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Aumentando o lucro do salão de beleza pequeno

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

13 de junho de 2022

Aumentando o lucro do salão de beleza pequeno

O salão de beleza pequeno costuma enfrentar inúmeros problemas, assim como qualquer outro empreendimento. No entanto, são tempos de crise, vivemos um momento único no qual todos estão precisando se reinventar para aumentar o lucro. Para nortear você e seus funcionários de um salão de beleza pequeno, separamos 8 dicas para ajudar a aumentar o lucro do seu estabelecimento.

Aumentando a produtividade de um salão de beleza pequeno

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético afirma que os homens estão cada vez mais preocupados com a higiene capilar — e, consequentemente, estão indo mais aos salões de beleza. Por outro lado, as mulheres estão se reinventando e fazendo os próprios procedimentos em casa ou com uma amiga, por exemplo. Confira algumas dicas para você conseguir aumentar o lucro do seu salão de beleza pequeno:

Identificando os clientes

Todo estabelecimento tem o seu público mais próximo. Não importa se ele é definido por classe social, estilo de cabelo ou localização geográfica, o seu salão de beleza pequeno também tem um público específico e, por isso, é importante saber quem está frequentando-o. Dessa forma, você consegue direcionar melhor o andamento do seu negócio.

Se o seu público é definido por classe, por exemplo, e sua clientela tiver baixo poder aquisitivo, não adiantará você colocar preços acima dos da concorrência. Se for por estilo de cabelo, não adianta se especializar em cabelos lisos se a maioria tiver cabelos crespos e cacheados.

Pacotes estratégicos

Ciente de quem é o seu público, você pode implantar com mais segurança os pacotes estratégicos no seu salão de beleza pequeno. Se a cliente, por exemplo, está procurando mais produtos para cabelos cacheados, crie promoções de fidelidade para tal público, dando brindes ou descontos após a pessoa voltar um número x de vezes ou em um determinado tempo.

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O ambiente do seu salão de beleza precisa estar condizente com o público; invista tempo e dinheiro no design dele para que o seu cliente se sinta mais confortável.

Qualidade do atendimento no salão de beleza pequeno

É sempre importante bater nesta tecla: a qualidade do atendimento é muito importante. É mais do que comum encontrarmos pessoas que deixam de voltar em um salão ou não o indicam para outras por conta do atendimento. Dessa forma, invista na contratação e no treinamento de pessoas para ter um bom relacionamento pessoal. Além de ajudar na fidelização dos clientes, também ajuda a promover a captação de novos.

Cartão de crédito

O primeiro passo aqui é o seu salão de beleza pequeno aceitar o pagamento via cartão de crédito. Se já estiver usando essa forma de pagamento, verifique as taxas cobradas pela sua operadora e as da concorrente, pois muitas estão oferecendo taxas mais razoáveis.

Agendamento online

A opção de agendamento online se tornou quase que uma obrigação na maioria das empresas que oferecem algum serviço. Seja de maneira mais simples e gratuita (pelo próprio WhatsApp) ou com uma plataforma paga (e mais prática para o cliente e para você, como Reservio ou OneBeleza); o importante é você oferecer praticidade para quem quer contar com os seus serviços.

Além de oferecer atendimento quase 24h, você ajuda o seu cliente a se programar, o que contribui para a fidelização e também captação dele. Outra alternativa para oferecer esse serviço é construir um site e possibilitar que o cliente conheça seus serviços pela internet antes de confirmar uma sessão.

Instagram

Impossível você nunca ter visto uma foto de antes e depois de cortes de cabelo. As redes sociais, principalmente o Instagram, vêm facilitando a vida de quem quer divulgar os seus cortes e fazer a captação de novos clientes. Invista um curto tempo por dia na postagem de fotos e, quando for chamado no direct (uma forma de se comunicar por mensagens pessoais e privadas do Instagram), ajude o seu cliente. Graças à função de impulsionar as publicações, é possível alcançar milhares de pessoas novas que são clientes em potencial para seu salão de beleza pequeno.

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Capriche na hora de postar as fotos nas redes sociais para o cliente ver a boa qualidade dos serviços que você oferece.

Acompanhamento

Você está enganado se pensa que alguém apenas é seu cliente quando está no seu salão. Uma boa forma de aumentar a fidelização é manter ativo o caminho entre vocês dois. Faça isso oferecendo promoções semanais de produtos para os clientes por meio das redes sociais ou do WhatsApp.

Redefinir os preços

Um bom gerente está sempre atento ao fluxo do caixa. Os serviços de aluguel, luz, internet, salário e outros mais estão diretamente ligados ao preço do seu produto. Por isso, é importante que você tenha tudo no papel, pois, se o preço da internet subir ou o aluguel do imóvel ficar mais caro, você precisará redefinir os preços dos serviços prestados ou fazer corte de gastos em outros lugares.

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