Conheça as histórias de sucesso de empresas que deram certo

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Empreender sem referências pode derrubar um novo negócio. Aspectos tão distintos quanto liderança, capacidade de venda, conhecimento em planejamento e capital disponível para investimento precisam estar alinhados. Conseguir equilibrar esses pontos é uma missão difícil, e a jornada acaba sendo uma sucessão de erros e acertos que nem sempre acaba bem para o dono de pequenas empresas.

Para diminuir as chances de fracassar, é importante observar exemplos de negócios que começaram pequenos e hoje conquistaram o sucesso. Confira agora quatro casos de empresas que deram certo para se inspirar e fazer sua ideia se tornar um sucesso.

 

O sonho Imaginarium

Você com certeza ouviu falar ou até ganhou presentes da Imaginarium. Também é provável que você não tenha ideia de como a empresa começou no início dos anos 1990: um casal formado por uma arquiteta e um médico.

A dupla decidiu passar mais tempo com as filhas pequenas e, para isso, começou a produzir presentes de Natal em casa. Depois, os produtos começaram a ser vendidos na vizinhança. A demanda obrigou a profissionalização da produção e, em pouco tempo, os produtos foram para grandes lojas.

A marca prezava por produtos que possibilitavam momentos compartilhados, e isso foi determinante para a consolidação. Atualmente, ela é conhecida nacional e internacionalmente por se antecipar a conceitos ou tendências em eletrônicos, moda e todo o tipo de presente imaginável.

Hoje, o faturamento anual da empresa – que não está mais sob o comando da família fundadora – ultrapassou a casa dos R$ 200 milhões. Hoje são 192 lojas exclusivas, além de canais de e-commerce e 600 multimarcas.

 

A necessidade Magazine Luiza

A história do Magazine Luiza começou em 1957, quando Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compraram a pequena loja de presentes “A Cristaleira”. Já em Franca, no interior de São Paulo, os valores que levariam a marca ao sucesso estavam presentes na cultura organizacional da empresa.

O primeiro e decisivo passo foi o processo escolhido para trocar o nome. Com um concurso cultural na rádio da cidade, “A Cristaleira” passou a se chamar “Magazine Luiza”. Desde o princípio, a interatividade e proximidade com os clientes já era o guia para as decisões do negócio.

A loja se expandiu nas décadas seguintes pelo interior de São Paulo e, neste período, outros parentes da família capitalizaram o negócio. Assim, quase 20 anos após o início da empresa, a primeira grande loja de departamentos foi fundada, com mais de 5.000 m².

O passo seguinte foi transformar um negócio convencional em um empreendimento pioneiro. Na década de 1980, a Magazine Luiza informatizou e automatizou os processos e tornou-se a primeira empresa nacional a ter um centro de distribuição automatizado. Nos anos 1990, com a chegada de Luiza ao comando, a empresa descentralizou a tomada de decisão, possibilitou maior ascensão dos funcionários na estrutura e fundou um dos primeiros e-commerces do Brasil e do Mundo.

Atualmente, cerca de 30% dos rendimentos da Magazine Luiza são vindos do e-commerce.

 

A oportunidade Instastore

Uma das grandes lojas relacionadas a outros produtos ou serviços no Brasil é a Instastore. Valendo-se da popularidade e das funcionalidades do Instagram, essa ideia conseguiu obter sucesso ao aproveitar o contexto de um nicho específico: as redes sociais e o desejo por eternizar momentos.

Um empresário paulistano percebeu o crescimento da plataforma e decidiu usar as fotos publicadas ali em seu favor. A Instastore é uma loja virtual que oferece presentes personalizados com imagens retiradas diretamente da rede social. A ideia é eternizar os momentos que antes estavam fadados a se perderem em meio ao turbilhão de informações que circula pela internet.

A ideia encontrou um público grande, fiel e comprador, e o faturamento anual da loja chega a R$ 600 mil.

 

Na Garagem Hamburgueria Artesanal

As oportunidades que surgem pelo caminho nem sempre estão em outro negócio, marca, produto ou serviço. Às vezes, um espaço vazio é suficiente para tirar uma ideia do papel. E foi isso que aconteceu com a Na Garagem Hamburgueria Artesanal.

Em uma pequena garagem de 18 m² em Pinheiros, São Paulo, o chef de cozinha Gilson de Almeida visualizou a oportunidade que faltava para empreender. Após longos anos aprendendo com outros chefs e vários caminhos trilhados pelo mundo – Gilson chegou a trabalhar como lavador de pratos na Nova Zelândia –, o chef juntou as suas economias às de sua parceira Cristina e reformou o espaço com R$ 140 mil.

Munido de um enxuto cardápio, o negócio se tornou um sucesso e os clientes aguardam na calçada, ansiosos pelo prato. No primeiro ano, as metas propostas ao segundo ciclo do empreendimento foram batidas com apoio de consultoria financeira. Aliando o seu sonho às possibilidades, Gilson ampliou seu negócio em menos de cinco anos e, atualmente, o restaurante tem até delivery.

 

O que eu aprendo com isso?

Estes exemplos de empresas que deram certo mostram que criar uma possibilidade não depende necessariamente de uma oportunidade e que é possível começar pequeno e chegar no sucesso.

A Imaginarium surgiu a partir do desejo de se passar mais tempo com os filhos e, ao encontrar um mercado, expandiu suas operações e tornou-se uma grande empresa. O Magazine Luiza surgiu da necessidade da família e, com forte cultura organizacional, o sucesso foi encontrado a partir de valores consolidados e pioneirismo. A Instastore soube explorar um mercado já existente a partir de um produto inovador. Por fim, o Na Garagem  encontrou um espaço físico que despertou o instinto empreendedor.

 

Qual caminho você vai seguir? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Terra Empresas

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