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Relacionamento com o cliente: Confira as principais dicas para melhorar o seu!

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

28 de setembro de 2022

Relacionamento com o cliente: Confira as principais dicas para melhorar o seu!

O relacionamento com o cliente é um dos pilares mais importantes dentro de qualquer negócio. Acompanhe aqui formas de melhorar a relação com o seu público

Talvez um dos passos mais importantes para qualquer negócio seja manter um bom relacionamento com o cliente. Em todos os aspectos, esse é um termômetro que funciona para medir se sua marca está crescendo, se tem chances de crescer e até mesmo para se manter por dentro das tendências que seu público gosta de acompanhar.

E, para manter saudável o relacionamento da sua marca, produto ou serviço com o cliente, é necessário dar ouvidos às necessidades deles, estar aberto às críticas e buscar aprimorar cada vez mais a experiência que eles têm ao comprar na sua loja.

Quer entender ainda mais essa etapa essencial para manter seu empreendimento funcionando e crescendo cada vez mais? Basta continuar com a gente neste texto!

Três pessoas andando em fila em uma loja de plantas. Representa o relacionamento com o cliente

O que é o relacionamento com o cliente

É a forma com que o cliente consegue entrar em contato com sua marca. Responder às seguintes perguntas pode te ajudar a compreender sob o ponto de vista dele: 

  • Ele é bem recebido? 
  • Tem suas dúvidas esclarecidas? 
  • Tem um atendimento personalizado? 

Esse bom relacionamento precisa estar presente em todas as etapas para garantir a compra e cuidar da fidelização do cliente.

Esse processo deve ocorrer desde o momento em que o consumidor procura pela solução que você vende. Deixar claro qual é seu nicho de atuação e quais são seus produtos e serviços atrai o público certo para sua loja e não gera expectativas erradas em ninguém que chegou até você.

Como deve ser o relacionamento com o cliente

A boa relação e o bom contato podem ser feitos tanto pessoalmente quanto de forma virtual. É preciso ter um site amigável, de boa navegabilidade, um FAQ que realmente esclareça as dúvidas e também disponibilizar horários claros para atendimento do cliente.

Se o contato for, majoritariamente, online, como acontece hoje, um bom relacionamento pode se dar por canais nos quais o cliente não precise esperar muito para ser atendido. Por exemplo, telefone, e-mail ou mensagens diretas nas redes sociais. 

Mulher sorridente, conversando pelo telefone. Representa o relacionamento com o cliente

Quais são os tipos de relacionamento com o cliente?

Se você notar bem, verá que os relacionamentos que têm com os seus clientes são bem diferentes uns dos outros. Veja alguns tipos a seguir.

Básico

Aqui, talvez nem podemos chegar a dizer que um vínculo foi criado, pois o relacionamento está em um estágio muito inicial. Geralmente, são aqueles casos em que o único foco é bater a meta de vendas.

Não existe uma preocupação muito grande em conhecer e entender melhor o cliente para satisfazê-lo. O empenho é mais voltado para oferecer qualidade, a fim de fechar negócio.

Se o seu empreendimento fica parado nesse nível, provavelmente não vai conseguir criar uma relação de fidelidade e, consequentemente, aumentar as chances de crescer.

Responsável

Aqui, o relacionamento pode se tornar duradouro, caso você saiba adotar as estratégias certas. A questão é que, nesse estágio, as relações são agradáveis e o atendimento é bem atencioso. Contudo, ainda não existe um plano de ação mais direcionado para trabalhar os objetivos e as dores dos clientes. Se você consegue oferecer isso aliado a um bom atendimento, as chances de fidelizá-lo e cultivar o relacionamento são bem grandes.

Proativo

Esse já é um passo além nos estágios de relacionamento com os clientes. Aqui, você se preocupa em oferecer um bom atendimento, ouvindo e entendendo o que o consumidor precisa e adotando estratégias para que as soluções entregues sejam as melhores possíveis.

Nessa fase é que o vínculo começa a ser fortalecido, caminhando para a fidelização. A única coisa que falta para uma relação plena é tornar o atendimento ainda mais personalizado, de acordo com as particularidades de cada um.

Parceria

O cliente parceiro é aquele que gosta do seu negócio, seus produtos e serviços prestados. Sempre vai dar prioridade para a sua empresa e ainda faz questão de sair falando bem dela para outras pessoas. Em determinado ponto, podem até se tornar influência para um público em potencial.

Exemplos de clientes parceiros são aqueles que se sentem parte da empresa. Como os da Lola Cosmetics, Apple e Netflix. Pode-se notar que há um senso de comunidade entre as pessoas e essas marcas.

12 dicas de como manter um bom relacionamento

A seguir, vamos trazer algumas dicas de como criar e manter esse bom relacionamento com seu público. Continue lendo para saber como melhorar a relação da sua marca com o público!

Duas mulheres conversando em uma loja de roupa. Representa o relacionamento com o cliente

1. Mantenha uma comunicação clara

Esse passo é essencial porque evita frustrações, dúvidas e mal-entendidos entre as partes. Um cliente bem-informado sabe o que procurar, se sua marca é a ideal para resolver essa necessidade e como ele entra em contato com você.

Feita essa parte inicial, informações como preços, modelos, tamanhos e demais detalhes também precisam ser extremamente claros. Isso inclui acabar com o péssimo costume que algumas marcas têm de ocultar os preços. Ser franco e transparente, desde o começo, causa uma boa impressão.

2. Tenha canais de contato

Para manter uma boa comunicação, é necessário usar formas eficientes de contato. É essencial que a equipe consiga atender por e-mail ou mensagem, para que haja ao menos um método de contato online.

E esses canais precisam estar alinhados entre si, para que os clientes não encontrem informações distintas sobre os mesmos pontos e possam conseguir respostas com a equipe, caso ainda persista alguma dúvida.

3. Supere as expectativas dos clientes

Entregar valor é o que faz um negócio prosperar de fato. Isso porque é a boa entrega de valor que fideliza o público, mantendo-o comprando na sua marca e ainda sendo um divulgador orgânico dela, uma vez que irá indicar seu produto ou serviço.

A boa entrega de valor, uma experiência positiva do cliente, precisa ser um diferencial do seu negócio e, para isso, uma boa relação é essencial. Quanto mais personalizado é o tratamento da clientela, se eles saírem satisfeitos e conhecendo o domínio que aquela marca tem do problema que ele enfrenta, mais agradável será a relação construída com eles.

4. Entenda seu cliente

Independentemente da esfera da vida, entender o outro é a base para qualquer bom relacionamento. Com seu cliente, isso é ainda mais importante, já que é esse conhecimento que vai te ajudar a satisfazer as necessidades dele.

Procure saber quais são suas “dores”, o que ele mais precisa, quais são seus objetivos com determinado produto ou serviço, entre outras coisas. Dessa forma, você tem mais chances de oferecer uma solução completa e eficaz para o que ele busca.

Mulher mostrando produto para homem em loja de roupa. Representa o relacionamento com o cliente

5. Tenha empatia

Tente entender o que, de fato, o seu cliente busca. Ele pode perguntar se tem algum “tira-manchas”, por exemplo. Então, sabemos que ele quer fazer uma limpeza mais profunda em algum objeto ou lugar.

Porém, você pode tentar entender qual é a superfície e se ele já tentou outras soluções, por exemplo. Quando você tem empatia e tenta se colocar no lugar do outro, com certeza, vai ter mais cuidado na hora do atendimento, assim, poderá oferecer o produto mais adequado para o que ele precisa. 

6. Resolva problemas com rapidez

Cá para nós, quando somos os consumidores, uma das coisas que decepciona bastante em um atendimento é a demora, não acha? Pense que com os seus clientes também é assim.

Portanto, crie em maneiras de tornar seus processos mais rápidos, principalmente quando se trata de resolver algum problema que o seu freguês busca resolver.

7. Absorva os feedbacks

Nada de levar as opiniões para o lado pessoal, hein?! Algumas críticas podem ser usadas como um ponto de melhoria em seu negócio. 

Assim sendo, quando um cliente fizer qualquer tipo de reclamação ou sugestão, pense se faz sentido para a sua empresa e, caso positivo, encontre meios de colocar as melhorias em prática. 

8. Mantenha a sua equipe motivada

Se tem mais pessoas trabalhando no seu negócio, lembre-se de mantê-las sempre motivadas. Isso contribui bastante para melhorar o relacionamento com os clientes, já que os funcionários estarão mais felizes e dispostos. Seu público com certeza notará a diferença.

Grupo de pessoas reunidas, sentadas, felizes e aplaudindo. Representa o relacionamento com o cliente

9. Invista em ações de fidelização

Fidelizar clientes é excelente para manter o seu empreendimento forte e sustentável em longo prazo. Porém, para isso, é necessário ter um bom relacionamento com o seu público. Por outro lado, é essa relação que contribui para a fidelização. Consegue perceber a conexão entre as duas coisas?

Para colocar isso em prática, você pode adotar ações como:

  • Atendimento diferenciado;
  • Qualidade nos produtos e serviços;
  • Descontos em compras a partir de determinado valor;
  • Promoções como “preencha a cartela e ganhe x”.

10. Crie um processo de pós-venda

O pós-venda começa assim que o seu cliente deixa a loja. Você pode entrar em contato para saber se o produto funcionou, se ele conseguiu fazer a instalação e se deseja fornecer uma avaliação. Você também pode reforçar o processo com uma boa política de trocas, se for o caso.

11. Ofereça novas soluções

Seu cliente chegou para comprar uma tinta para pintar as paredes de casa? Pergunte, por exemplo, se ele já tem pincel e rolo, ofereça fita adesiva e lona e pergunte se ele também deseja levar uma lixa.

Além de aumentar as vendas, você também pode encantar e ganhar seu cliente pelo atendimento completo. Aumentando ainda mais as chances de criar ou melhorar o relacionamento com o seu negócio.

12. Tenha foco em longo prazo

Por fim, quando falamos de relacionamento com cliente, não podemos deixar de fora o pensamento de longo prazo. Afinal, você não quer vender apenas uma vez, não é mesmo?

Logo, encare essa relação como algo que você quer manter no futuro. Para isso, já sabe que precisará continuar cativando os seus clientes e colocando em prática as dicas que citamos aqui.

Duas mulheres trocando um aperto de mão. Representa o relacionamento com o cliente

Gostou deste conteúdo? Agora, você já pode adotar algumas estratégias para criar e melhorar o relacionamento com o seu cliente, não acha? Aproveite e volte aqui para nos contar sobre o resultado das mudanças.

Até breve!

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