5 passos para montar uma loja virtual

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

5 passos para montar uma loja virtual

Ter uma loja virtual deixou de ser um diferencial. E as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus apontam para um horizonte em que a Internet vai ganhar ainda mais espaço, com as mudanças dos hábitos dos consumidores. Quem já comprava em uma loja virtual passou a fazer isso com mais frequência. E muita gente que tinha resistência acabou aderindo, até pela necessidade, já que boa parte do comércio físico permaneceu por meses fechada. Com a tecnologia cada vez mais ao alcance das pessoas, montar um loja virtual deixou de ser um bicho de sete cabeças e há soluções para todos os tipos de bolso. É preciso observar em que momento o seu negócio está para encontrar a forma mais adequada de investimento para entrar nesse segmento. Se a decisão é de montar uma loja virtual, é preciso levar em conta alguns pontos imprescindíveis para que a experiência seja exitosa. Em cinco passos, vamos mostrar por onde você pode começar.

Como montar uma loja virtual?

1) Legislação

Para colocar no ar uma loja virtual, é preciso seguir algumas regras. Você sabia que um decreto que regulamenta o comércio eletrônico no Brasil está em vigor desde 2013? Ele explica diversos pontos que devem ser observados para que você faça tudo dentro das regras. Lembre-se que você vai precisar emitir Nota Fiscal Eletrônica e que é necessário escolher o melhor tipo de empresa de acordo com o seu faturamento. A ajuda de um profissional de contabilidade é importante.

2) Escolha uma plataforma amigável

Qual a melhor plataforma de loja virtual? É ter uma plataforma amigável, ou seja, um sistema simples que tenha o que o consumidor precisa para a realização de uma compra rápida e fácil. Se você está começando no mundo virtual, é importante que você direcione a venda para um nicho e consiga se destacar da concorrência. Ter um produto entre as melhores ofertas do mercado e investir em conteúdo que levem o consumidor até você vão ajudá-lo nesta missão inicial. Vale a pena conhecer a Loja Virtual do Terra. O custo para abrir uma loja virtual é bem menor do que você pode imaginar.

3) Segurança

A segurança é um ponto essencial em todo o comércio eletrônico. Serve tanto para quem compra, como para quem vende. O consumidor que não se sentir seguro para fazer uma compra em seu site, seja por receio de colocar os dados do seu cartão de crédito, seja por medo de não ter o produto entregue, pode preferir até pagar mais para fazer uma compra em uma loja em que ela se sinta mais segura. Para quem vende, é preciso lembrar que o número de fraudes nesse tipo de negócio é alto e está sempre em mutação. Por isso é preciso investir em um site seguro e com conexão entre meios de pagamento.

4) Invista em comunicação

Em uma loja virtual, é preciso ter uma comunicação rápida e transparente com o consumidor. Se houver alguma dúvida na hora da compra, essa resposta deve ser pronta e com todas as informações solicitadas. Também é preciso investir no pós-venda, buscando conhecer a satisfação de quem realizou uma compra. A interatividade vai fazer com o que o cliente se sinta mais perto da sua marca ou do produto oferecido. É o melhor caminho para que ele volte outras vezes.

5) Equipe e logística

Para o bom funcionamento de uma loja virtual, é preciso ter uma equipe especializada e um sistema de logística eficiente. Não cumprir o prazo de entrega de um produto é uma das principais fontes de insatisfação dos clientes e pode fazer com que a reputação do seu negócio seja rebaixada. Clientes insatisfeitos costumam fazer propaganda negativa. Portanto, os prazos de entrega precisam ser reais para que não haja desapontamento. Se interessou pelo assunto? O Terra criou para você um guia com 4 passos para você montar a sua loja Virtual. É grátis e você vai encontrar esse material aqui. E para facilitar a montagem da sua Loja Virtual, o Terra Empresas tem uma novidade para você. Vamos lançar um serviço em que uma equipe especializada vai montar montar uma loja virtual para você, de acordo com as suas necessidades. Trata-se do Loja Virtual Pronta. Quer mais informações? Liga pra gente: 0800-777-1234. A chamada é gratuita.

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.