências e previsões do mercado. Ou seja, esteja atento aos seus concorrentes e aos indicadores do mercado e da economia. 

Agora que você já sabe quais são os principais desafios dos profissionais autônomos, é hora de colocar a mão na massa. 

Como mencionamos, aprender nunca é demais, sobretudo quando você precisa usar diferentes conhecimentos na hora de tocar o seu próprio negócio. 

Até breve!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também