Aumente suas vendas usando o e-mail marketing

Saiba como usar o Instagram Stories para aumentar as vendas
8 de julho de 2019
Melhore suas vendas: saiba como vender pelo Instagram
16 de setembro de 2019

Você com certeza já recebeu algum e-mail em algum momento da vida. O primeiro mecanismo de troca de mensagem entre computadores de que se tem notícia surgiu em 1965. De lá para cá, esse meio de comunicação evoluiu — tanto em sua forma de acontecer quanto no número de pessoas. Segundo o site Statista, a expectativa é que até o fim de 2019 2,9 bilhões (um terço da população) de pessoas adotem o e-mail para algum fim. E por que não divulgar o seu conteúdo através do e-mail então? Continue a leitura e saiba como usar o e-mail marketing para aumentar o lucro da sua pequena empresa! 

O que é e-mail marketing?

Se você já tiver feito alguma compra na internet, possivelmente terá recebido algum e-mail da loja na qual a compra foi efetuada. Seja para agradecer pela compra ou divulgar novos produtos, tudo isso é chamado de e-mail marketing. Significa promover a sua loja por meio de serviços de e-mail, como Gmail, Yahoo, Outlook ou qualquer outro.

Lista de e-mail

O primeiro passo necessário para enviar conteúdos no e-mail marketing é a lista de contatos. Quando o seu cliente fez a compra, ele precisou de um login para entrar no sistema da sua loja, certo? Pegue esse e-mail… e pronto, você já tem uma forma de chegar aos seus principais clientes, ou seja, àqueles que já compraram.

Uma dica muito importante aqui é que você não deve comprar listas de e-mail, pois elas oferecem uma “intimidade” que você não tem com o cliente, além de um grande risco de cair na lista negra dos servidores, o que será explicado logo mais.

Uma dica importante é fazer um e-mail responsivo, ou seja, visível tanto pelo celular quanto pelo computador.
Uma dica importante é fazer um e-mail responsivo, ou seja, visível tanto pelo celular quanto pelo computador. Imagem: Unsplash

Como atrair pessoas para a sua lista

O e-mail marketing só funciona se você tiver pessoas na lista — que pode ser pequena, principalmente se você estiver começando suas vendas online por agora. Então fica a pergunta… “Como eu consigo mais pessoas?”

Cupons + pop-up

Ao entrar em uma loja virtual, é bem provável que você já tenha dado de cara com os chamados pop-ups, que são aquelas janelinhas que saltam em seu monitor com alguns descontos. Nesse momento, você pode inserir uma oferta de desconto, basta a pessoa colocar o e-mail dela no campo de digitação.

Concursos

Os concursos sempre são fortes captadores de pessoas para suas listas, embora nem todos sejam compradores em potencial. Indique o que está sendo ofertado e ofereça o prêmio para quem visitar o seu site — para concorrer, basta colocar o e-mail, uma coisa parecida com os pop-ups.

Condição

Uma forma mais agressiva de captar novos clientes é fazer com que as pessoas tenham acesso aos conteúdos da sua loja apenas após o e-mail delas ter sido informado. Existe uma grande chance de haver muitos desistentes, mas a metodologia já funcionou para alguns sites.

Filtro de spam

Esteja ciente de que o maior problema do e-mail marketing é enviar um conteúdo para o seu cliente e ele marcá-lo como spam. Quando muitos usuários denunciam o seu conteúdo como spam, você pode acabar caindo nas listas negras dos servidores e ser considerado um vírus. Dessa forma, além de nunca conseguir enviar o e-mail marketing para os clientes, o nome da sua empresa ficará negativo.

Para que isso não aconteça, tenha uma lista segmentada, ou seja, saiba o que enviar para cada tipo de cliente. Se você tiver uma loja de roupas online — e seu cliente tiver comprado camisas masculinas —, saiba que enviar ofertas de roupas femininas será quase inútil. Embora em algum momento esse cliente possa ter interesse em comprar para alguma amiga ou familiar, ele não quer ver esse tipo de conteúdo sempre. Opte por enviar algo interessante para cada perfil de consumidor.

Evite palavras como “grátis”, “promoção” ou “compre agora” no assunto do e-mail, pois elas são lidas pelos provedores como spam automaticamente, o que diminui as chances de você conseguir alcançar o seu público
Evite palavras como “grátis”, “promoção” ou “compre agora” no assunto do e-mail, pois elas são lidas pelos provedores como spam automaticamente, o que diminui as chances de você conseguir alcançar o seu público. Foto: Unsplash.

Tipos de e-mail marketing

O e-mail marketing tem vários objetivos. A partir da lista a seguir, saiba como montar uma campanha de sucesso conhecendo os diferentes tipos de e-mail que sua empresa deverá enviar.

Promoções

Mais exemplificadas anteriormente, ofertas de produtos são os principais conteúdos em e-mail marketing. Se alguém já tiver comprado na sua loja e (e gostado do produto), estudos mostram que as chances de haver uma nova compra são muito grandes. No entanto, os clientes muitas vezes esquecem. Use o e-mail marketing para lembrá-los de que você está ali. No conteúdo enviado, deixe as chamadas e faça um convite para ver outras promoções na sua loja virtual.

Newsletter

Para todos os sites hoje em dia existe a possibilidade de criar uma newsletter. Esse tipo de conteúdo está associado ao que você deseja passar para o seu público — mas o conteúdo deve ser para consumo:mostrando os principais posts de um blog, as notícias relevantes da empresa ou um review de como foi determinado evento.

O e-mail marketing é parte fundamental do marketing digital. Se você precisa de mais ajuda para explorar as vantagens da internet na hora de vender mais, consolidar sua marca e atender seus clientes, confira as dicas do Terra Empresas sobre marketing digital!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog