Quanto você espera que a sua empresa cresça no próximo ano? Qual será o número de vendas ideal para que você precise contratar mais um funcionário? Haverá algum período do ano que a sua empresa precisará segurar as pontas? Se você não sabe como responder essas perguntas, está na hora de você criar um planejamento de vendas para seu negócio.
O planejamento de vendas tem como objetivo orientar os funcionários do seu negócio, servindo como guia durante todas as etapas do processo de vendas: desde a definição de metas até a postura da equipe no pós-vendas.
Para saber mais sobre essa metodologia, confira a seguir a importância de um bom planejamento de vendas e como elaborar o seu!
É provável que, em algum momento do seu negócio, você e seus funcionários tenham gasto energia e tempo em algum processo, cliente ou projeto que não rendeu tantos lucros quanto você esperava. É claro que essa ação te deu experiência para as próximas fases, para que o mesmo erro não se repita. Esse tipo de experiência é fundamental na hora de criar o seu planejamento de vendas.
Quando feito da maneira certa, o planejamento busca garantir eficiência para seus esforços de venda, dando foco e garantindo planejamento para alcançar seus objetivos idealizados.
O planejamento de vendas é uma ferramenta fundamental não só para a equipe de vendas, mas para toda a empresa. A seguir, listamos passos importantes na hora de levar em consideração o seu projeto:
Tudo pode ter começado com você e é provável que você tenha um bom conhecimento de como funcionam todas as etapas, no entanto, é o seu time que enfrenta todos os problemas no dia a dia. Por isso, é importante levar a ideia deles em consideração na hora de montar todo o planejamento. Além disso, sua equipe se sentirá – e realmente será – parte importante do projeto.
Um dos pontos mais importantes do planejamento de vendas são os objetivos e estratégias que serão usados ao longo do período designado. Trace objetivos (como aumentar 15% o número de clientes) e estratégias claras (a partir de 15 ações de marketing ao longo do ano).
Vale ressaltar que os objetivos e estratégias precisam ser alcançáveis e, ao mesmo tempo, desafiadores. Não adianta traçar objetivos impossíveis; sua equipe ficará desmotivada — afinal, ninguém gosta de não cumprir metas.
As metas SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant and Time-based — específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas no tempo) são ótimas para definir as metas. De acordo com esse método, uma meta deve ser:
Se esse for o seu primeiro planejamento, fique tranquilo: o primeiro sempre é mais difícil. No entanto, ele servirá de base para o próximo, que será feito no ano que vem.
Um ponto que muita gente acaba deixando de lado durante o planejamento, mas é superimportante: o mercado. O que seu concorrente está fazendo? Suas vendas crescem no período de Carnaval? Esses são exemplos de dois fatores que precisam ser levados em conta na hora do planejamento de vendas.
Com dúvidas sobre qual caminho seguir? Saiba mais sobre planejamento estratégico, e encontre alternativas para fazer o seu negócio crescer.
Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.
O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais