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As 5 vantagens de se criar um e-commerce

publicado por Terra Empresas

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As 5 vantagens de se criar um e-commerce

Ainda que muitos empresários sejam resistentes a entrar na era do comércio eletrônico, o e-commerce, a pandemia do coronavírus acelerou o processo. Quem não tinha um canal de vendas pela Internet correu para oferecer os seus produtos pela rede mundial de computadores, enquanto, do outro lado, quem não estava habituado a comprar à distância, também passou a usar o serviço pela primeira vez.

Os dados de maio, quando boa parte do planeta estava com as portas dos seus comércios fechadas, mostraram um crescimento de 126,9% nas vendas no Brasil, se compradas ao mesmo mês do ano passado. O que isso representa? Nada menos do que 23,8 milhões de pedidos por meio do e-commerce. Os dados são da Compre&Confie, empresa de segurança digital.

Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que o número de lojas que abriram por mês durante a pandemia teve um incremento de 400%. Se até meados de março esse número era de aproximadamente 10 mil novas empresas ao mês, esse número saltou para 50 mil, após o início do isolamento social. Os setores que estão em alta são os da moda, alimentos e serviços.

Com esse cenário, que projeta uma mudança no comportamento do consumidor para o futuro, já que muita gente que chegou agora a esse mercado demonstra intenção de continuar comprando por meio do e-commerce, ainda que parcialmente, é preciso que esse tipo de venda entre no radar da sua empresa, se é que isso já não aconteceu…

Vantagens de um e-commerce

1. Ampliar horizontes

Se você tem uma loja física, criar um e-commerce vai ajudar você a ampliar os seus horizontes. Se antes você atendia apenas um bairro ou região da cidade, com as vendas eletrônicas os seus produtos poderão chegar a diversas partes do país e até mesmo no exterior. Mas para que tudo dê certo, é preciso que você faça uma boa estruturação do seu negócio, que passa por ter um estoque suficiente para atender a nova demanda e uma logística eficiente. As entregas precisam ser feitas dentro de um prazo razoável, já que a compra eletrônica costuma gerar bastante expectativa no consumidor.

2. Loja 24 horas

O ecommerce tem vantagem de manter a sua loja aberta 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso não é pouco. Pesquisas mostram que boa parte das compras são feitas à noite, depois do expediente de trabalho. Lembre-se que o atendimento tem de ser condizente. Nas primeiras horas do dia é preciso responder todas as dúvidas ou questões colocadas pelos clientes que madrugam nas redes. O atendimento às demandas tem de ser sempre o mais rápido possível, o que cria confiança maior por parte do comprador.

3. Facilidade de anunciar

O ecommerce também trouxe aos comerciantes a facilidade de criar campanhas de vendas sem o intermédio de uma agência, por exemplo. Hoje há uma infinidade de produtos que ajudam a expor os seus produtos na rede, por um preço acessível. Os próprios programas têm sistemas de análises de dados que vão ajudar a controlar o desempenho das suas ofertas.

4. Integração

O ecommerce também possibilita que você dê oportunidades para que os seus clientes acessem outros canais da empresa, como um site, um blog ou as redes sociais. Uma vez atualizados com conteúdo de qualidade, isso ajuda a fidelizar o cliente, além de manter um contato mais próximo com ele. Uma estrutura bem feita nesse sentido ajuda não só a dar uma visibilidade maior para os seus produtos e serviços como aumentar a credibilidade do seu negócio.

5. Estrutura

Ao contrário de uma loja física, a estrutura de uma loja virtual é mais enxuta e muitas vezes pode ser tocada de casa. Isso gera menores custos, excluindo a necessidade de se alugar um imóvel dedicado exclusivamente ao negócio, além de menores despesas com equipe e despesas fíxas de um comércio tradicional. O investimento inicial é menor, se comparado às lojas comuns, e pode ser incrementado à medida que o negócio for crescendo.

Agora que você tem uma ideia melhor do que é e-commerce e para que serve, lembre-se que antes de colocar sua loja virtual no ar, é preciso um bom planejamento. Ter toda a comunicação estruturada para que o cliente tenha a melhor experiência possível é o caminho mais curto para vendas de sucesso. 

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