Armazenamento em nuvem, por que utilizar?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

Armazenamento em nuvem, por que utilizar?

Além de toda a segurança que a tecnologia oferece, a facilidade de acesso, a qualquer hora do dia ou distância, deve ser levada em conta


Quem já perdeu ou teve um celular roubado e não tinha os arquivos salvos em um servidor remoto – o armazenamento em nuvem – conhece bem o que é a palavra arrependimento. Lembra daquelas fotos? E daqueles documentos importantes que estavam sempre à mão? O mesmo vale para um notebook pessoal ou qualquer equipamento de uso do dia a dia. Agora, você que tem um pequeno negócio, já pensou em perder os preciosos dados da sua empresa e dos seus clientes?


Não vale a pena arriscar. Os serviços de armazenamento em nuvem podem ser bons aliados para que você mantenha a sua empresa em segurança. Isso, além da praticidade de poder acessar os documentos de qualquer lugar. Mesmo na rua, é possível buscar um documento importante,  por exemplo, para fechar um negócio.Quando você salva algum arquivo na nuvem, ele vai para um centro de dados, ou seja, uma instalação segura, física e digitalmente. Sem necessidade do armazenamento local – lembra daquela pilha de HD’s para guardar as informações? -, é possível gerenciar os arquivos a qualquer hora do dia e distância, seja no Brasil ou no exterior, desde que você esteja conectado à Internet.


Armazenamento em nuvem

Algumas vantagens

  • Segurança : os serviços de armazenamento na nuvem podem ser considerados bastante seguros. Isso porque, quando você envia um arquivo, ele é automaticamente salvo e distribuído em vários servidores diferentes. Isso dá a garantia de que se houver uma falha, esse arquivo não estará perdido e continuará acessível para a sua empresa.

  • Custos: os custos também são menores. Você não precisa investir em máquinas ou equipamentos de armazenamento – que não são baratos – para guardar os seus arquivos. Com menos dispositivos, você ganha espaço no escritório e mobilidade para acessar os seus arquivos.

  • Trabalho em equipe: é possível permitir o acesso a outros usuários para os seus arquivos, o que facilita desenvolver projetos colaborativos, que envolvam muitas pessoas. Por outro lado, informações sensíveis podem ficar guardadas separadamente, com acesso somente de quem precisa dessas informações dentro do seu negócio.

  • Facilidades: além de não precisar instalar nenhum dispositivo, outra vantagem é a de um armazenamento infinito. À medida que os arquivos forem crescendo, é possível comprar mais espaço. Por isso também é importante dar uma revisada nos arquivos de tempos em tempos, até para não ocupar mais espaço do que precisa. Quem usa um simples celular, sabe bem o que é isso. No caso de uma empresa, a organização é antes de tudo uma forma de otimizar o tempo, com a possibilidade de encontrar com mais facilidade aquilo que é mais importante.

Os recursos disponíveis para backup no armazenamento em nuvem são práticos e de baixo custo, justamente porque se paga pelo uso. Essa tecnologia oferece flexibilidade para escolher os dados que deseja proteger e pelo tempo que quiser, a troco de um pagamento mensal.


Um dado interessante é que no cenário da pandemia de Covid-19, as empresas brasileiras passaram a adotar os servidores em nuvem. De acordo com a consultoria Delloite, 26% das empresas que fizeram essa migração apresentaram crescimento mais rápido, enquanto 21% se tornaram mais rentáveis. O armazenamento em nuvem é considerado irreversível, capaz de fornecer uma plataforma de trabalho que atenda a qualquer sistema operacional.


Um outro estudo, da Veritas Technologies, especialista em segurança de dados empresariais, apurou que 47% dos entrevistados acreditam que o momento atual é o de divisão da infraestrutura entre nuvem pública e data center. 


A empresa informa que, no futuro, mais de 70% das empresas desejarão executar, a maioria, ou todos, os aplicativos através da computação na nuvem.


É sempre bom lembrar que quando se opta pelo armazenamento na nuvem, todos os dados importantes da empresa são confiados a terceiros. Por isso, é importante que o seu negócio seja seguro, com um bom sistema de firewall, de antivírus, autenticações para cada login e senha e chaves criptografadas, entre outros. Por isso, é bom confiar esses dados a uma empresa com credibilidade no mercado.


Se você gostou das dicas, o  Terra Backup oferece um ambiente online para armazenar todos os arquivos da sua empresa por preços bastante acessíveis, de acordo com a necessidade do seu negócio. Tudo com segurança e privacidade para você acessar, compartilhar e editar a qualquer hora e de qualquer lugar. Pagando bem pouco por isso.

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.