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Dicas e ideias de promoção para fazer na loja virtual para a Black Friday

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 14min leitura

18 de novembro de 2022

Dicas e ideias de promoção para fazer na loja virtual para a Black Friday

Vem aí a Black Friday, um dos períodos mais aguardados pelos lojistas e empreendedores de modo geral. É o momento de criar ideias de promoção e colocar as estratégias de vendas para funcionar durante todo o mês de novembro. 

Uma pesquisa realizada pela Conversion, agência digital especializada em SEO, apurou que cerca de 62% pretendem comprar online em 2021. Isso quer dizer que, mesmo diante dos impactos causados pela pandemia, a expectativa é boa.

Com o mercado online aquecido, tem sempre alguém precisando de produtos e serviços diversos. Essa pode ser a oportunidade que você precisa para colocar seu negócio de vez na internet, marcar presença e se destacar para aumentar o faturamento.

Vale ressaltar que o comércio virtual é interessante para qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho. Os consumidores estão preferindo comprar à distância, devido às facilidades, como receber o produto em casa e pagar mais barato, mesmo com o valor do frete.

Para ajudar na sua estratégia, o Terra Empresas preparou algumas sugestões para que você tenha um melhor desempenho na Black Friday. Então, veja o que você vai encontrar neste artigo:

  • Como fazer uma promoção para atrair clientes?
  • Que tipo de promoção fazer?
  • Exemplos de ideias de promoção
  • O que escrever para divulgar uma promoção?
  • Como divulgar uma promoção no Instagram, Facebook e WhatsApp?
  • Vale a pena ter uma Loja Virtual?
Pessoa segurando uma tablet onde se vê escrito Black Friday.

Como fazer uma promoção para atrair clientes?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, e no Brasil é uma forma de abrir oficialmente a temporada das compras natalinas. No entanto, os lojistas aproveitam a oportunidade para criar promoções dos mais variados produtos e impulsionar as vendas. 

Se por um lado a economia é aquecida, por outro, clientes e negócios se beneficiam de preços mais em conta e alta no volume de vendas, respectivamente. Mas, para isso acontecer, é preciso atrair a clientela, o que é um desafio, considerando as ações da concorrência.

Para sobressair, você precisa pensar nas necessidades do seu público e em estratégias que vão além dos tradicionais descontos da Black Friday. Uma boa dica é pesquisar os produtos que estão em alta, ou seja, aqueles que as pessoas mais buscam nesse período. 

Uma análise bem-feita pode ajudar no seu planejamento e fazer com que o desempenho do seu negócio possa ter um ganho significativo nessa data. 

Também dá para apostar em itens que sejam relacionados aos mais procurados. Até porque  quem está disposto a comprar um determinado produto, normalmente leva em conta as ofertas de outros que tenham ligação com a sua escolha. 

Além disso, é importante aparecer no Google, pois a pesquisa no buscador pode levar o cliente direto para o seu site ou loja virtual. 

Isso significa que o planejamento e a preparação são a alma do negócio, pois não adianta esperar melhores vendas se você não estiver preparado. Tudo precisa estar funcionando bem, para que não haja frustração para o consumidor. 

Por isso, antes de colocar qualquer ação em prática, vale revisar e ampliar o estoque, além de preparar bem a logística: ponto fundamental para gerar satisfação e converter o seu cliente para novos negócios.

Homem mexendo no computador com várias ilustrações de promoções para a Black Friday

Que tipo de promoção fazer?

A principal característica da Black Friday é vender produtos de qualidade por um preço mais acessível, menor do que o que é praticado nos outros meses do ano. 

No entanto, para ganhar a preferência dos clientes, a promoção deve valer a pena, ou seja, ser vantajosa para quem compra, sem gerar prejuízo para quem vende. 

Exemplos de ideias de promoção

Pagar mais barato já é esperado para a campanha, logo, pode não ser um motivo forte o suficiente para que o cliente decida comprar na sua loja. É preciso ir além e fazer algo que realmente salte aos olhos e ofereça um custo-benefício verdadeiro. A seguir, veja alguns exemplos:

Desconto pra valer

Com o passar dos anos, os clientes ficaram mais conscientes e têm o hábito de acompanhar os preços dos produtos por um bom tempo antes da Black Friday. A missão é facilitada pelos buscadores que comparam e mostram as melhores ofertas. 

Portanto, se o desconto não for bom e competitivo, as chances de vendas vão diminuir bastante e você pode deixar a data passar com um resultado bem abaixo do esperado, o que pode acabar gerando prejuízo em vez de lucro.

Como o preço exerce grande influência na decisão de compra, talvez uma boa estratégia seja diminuir a margem de lucro durante a Black Friday focando na preferência e fidelização, mas, atenção, não tente enganar o cliente e conceda descontos que façam sentido também para o seu negócio.

Frete gratuito

Uma das vantagens que os clientes mais procuram é a possibilidade de comprar produtos aproveitando a Black Friday, sem taxa de entrega. Quando a loja se propõe a arcar com esse custo, muitos costumam colocar mais produtos no carrinho, aumentando o consumo. 

Entretanto, você precisa analisar se consegue reduzir seu preço de vendas, absorver o valor do frete e ainda ter uma margem razoável de lucro. 

Caso contrário, estude uma forma de beneficiar quem comprar mais de um produto na sua loja ou acima de um determinado valor com o direito à gratuidade da entrega. 

Clube de fidelidade

A Black Friday pode ser um bom momento para lançar o seu clube de fidelidade e manter o relacionamento com os clientes. Aproveite a compra para estimular o cadastro, mostrando as vantagens de fazer parte do programa como:

  • Descontos exclusivos;
  • Informação sobre lançamento em primeira mão;
  • Frete grátis;
  • Prioridade na compra de edições limitadas.
Computador com o escrito ads ilustrado e um alvo. Representa as promoções para Black Friday

Anúncio online

Outra dica é fazer uma boa campanha de divulgação dos seus produtos ou serviços com antecedência. A Black Friday de 2021 será no dia 26 de novembro. Até lá, você pode implementar diversas ações e divulgar no seu site e nas redes sociais aquilo que você acredita que possa ser o carro chefe de vendas. 

Isso vai aumentar as chances de que o cliente recorde o seu produto na hora de realizar a compra. Não deixe de conectar o que você vende em sua loja com as necessidades do seu público. 

O que escrever para divulgar uma promoção?

Além do conteúdo com informações importantes e educativas sobre o que você vende, publicar boas imagens do produto ou serviço, especialmente em vídeo, podem ajudar no processo de divulgação das promoções de Black Friday.

Para reforçar a sua presença digital, também é preciso uma boa campanha nas redes sociais e não apenas postar casualmente. 

É preciso uma estratégia de convencimento com um passo a passo que leve o cliente à decisão final — as redes sociais devem estar preparadas com conteúdo exclusivo e de qualidade para chamar a atenção dos consumidores.

Embora estejam preparadas para ajudar nas vendas de todos os tipos de negócio, cada rede social tem uma característica e um propósito diferente. É importante criar ideias de promoção para cada uma delas, de acordo com as regras, perfil de visitante e potencial de engajamento. 

Mulher mexendo no celular com símbolos de rede social ao redor. Representa as ações de Black Friday

Como divulgar uma promoção no Instagram?

Segundo dados, o Instagram é a quarta rede mais utilizada no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários. De acordo com a própria rede, 90% dos usuários dizem seguir ao menos uma loja, portanto, é preciso ser criativo para se destacar na Black Friday.

O primeiro passo é segmentar seu público, ou seja, se conectar com o perfil de cliente ideal que pode comprar seus produtos. De nada adianta ter uma ideia de promoção, fazer um anúncio perfeito, com imagens atrativas, se os seguidores não tiverem a necessidade ou desejo de comparar o que você vende.

Para divulgar a promoção, invista na qualidade das imagens, vincule hashtags de conexão sem exageros (#blackfriday), use a estratégia da urgência e escassez (o anúncio pode conter “só hoje” ou “últimas unidades”) e não se esqueça de fazer uma chamada no final que leve o cliente a tomar uma decisão, como: 

  • Reserve agora;
  • Fale conosco;
  • Aproveite;
  • Compre já. 

Como divulgar uma promoção no Facebook?

Rede número um no Brasil e no mundo, o Facebook dispensa apresentações e desde que abriu espaço para as lojas virtuais, cada vez mais é procurada para negócios. Por lá, você pode criar uma fan page, que é o espaço para anunciar seus produtos e serviços.

De forma criativa, é possível divulgar uma promoção de Black Friday, publicando fotos de produtos com descontos, frete off conforme as regras e se manter ativo para responder comentários e dúvidas que surgirem. 

Aliás, esse é um ponto importante nas vendas online, pois a interatividade pode gerar confiança e favorecer a decisão de compra.

Como divulgar uma promoção no WhastApp?

Em terceiro lugar na preferência dos usuários, o app de mensagens instantâneas já soma mais de 120 milhões de brasileiros conectados. Antes usado para a troca de conversas entre pessoas, agora é também uma poderosa ferramenta de vendas.

No entanto, ele pode funcionar mais como um canal de divulgação das campanhas e direcionar para as outras duas redes, por meio de links. 

O WhatsApp é um recurso excelente para as estratégias de marketing digital ao criar mensagens curtas, mas eficientes, convidando o usuário a conhecer as ofertas da Black Friday.

No entanto, vale lembrar que você só pode entrar em contato com quem está na sua gestão de relacionamento com cliente e que te deu permissão para receber qualquer tipo de contato, pesquisa ou promoções.

Celular em cima da mesa com o escrito online shopping. Representa as promoções de Black Friday

Vale a pena ter uma Loja Virtual?

A loja virtual funciona como uma vitrine de produtos na internet e, considerando o crescimento das vendas online, quem ficar de fora perderá vantagem competitiva. Com uma loja, você pode divulgar todos os seus produtos não só na Black Friday, mas o ano todo.

É o espaço ideal na web para ganhar visibilidade e atrair mais clientes, oferecendo vantagens de compra e custo-benefício interessantes. A loja virtual profissionaliza o negócio e cria uma identidade visual para a sua marca.

Se você deseja ter uma loja online, mas não sabe ainda por onde começar, o Terra Empresas pode ajudar. Em nossa página, temos um serviço exclusivo de criação passo a passo da Loja Virtual que você mesmo pode fazer. Ou ainda contar com a nossa equipe especializada para entregar a Loja Pronta.

São muitas as vantagens, como ter um domínio próprio, caixas de e-mail personalizadas, versão para dispositivos móveis, sistema de segurança exclusivo com vendas 100% monitoradas e conexão direta do seu site com o aplicativo WhatsApp.

Conclusão

Como você viu, o mercado online está aquecido, e os clientes estão na expectativa de fazer boas compras durante a Black Friday. Por isso, não perca tempo, crie logo a sua loja virtual, aproveite as facilidades de uso das redes sociais e coloque em prática suas ideias de promoção.

Não se preocupe se você ainda não possui a experiência, vivência e faturamento das médias e grandes empresas. Até porque há espaço para todos. Tudo que você tem a fazer é planejar bem suas estratégias e mostrar para seus clientes o que eles têm a ganhar comprando na sua loja.

Com um trabalho sério, ferramentas certas, muita criatividade e o suporte de especialistas, você pode ir muito mais longe do que imagina. 

Então, boas vendas!

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