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6 tecnologias para receber pagamentos no seu negócio

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 8min leitura

12 de abril de 2022

6 tecnologias para receber pagamentos no seu negócio

Geralmente geridos completamente por uma única pessoa, os pequenos negócios, por vezes, encontram dificuldades em lidar com todas as áreas importantes para manter-se em dia.

Sem sombra de dúvidas, um dos aspectos primordiais de qualquer empreendimento são os números: as contas a pagar e, principalmente, as contas a receber. Essas são as áreas que, você já sabe, mais tiram o sono dos pequenos empresários.

E foi pensando justamente em facilitar essa gestão de recebimentos, que a gente separou seis novidades com o melhor da tecnologia para que você consiga diminuir a inadimplência no seu negócio, cobrando mais e de maneira facilitada.

1. Emissão de boletos e carnês online

Não depender dos bancos e das suas altas taxas pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para aumentar as margens de lucro. Gerar boletos e carnês para pagamento de prestações online pode ajudar nessa questão.

Com plataformas especializadas no gerenciamento de recebimentos e cobranças isso é totalmente possível. Há inúmeras facilidades para começar agora mesmo a emitir boletos e carnês online, veja:

taxa de emissão de boletos muito mais baixa;

taxa cobrada apenas após o seu cliente pagar o boleto;

sem cobrança de taxas e tarifas para atualização e segunda via; e

envio de lembretes automáticos para aumentar as chances de pagamento.

E tem muito mais vantagens, a depender do sistema escolhido.

2. API de pagamento

Uma das melhores soluções para melhorar e otimizar sua rotina de recebimentos é a API de integração para pagamentos.

API é uma sigla em inglês que significa Interface de Programação de Aplicativos. Você não precisa saber nada de termos técnicos, é verdade. Mas precisa saber que essa tecnologia permite que você integre, ou seja, faça uma união entre o sistema que você já usa para vender seu produto ou serviço com uma plataforma completa de gestão de pagamentos.

Ao fazer a integração do seu sistema (ERP) com uma API de pagamento, você consegue gerir todas as suas vendas e seus recebimentos, emitir boletos, melhorar a gestão de recebimentos, desenvolver uma régua de cobrança muito mais eficaz e adicionar novos métodos de pagamento sempre que quiser, por exemplo.

Isso tudo facilita para gerir com eficiência seu fluxo de caixa, mantendo a saúde do seu negócio e o pagamento de seus clientes sempre em dia.

3. Cobrança recorrente no cartão de crédito

Cobrar através de recorrência pelo cartão de crédito do cliente é o sonho de muito pequeno empreendedor. E esse sonho é completamente realizável, mesmo se esse empresário não possuir conta em nenhum banco.

Essa solução permite, dentre outras facilidades, a cobrança recorrente automatizada, a emissão de nota fiscal automática e o controle de pagamentos recebidos, tudo de um só lugar.

Além disso, também é possível elaborar um cronograma de lembretes que são enviados automaticamente para os clientes, avisando sobre datas de vencimento que vem se aproximando ou mesmo débitos já vencidos. Tudo isso para que você consiga garantir uma maior taxa de recebimentos.

4. Cobrança automatizada de mensalidades

Se o seu produto é vendido através da cobrança de mensalidade, é ideal contar com um sistema que permita incluir todas as cobranças, de uma única vez e, ainda por cima, garantindo um controle rigoroso desses recebimentos.

Isso já é possível com sistemas que surgiram para otimizar o tempo do empresário e, mais do que isso, garantindo o recebimento das vendas efetuadas. Afinal de contas, administrar uma carteira de clientes mensalmente e manualmente, tendo que lembrar de cobrança por cobrança, mês após mês, pode trazer consequências negativas para o seu bolso.

Se você é um profissional liberal empreendedor que vende serviços mensais, como é o caso de personal trainers com academias, contador, publicitário com agências de publicidade ou professor em escolas de idiomas, por exemplo, facilitar a cobrança da mensalidade é fundamental.

Ao utilizar um sistema de controle de mensalidades, você apenas precisa determinar 

quantas mensalidades, valores e outros dados do cliente e da venda numa única oportunidade. Depois disso, a plataforma praticamente trabalha sozinha: ele envia lembretes e gera relatórios seguros e confiáveis.

5. Sistema de gestão financeira

Um sistema completo deveria estar inserido em qualquer negócio, independentemente de outras tecnologias e soluções utilizadas. Afinal de contas, somente o que pode ser medido é que pode ser melhorado.

E se você não tiver uma plataforma de gestão financeira, como vai saber como anda o seu negócio? Será que precisa aumentar as vendas? Que é possível dar algum desconto? Aumentar ou diminuir suas margens?

Com um sistema de gestão financeira eficiente, tudo que você precisa fazer é se preocupar em conquistar mais clientes, pois todo o resto é feito pelo próprio software: da emissão de notas fiscais ilimitadas até a análise de produtos e planos que podem sair do seu portfólio porque geram poucas vendas. 

6. Link de pagamento

Esse item veio parar no último da nossa lista, mas não é menos importante. Esqueça ter que parar sua rotina para criar um ou mais boletos e enviar para o seu cliente pagar pelo produto ou serviço que comprou de você. O link de pagamento está em primeiro lugar na nossa seleção não à toa!

De maneira muito rápida, você informa os dados do cliente e do cartão de crédito ou débito na plataforma escolhida e pronto: basta com que seu cliente acesse o link gerado para que o pagamento também ocorra dentro de instantes.

Aliás, você pode enviá-lo por qualquer canal de comunicação: SMS, WhatsApp ou e-mail, por exemplo. 

Em outras palavras, na prática isso propicia vendas rápidas e você não corre mais o risco de que seu cliente desista da compra, naquele tradicional caminho de entrar no seu site, escolher, acessar o carrinho, preencher cadastro e outras burocracias que levam tempo.

O link de pagamento é uma das ferramentas mais usadas hoje, justamente porque favorece as vendas por mídias sociais, como o Instagram, o que ajuda você a melhorar a gestão financeira, mantendo o faturamento sempre crescente.

Você só consegue entender e trabalhar com segurança ao olhar para seus números e a organização deles é fundamental para esse processo. Esses são apenas alguns dos motivos para usar a tecnologia a favor do seu negócio.

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Seu negócio pode até ser pequeno, mas precisa ser profissional. Só assim ele tem chances de crescer de verdade e sair do pequeno porte. Use as novidades e tendências do mercado a seu favor e conquiste mais espaço no mercado.

Nem todas as soluções e tecnologias servem para todo mundo, mas, se você já identificou sua maior necessidade, pode começar agora mesmo a resolver esse problema.

Artigo escrito e produzido por Cobre Fácil

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