5 dicas para você que pretende mudar de profissão

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

5 dicas para você que pretende mudar de profissão

Na última década, o mercado de trabalho sofreu mudanças que impactaram a profissão de muita gente. Seja pela aplicação das novas tecnologias ou por necessidade, tanto dos empregadores como dos consumidores, a mudança está cada vez mais acentuada. Já passou pela sua cabeça a ideia de “como mudar de profissão”?

Com a pandemia do coronavírus, é possível que esse processo sofra uma aceleração. Nos últimos meses, com boa parte dos negócios fechados, um grande número de brasileiros passou a trabalhar em casa, seja o colaborador de uma grande empresa, seja o microempreendedor individual, que, em alguns casos, teve a sua primeira experiência com vendas online.

No meio dessa “confusão” toda, não são poucos os que começam a amadurecer a ideia de mudar de profissão ou até mesmo de negócio. Ninguém sabe ao certo que tipos de mudança ficarão mais visíveis daqui para a frente. Mas é certo que nada será como antes.

Se você está entre aqueles que pretende mudar de profissão e consequentemente de carreira, trazemos aqui cinco dicas que podem ser valiosas para o novo caminho.

Quer mudar de profissão?

1. Estude

Estudar é sempre um bom começo. Com um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais capacitados fora do mercado de trabalho, aprender coisas novas ou aperfeiçoar aquelas que você já conhece têm de estar no seu radar. Se o seu inglês dá apenas para o básico, é algo que precisa ser melhorado urgentemente, sob o risco série de perda de boas oportunidades. Fazer cursos livres, de extensão, ou uma pós-graduação são muito bem vistos pelo atual mercado de trabalho. Caso você não tenha curso superior, cursos de tecnólogo podem ser concluídos em dois ou três anos.

2. Crie novas habilidades

É possível que os seus pais ou os seus avós tenham começado em uma profissão e se aposentado nela. Hoje isso é mais difícil de acontecer e é preciso ter mais de uma habilidade para sobreviver no mercado. Muitas funções que existem hoje, sim, inclusive as intelectuais, serão automatizadas, com o uso da inteligência artificial. Combinar habilidades pode ser uma forma de sobrevivência.

3. Cuide da mente

Em momentos de crise ou de mudanças aceleradas, é preciso cuidar muito bem da mente para se manter competitivo. Ainda que o seu trabalho seja alucinante, é preciso estar preparado, com descanso e atividades paralelas, como as culturais. Ler um bom livro, se informar, e estar pronto para a tomada de uma decisão rápida vai colaborar com você em qualquer situação.

4. Faça contatos

Se você está decidido a mudar de profissão, um bom começo é fazer contatos com outras pessoas que atuam na nova área escolhida. Isso vai servir tanto para obter algumas dicas de como se movimentar no novo segmento, como também no auxílio para conseguir uma nova vaga. Os contatos são importantes também para saber quais são as principais necessidades do setor na atualidade. Com isso você pode se preparar já com esse foco.

5. Planejamento

Seja quais forem os seus planos, uma mudança de profissão não deve ser tomada por impulso, já que as chances de dar errado aumentam significativamente. É preciso conhecer bem a nova profissão, assim como as suas limitações. Se você optar por uma profissão em que se reconheça, as chances de bons resultados serão maiores. Isso porque vai gerar comprometimento e disposição, o que costuma trazer bons resultados. Fazer mudanças por pressão familiar ou mesmo por status podem trazer ainda mais problemas. Por isso, essa deve ser uma decisão amadurecida. Caso contrário, as chances de insatisfação crescem significativamente.

Seu negócio

Caso você tenha uma microempresa, uma mudança de negócio talvez também se faça necessária, devido às mudanças que vão acontecer neste e nos próximos anos, acentuadas pela crise do coronavírus. Neste caso, a preocupação deve ser dupla. Primeiro, em se aperfeiçoar no novo rumo em que pretende seguir e depois em colocar o novo negócio em prática. Por isso, lembre-se que ter a capacitação adequada para as duas situações não pode ser deixada de lado. Com isso em mente, o caminho a ser seguido, certamente será mais suave.

O Terra tem mais de mil cursos online à sua disposição, em diversas carreiras. São mais de 5 milhões de alunos aprendendo novos conhecimentos e aperfeiçoando a sua qualificação profissional. Venha conhecer!

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.