5 ações para melhorar o relacionamento com o cliente

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Manter um bom relacionamento com o cliente não é só bater aquele papo durante ou após uma venda. Relacionar-se com a clientela é ouvir o que clientes acham dos produtos e serviços, oferecer atendimento personalizado e acompanhar o pós-venda com o objetivo de fidelizar clientes. A estratégia ajuda a elaborar promoções eficientes e, claro, vai impactar positivamente em seus lucros.

 

1) Escute o que o cliente tem a dizer

Escutar o que o seu cliente tem a dizer é fundamental para um saudável relacionamento com o cliente. A resposta de um consumidor auxilia a identificar deficiências nos produtos ofertados ou soluções que os seus serviços não cobrem. Ou seja, entenda o ponto de vista do cliente. Encoraje-os a avaliar o seu serviço com caixinha de sugestões, setor de reclamações no site ou até uma aba com “Perguntas Frequentes” em sua página na internet.

Escutar o que o seu cliente tem a dizer pode ser decisivo na hora de concluir uma venda. Dedique atenção para entender o que é pedido e, quem sabe, consiga um cliente fiel!

 

2) Supere as expectativas

O relacionamento com o cliente deve superar aquilo que ele espera de você. A dúvida deve ser solucionada, o produto deve ser o melhor possível, é preciso que ele tenha diferentes formas para efetuar o pagamento, a entrega precisa ser ágil e a educação ao lidar com clientes deve ser regra absoluta.

Nunca se esqueça destes itens:

  • Mais do que simpático, seja empático; se coloque no lugar do cliente para entender o que ele precisa!
  • Responda rapidamente às dúvidas que chegam por telefone, e-mail e até redes sociais; não deixe clientes sem respostas!
  • Demonstre cuidado pelo problema indicado pelo cliente; construa uma relação baseada na confiança!

 

3) Comunique-se com clareza

É comum que o atendimento perca o rumo ao utilizar termos técnicos ou palavras que não fazem parte do universo do consumidor. Livre-se dos jargões e termos mais complexos na hora de negociar, falar sobre um produto ou descrever um serviço.

Isso facilita a comunicação, impede que sua fala não seja clara e, consequentemente, evita que alguma informação seja entendida de maneira diferente da pretendida. Garanta que você e seu cliente estejam falando a mesma linguagem e, dessa forma, evite transtornos no futuro.

 

4) Canais de atendimento

A tecnologia aproximou as pessoas a partir da internet e diversificou as maneiras de se conectar no século XXI. Atualmente, é possível atender a seus clientes pelo telefone e, simultaneamente, estar em contato com ele a partir de diferentes plataformas na internet: redes sociais, site, Whatsapp e até robôs que respondem automaticamente.

Atenda pelo telefone com cordialidade, educação e calma. Passe apenas informações claras e não deixe o cliente com qualquer suspeita de que você não saiba sobre o que está falando.

Caso o problema esteja em resolução, mas ainda sem resposta final, comunique a situação ao cliente via e-mail. Explique os prazos e se prontifique a assumir a responsabilidade em caso de problemas internos.

Vale a pena investir no Whatsapp como canal de atendimento ao cliente. O contato direto com a loja pelo serviço de mensagens aproxima cliente e vendedor no atendimento e diminui o tempo de resposta para as dúvidas.

A conclusão de uma venda pode ser apenas a primeira etapa do relacionamento com o cliente. Invista no pós-venda e mantenha o cliente sempre por perto! (Foto: Unsplash)

 

5) Tenha um bom pós-venda

Se você abandona um cliente depois de concluir uma venda, você está fazendo errado. Relacionamento com o cliente também é uma maneira de aumentar as vendas!

O primeiro passo é manter o contato. Isso é possível a partir de campanhas de e-mail marketing ou telefonemas avisando sobre promoções e relembrando da última compra feita na loja. Se possível, elabore pesquisas de satisfação sobre seus produtos e as envie pela internet com um cupom de desconto, por exemplo.

Com a manutenção da relação com o cliente, é possível também desenvolver programas de fidelidade para incentivá-los a seguir comprando. É possível elaborar um pequeno cartão que ganhe um selo a cada compra acima de X R$ e premie o consumidor com X% de desconto a partir do quinto selo, por exemplo.

 

Relacionamento com o cliente: agilidade, educação e fidelização

Atender bem um cliente é mais do que estampar um sorriso no rosto e seguir à risca ao ditado “o cliente sempre tem razão!”. Você precisa ouvir as reclamações dele, compreender o que ele espera do seu produto e entregar algo que surpreenda a expectativa dos consumidores.

A partir da comunicação clara e informações precisas em diferentes plataformas, você terá um bom pós-venda e atenderá o cliente mesmo depois de assinar bons contratos ou implementar boas soluções. A consequência também vai te surpreender: é possível aumentar vendas ao se relacionar com o cliente diariamente em sua loja física, na internet ou até em seu site.

 

Qual estratégia de relacionamento com o cliente deu certo para você? Compartilhe com o Terra Empresas abaixo!

 

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