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Como atrair clientes: 7 passos para fazer e-mail marketing

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

01 de junho de 2022

Como atrair clientes: 7 passos para fazer e-mail marketing

A pergunta que nunca sai da mente do empreendedor é: como atrair clientes? Na era digital, abrir mão do poder da internet pode ser determinante para o futuro dos seus negócios. Afinal, é difícil conhecer alguém que nunca tenha usado um A resposta para a sua necessidade de conquistar clientes e aumentar as vendas pode ser o e-mail marketing!

Mas o que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias utilizadas no marketing digital. Mensagens são enviadas aos clientes cadastrados por sua loja ou empresa com o objetivo de criar e manter relacionamento via e-mail com conteúdo e promoções realmente relevantes.

Assim, cria-se e-mails com conteúdo segmentado – tendo em mente preferências de pagamento, produtos favoritos e época do ano em que mais se compra – e pensado especialmente para as pessoas que vão recebe-lo. Diferentemente dos spams que lotam a caixa de entrada do seu e-mail, campanhas como estas podem ser canceladas a qualquer momento.

Computador em cima do computador com uma folha escrito e-mail marketing

Utilizar e-mails para se comunicar com seus clientes é uma alternativa para fugir da disputa por cliques das redes sociais. A mensagem direcionada funciona melhor do que uma publicação no feed! (Foto: Unsplash)

Por que atrair clientes por e-mail?

Se você já conheceu o poder das redes sociais para conquistar clientes, a pergunta em sua mente agora deve ser: qual a utilidade do e-mail se eu posso falar com meus clientes diretamente nas redes sociais? Pois bem, o e-mail foi incorporado à rotina das pessoas, tornou-se uma ferramenta de uso pessoal e profissional e, eventualmente, pode ser até mais usado que as redes sociais.

Além disso, o contato por meio do e-mail acontece em um ambiente mais formal e menos disputado que as redes sociais. Assim, leitor que não necessariamente se sente obrigado a visualizar todas as publicações na rede social poderá dar atenção especial ao seu e-mail feito só para ele.  

Pessoa mexendo no celular com vários aplicativos na tela. Representa os passos do e-mail marketing

Os e-mails são o principal meio de comunicação formal há décadas e nem o Facebook teve força para desbanca-la. Fuja da competição das redes sociais com mensagens direcionadas! (Foto: Unsplash)

Números para te convencer que esta é uma boa estratégia

Agora você já sabe o que é e-mail marketing e já compreendeu a relevância de se relacionar com o cliente nesta rede social. Entretanto, ainda é possível que seja difícil visualizar tudo isso em números que te convençam definitivamente que chegou a hora de fazer campanhas via e-mail. Então, aqui vão eles:

  • Segundo o IBGE, 94,2% dos brasileiros que acessam a internet a usam para trocar mensagens com texto ou imagem;
  • 69,3% dos brasileiros que usam a internet o fazem com o intuito de acessar e-mails;
  • 2,9 bilhões de pessoas terão e-mails até 2019;
  • 319 bilhões de mensagens serão enviadas diariamente até 2021;
  • Gasta-se até 4h por dia lendo e-mails pessoais ou do trabalho;
  • 58% das pessoas preferem receber informações sobre produtos ou serviços via e-mail.

Como atrair clientes com e-mail marketing em 7 passos

  • Construa uma lista de e-mails própria e não compre contatos;
  • Segmente a sua campanha a partir do objetivo: fidelização de clientes, lançamento de produtos ou serviços ou conhecer ainda mais o seu público-alvo;
  • Procure uma ferramenta de automação que facilite o seu trabalho;
  • Aposte no apelo da pessoalidade e fale diretamente com os clientes como se eles fossem conhecidos da loja;
  • Utilize títulos chamativos que vão fisgar o interesse do leitor;
  • Um e-mail com o design atrativo e intuitivo é fundamental para o sucesso da campanha;
  • Crie e-mails que possam ser lidos em telefones, computadores e tablets.

Pequenos passos como fazer marketing por e-mail podem ser decisivos para você mudar o rumo do seu negócio. Confira mais 6 etapas para elevar o nível de gestão em sua empresa: clique aqui.

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