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Como fazer um site de sucesso? Veja o que fazer para se destacar

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 15min leitura

18 de novembro de 2022

Como fazer um site de sucesso? Veja o que fazer para se destacar

Se antigamente um cartão de visitas com design arrojado e criativo servia para chamar a atenção para a sua empresa, hoje, não é possível imaginar um negócio que tenha ambição de crescimento sem um site bem produzido para atender os seus clientes. Mas, como fazer um site de sucesso?

Na hora de criar um site para o negócio, não basta somente que ele seja bonito. Assim, é preciso ter um conteúdo atraente, tanto para quem chega pela primeira vez quanto para os clientes mais fiéis, que buscam a página atrás de algum tipo específico de informação.

Antes de ir ao ar, é preciso planejar os objetivos da página, que ao fim das contas sempre vai ter como meta trazer mais gente para o seu negócio. Por isso, o site deve ser completo, com informações atualizadas, tanto sobre o negócio como sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Nesse sentido, uma dica importante é que a página não seja congelada. Os conteúdos devem ser atualizados continuamente, o que vai fazer com que as pessoas voltem para acompanhar as novidades.

Sabemos que há desafios para criar um site de sucesso e, por isso, preparamos este artigo  para ajudar você. 

Vamos dar dicas essenciais e apresentar a você uma de nossas soluções preferidas para pequenos e médios empreendedores. Ao longo deste post, você aprenderá:

  • O que é um site de sucesso?
  • Como fazer um site de sucesso?
  • Como a Terra Empresas pode ajudar?
Pessoa pesquisando sobre comida em um site de sucesso

O que é um site de sucesso?

Não existe uma fórmula mágica para definir um site de sucesso. Na prática, é aquele que atende, pelo menos, a critérios para o posicionamento digital da sua marca e para suas vendas, como:

  • Garantir qualidade na experiência do usuário;
  • Oferecer facilidade na gestão da loja e do conteúdo;
  • Estar em conformidade com as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Motores de Busca).

Além disso, a página deve corresponder às expectativas do seu negócio. Dessa forma, esses critérios podem variar de acordo com o nicho de mercado e porte da empresa, bem como o planejamento estratégico. Assim, podemos resumir esses pontos considerando o alcance dos seguintes aspectos:

  • Bom ranqueamento em motores de buscas, como o Google;
  • Conversão de vendas conforme as metas do seu negócio;
  • “Elasticidade” do site para atender o crescimento das suas vendas.

Considerando todos esses pontos citados, fica mais fácil definir o que o seu negócio identifica como um site de sucesso. É importante ter atenção a esses aspectos, porque você precisa diferenciar o seu comércio eletrônico dos demais. 

Afinal, os pequenos negócios correspondem a 52% do e-commerce nacional, segundo estudo realizado pela Paypal e pela BigDataCorp, em 2021.

Homem feliz mexendo no celular enquanto pesquisa sobre sites de sucesso

Como fazer um site de sucesso?

Para responder a essa pergunta, identificamos quais são os pontos essenciais para se atenção. Essa escolha partiu da nossa experiência em posicionamento digital próprio e também nos diversos atendimentos que realizamos para pequenos e médios empreendedores. 

Antes de conhecer quais são esses pontos, é interessante que você tenha a clareza de que é preciso enxergar o seu comércio, de fato, como um negócio. Além disso, perceba que o ambiente digital é uma boa oportunidade para aumentar as vendas, inclusive daqueles que já têm uma loja física.

Assim, escolhendo adequadamente o seu construtor de sites, que já é o começo para quem quer ter posicionamento digital gastando muito pouco, e tendo objetivos claros, é mais fácil fazer um site de sucesso. 

Somente no primeiro semestre de 2021, o comércio eletrônico faturou um total de R$ 53,4 bilhões de reais, de acordo com a pesquisa Webshoopers. Com esse valor, dá para ver o quanto esse espaço tem potencial de retorno financeiro, não é verdade? A seguir, conheça 7 dicas essenciais de como ter um site de sucesso:

1) Planejamento

É o primeiro passo para que qualquer projeto seja bem-sucedido. Quando falamos da gestão de negócios, um bom planejamento é crucial para que você não tenha perdas financeiras ao longo do processo. 

Dessa maneira, é possível criar a rota do seu negócio, definindo as prioridades e as alternativas viáveis, caso o plano principal sofra algum impedimento.

De acordo com o estudo Sobrevivência de Empresas 2020, os pequenos negócios lideram quando o assunto é taxa de mortalidade. 

A falta de planejamento da operação é um dos principais fatores para esse dado. Assim, é fundamental separar um tempo para planejar as diretrizes do negócio. Inclusive, o planejamento se torna uma rotina.

Ao criar um site para seu negócio, é preciso definir bem quais são os objetivos da página. Ela pode se aproveitar de oportunidades de mercado, mas deve ter metas a serem alcançadas no decorrer do tempo. Consolidar a presença digital da sua empresa online deve estar sempre no radar.

2) Conteúdo

Na hora de criar um site para seu negócio, é preciso considerar a possibilidade de manter um blog com atualização recorrente. 

A ideia é que o seu comércio possa se tornar uma autoridade no assunto e uma referência sobre o tema relacionado ao negócio. 

Para que tudo funcione bem, é importante que o conteúdo seja exclusivo e de qualidade, o que vai ajudar no bom ranqueamento da página nos sites de busca.

Além disso, é interessante que esses conteúdos sejam casados com as necessidades dos usuários, bem como integrados aos seus produtos. 

Dessa maneira, você mostra para a sua audiência que entende sobre o assunto e, por isso, os usuários devem comprar o que o seu negócio oferta.

Ter atenção às tendências e monitorar o comportamento dos usuários do seu site são boas práticas de marketing digital que valem a pena adotar no dia a dia.

Duas pessoas discutindo sobre quais as características de um site de sucesso

3) Comunicação

Quando uma pessoa procura uma empresa, é importante que ela encontre um espaço para tirar dúvidas ou fazer uma consulta. Por isso, é imprescindível que um chat seja disponibilizado, ou mesmo um canal por meio do WhatsApp, por exemplo. 

Para se ter ideia, em decorrência da pandemia, o crescimento das vendas realizadas via WhatsApp foi de mais de 100%, conforme o portal Terra.

Além deste canal, o Telegram é outro que merece destaque: sua versatilidade, praticidade e facilidade em automatizar comunicações são funcionalidades que devem cair no gosto de pequenos e médios empreendedores.

No entanto, mais do que usar os canais de comunicação adequados, é preciso garantir atendimento de alta performance ao cliente. Isso só pode ser feito com o investimento em treinamentos e praticando diariamente a empatia. 

Caso você esteja à frente desse processo, aprimore sua inteligência emocional com cursos e leituras sobre o assunto. Com certeza, isso vai ajudar a destacar seu negócio da concorrência.

4) Design

O design deve ser atraente, e o site responsivo, ou seja, precisa funcionar bem tanto no desktop como nos celulares e tablets. Também é necessário que o site seja veloz. Você já teve a experiência de navegar em um site lento? Então, não é nada legal, não é verdade?

Isso pode fazer com que o usuário desista de navegar no seu site. Assim, é natural que ele visite uma loja concorrente que ofereça uma experiência de navegação otimizada. 

Então, para evitar isso, é fundamental ter acesso às ferramentas ideais para montar a página do seu negócio, como um Construtor de Sites de fácil gestão.

Além disso, o design responsivo não pode faltar no seu site. Mas, o que isso significa? Responsividade de um site significa o quanto ele está pronto para funcionar em qualquer equipamento. 

Nesse sentido, damos destaque para os smartphones e tablets. De acordo com a pesquisa Panorama da Experiência do Consumidor, de 2021, mais de 70% dos entrevistados apontaram que usam esses dispositivos móveis para realizar compras pela internet.

Pessoa escrevendo em uma folha todos os elementos essenciais para um site de sucesso. No centro, está SEO

5) Otimização de buscas

Para atrair mais clientes ao seu negócio online, é imprescindível garantir que o seu site apareça nas primeiras páginas dos motores de busca. 

O primeiro passo para aparecer no topo das buscas é cadastrar seu site no Google, ou seja, mostrar para o buscador que você existe. 

O negócio tem um sistema próprio que faz a verificação dos novos sites e analisa com critérios próprios se vai fazer a indexação do endereço. 

É um processo que pode ser demorado, justamente pela quantidade de endereços que são criados diariamente. É importante disponibilizar orçamento para anúncios em que o site da sua empresa aparecerá em destaque nas buscas.

Além disso, o Google também tem um programa interessante, principalmente para quem é pequeno e médio empreendedor. 

O Google Meu Negócio é uma solução gratuita, que ajuda a dar mais visibilidade para o seu negócio. Isso é muito interessante especialmente quando pensamos naqueles que têm também um empreendimento físico.

6) Integração

Ter uma ferramenta que permite a integração com outros recursos é essencial para facilitar a gestão, reduzir custos e promover a escalabilidade do seu negócio. 

Quando pensamos em marketing digital e comércio eletrônico, é fundamental que o seu site tenha integração com as redes sociais, meios de pagamentos, além de serviços de transporte e logística.

É importante pensar na jornada de compra do seu cliente. Afinal, uma ferramenta que tem somente um tipo de integração tende a se tornar ineficaz na medida em que os processos do seu negócio amadurecem. 

Assim, sendo uma pessoa empreendedora que quer saber como fazer um site de sucesso, com certeza, você também quer ter uma gestão estratégica e sustentável, não é verdade?

Então, garantir a contratação de uma ferramenta que permita isso é interessante. Um ponto que vale também é o seguinte: às vezes o seu negócio ainda é bem pequeno, e somente um Construtor de Sites atende bem às suas necessidades. 

Inclusive, essa é uma solução interessante para quem está começando a ir para o digital, ou seja, que já tem um negócio físico.

No entanto, antes de contratar o serviço, veja se o fornecedor oferece opções de upgrades ou outros serviços que garantem essas funcionalidades complementares. Pensar dessa maneira faz parte da sua gestão de fornecedores, considerando o crescimento do seu negócio.

Três pessoas concentradas em frente ao computador analisando o que é preciso para um site de sucesso

7) Construtor de Sites

É importante ter um site associado ao seu negócio. Por meio dele, você poderá aumentar as vendas do seu negócio e conquistar a confiança do seu público. 

O site tem de funcionar como um vendedor: passar todas as informações necessárias para que o cliente se sinta confiante para realizar a compra.

Como você pode perceber, criar um site para seu negócio não é apenas colocar uma página no ar. 

É preciso que toda a estratégia esteja integrada, para que os resultados apareçam de maneira satisfatória. 

Por isso, ter frentes integradas com o site profissional, o seu comércio eletrônico e estar nas redes sociais são decisões que não podem faltar no seu plano de posicionamento digital.

É interessante pensar em um Construtor de Sites, porque, afinal, mais de 80% das pequenas e médias empresas devem continuar vendendo no ambiente online em 2022, segundo levantamento feito pela Serasa.

Como a Terra Empresas pode ajudar?

O portal Terra é uma das principais referências em posicionamento digital, e resolvemos levar a nossa expertise para ajudar pequenos e médios empreendedores que querem aproveitar o ambiente online para vender mais e melhor. 

Por meio da Terra Empresas, os PMEs podem ter acesso a uma gama de soluções desenvolvidas especialmente para os desafios da gestão desses modelos de negócios. 

Assim, para saber tudo sobre como fazer um site de sucesso, é fundamental que você conheça o nosso Construtor de Sites.

A nossa ferramenta é uma das mais completas do mercado e com melhor relação de custo-benefício. Além disso, o nosso Construtor de Sites também conta com:

  • E-mail profissional;
  • Anúncios;
  • Domínio grátis;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Suporte 24/7;
  • Integração com o WhatsApp;
  • Otimização para o Google;
  • Site responsivo.

Achou interessante, não é verdade? Nossa solução foi pensada exatamente em você, pequeno e médio empreendedor. Além disso, ela é submetida à melhoria contínua, para garantir para o seu negócio e seus clientes a melhor experiência possível na navegação.

Então, agora que você sabe como fazer um site de sucesso e como o Terra Empresas pode ajudar o seu negócio, o que acha de conhecer mais detalhes do nosso Construtor de Sites? Acesse agora mesmo a nossa página e fique por dentro dessa supersolução.

Até breve!

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