Menu Terra Blog Empresas

6 livros de gestão para sua pequena empresa

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

16 de maio de 2022

6 livros de gestão para sua pequena empresa

A correria do dia a dia de um empreendedor acaba limitando o tempo livre de atividades para além do escritório. Consequentemente, aprender mais, aprofundar-se em leituras mais complexas ou até pegar em um livro para se debruçar sobre novos conhecimentos tornam-se exercícios cada vez mais distantes da rotina. E, no final das contas, isso acaba impactando no resultado dos negócios ao limitar as possibilidades de inovação de uma microempresa.

Mas não precisa se desesperar. Vamos te auxiliar nessa jornada com uma lista de seis livros de gestão que podem ajudar na administração da sua pequena empresa.

1) Princípios de Administração Financeira

É importante começar pelos princípios. Utilizado como base a exercícios didáticos em cursos universitários de administração, “Princípios da Administração Financeira”, de Lawrence J. Gitman, é considerado uma obra-prima das finanças. Indiscutivelmente um material robusto e com informações completas, o livro pode ter leitura um pouco complexa no início. Entretanto, ele é feito para exercitar a capacidade de administração como uma fonte de consulta e não será preciso estender as leituras por horas e horas. A publicação é da Editora Pearson Education.

2) Pai Rico, Pai Pobre

É fundamental ao processo de empreendedorismo a compreensão de contextos variados. E é justamente essa a missão escolhida para a obra de Robert T. Kiyosaki, “Pai Rico, Pai Pobre”, da Editora Campus. O livro é um dos mais vendidos na editoria de administração ao comentar as diferenças comportamentais existentes entre as pessoas ricas, as pertencentes às classes médias ou às mais pobres. Além disso, explica-se como as práticas podem ser repassadas ao longo do tempo em diferentes gerações.

3) Competindo pelo Futuro

Em “Competindo Pelo Futuro”, Gary Hamel e C.K. Prahalad propõem um contexto mais amplo para se definir estratégia de negócio. Essa definição passou a ser a mais aceita a partir da publicação do livro, alterando os paradigmas do setor e impondo uma nova lógica ao planejamento estratégico. Com este livro, você vai aprender como incorporar o planejamento à rotina de sua pequena empresa e, assim, antecipar mudanças no mercado. A publicação é da Elsevier Editora.

4) Inteligência Emocional

Antes considerada uma carta fora do baralho no universo dos negócios, a inteligência emocional tem ganhado mais visibilidade recentemente. Em “Inteligência Emocional”, David Goleman explica como é fundamental para a carreira ter autocontrole, persistência e motivação. Segundo o autor, a ausência dessas características em um empreendedor pode acarretar na destruição de uma carreira promissora. O livro é uma publicação da Editora Objetiva.

5) O Mito do Empreendedor

Como nem tudo no mundo dos negócios são flores, também é preciso combater alguns mitos do empreendedorismo. Não é todo bom funcionário que vai conseguir sucesso ao montar o seu próprio negócio, explica Michael E. Gerber em “O Mito do Empreendedor”, da editora Fundamento. Neste livro, você vai aprender que não é apenas o espírito empreendedor que leva ao sucesso, é imprescindível ser um bom gerente e ter visão de futuro para inovar no nicho escolhido para a sua pequena empresa.

6) O Livro Negro do Empreendedor

Por fim, é bom conhecer os erros comuns para poder evitá-los. Em “O Livro Negro do Empreendedor”, Fernando Trias de Bes traz fracassos, decisões equivocadas e as principais causas por trás de cada uma delas na busca pelo sucesso financeiro. Nesta publicação, você vai conhecer equívocos cometidos por grandes empresários e, assim, vai sentir tranquilidade ao descobrir que muitos dos erros não se relacionam à incapacidade técnica. Aprenda com os passos em falso cometidos por outros nesta publicação da editora Best Seller.

A experiência ganha ainda mais força quando se observa o que já fizeram antes de nós. Investir um pouco de tempo em leitura de qualidade, como os livros de gestão que apresentamos aqui, pode trazer resultados satisfatórios para a administração de sua pequena empresa sem a necessidade de se contratar know-how especializado.

Aprender nunca é demais. Por isso, acompanhe as publicações em nosso blog e não deixe de receber as melhores notícias sobre empreendedorismo e economia!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também