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Entenda as principais diferenças entre o mercado B2B e B2C

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 8min leitura

19 de julho de 2022

Entenda as principais diferenças entre o mercado B2B e B2C

A linguagem do mundo dos negócios nem sempre é fácil de entender, ainda mais para quem está começando. B2B e B2C são dois exemplos disso. As siglas estão cada vez mais presentes no dia a dia de publicações estratégias de negócios. No entanto, muitos podem ter dificuldade para entender o que significam.

Para cada um dos modelos de vendas que essas siglas representam, é importante fazer a análise do:

  • Público;
  • Mercado;
  • Estratégias de venda e de marketing. 

Entendendo, assim, que se tratam de formas distintas de fazer negócios com clientes diferentes.

Portanto, é importante compreender as características de cada um. Você se interessa pelo assunto? Portanto, não pode deixar de ler este artigo. Então, vamos lá?

Duas pessoas reunidas em uma sala de reunião discutindo a diferença de B2B e B2C

O que é uma empresa B2B?

É uma sigla em inglês que significa “Business to Business” ou “Empresa para Empresa”, em tradução livre.

São empreendimentos que prestam serviços e vendem seus produtos para pessoas jurídicas. Ou seja, para outros negócios, e não diretamente para o cliente final.

Um exemplo disso é uma empresa que fabrica macarrão instantâneo e vende para redes de supermercados.

Esse modelo de vendas precisa de um planejamento estratégico e, geralmente, de mais tempo para ser concluído. Principalmente por envolver, na maioria das vezes, um grande volume de mercadorias.

Contudo, outra característica bastante presente quando falamos em negócios e vendas B2B é a presença comum de representantes. Geralmente, eles vão até os clientes para oferecer o catálogo de produtos e serviços disponíveis.

Quais são as vantagens do mercado B2B?

Como em qualquer modelo de negócios, as vendas B2B apresentam vantagens e desafios inerentes à sua complexidade. Algumas dessas vantagens podem ser, por exemplo:

1. Clientes fixos

No modelo B2B, é costumeiro que os clientes sejam fixos e estabeleçam uma relação de longo prazo. Inclusive, isso garante mais estabilidade à empresa fornecedora.

2. Receitas recorrentes

A empresa que trabalha com vendas B2B tem uma receita recorrente, que vem de clientes que precisam de seus serviços e produtos mensalmente, por exemplo.

3. Precificação

Por tratar de contratos grandes e com alto volume de pedidos, uma venda B2B conta com preços mais atrativos na unidade.

É o caso de um atacadista do ramo de alimentos, que tem valores mais baratos que o supermercado, por exemplo.

 Mulher mexendo em um computador de estoque, pesquisando a diferença de B2B e B2C

Quais são os tipos de empresas B2B?

As empresas B2B são basicamente divididas em três tipos de operação:

  1. Revenda: o negócio vende seu produto para revendedoras, e estas o revendem ao cliente final;
  2. Transformação: são indústrias que vendem seus produtos para outras indústrias, por exemplo, fabricantes de peças que vendem para montadoras de veículos;
  3. Consumo: a empresa vende seu produto ao cliente final por meio de um atacado ou canal de vendas (por exemplo, marketplaces).

O que é preciso para abrir uma empresa B2B?

O principal fator a ser considerado na hora de abrir a sua empresa B2B é a pesquisa de mercado.

Elabore um plano de negócios, baseado em sua pesquisa, que inclua questões fundamentais, como, por exemplo:

  • Quais os produtos ou serviços com que sua empresa trabalhará, e se há procura adequada para eles;
  • Quais os benefícios e possíveis riscos dentro do segmento escolhido;
  • O que a análise da concorrência pode ensinar sobre o negócio que você pretende abrir;
  • Qual a estratégia de marketing e organizacional mais adequada ao seu negócio B2B.

Além disso, detalhe também seu orçamento, o público e objetivos. Dessa forma, já estará iniciando de maneira inteligente seu empreendimento.

Ilustração com vários executivos em cima do escrito B2C. Representa negócios B2B e B2C

O que é uma empresa B2C?

Significa “Business to Consumer” ou “Empresa para Consumidor” e diferente do B2B, vende seu produto ou serviço diretamente ao cliente final. 

O B2C abrange todo o comércio varejista e seus vários segmentos. Ou seja, é representado por estabelecimentos que fazem parte do cotidiano, como:

  • Supermercados;
  • Oficinas mecânicas;
  • Restaurantes;
  • Farmácias;
  • Salões de beleza;
  • E-commerce.

Quais são as vantagens do mercado B2C?

As vendas têm como principais vantagens:

  • Abrangência de um grande mercado;
  • Processo de vendas simplificado;
  • Presença do fator emocional na relação direta com o cliente final.

Quais são os tipos de empresas B2C?

As empresas que trabalham com esse modelo são as mais variadas, e estão inseridas em nosso cotidiano. Então, alguns exemplos são:

  • Empresas de prestação de serviços para pessoas físicas;
  • Empreendimentos de alimentação, como restaurantes, cafeterias e lanchonetes;
  • Negócios do ramo varejista, como supermercados, farmácias e lojas de roupas.

O que é preciso para abrir uma empresa B2C?

Por ter um mercado muito amplo, o diferencial é criar uma estratégia de negócios com foco direto no cliente. Ou seja, é essencial: 

  • Analisar o mercado no segmento escolhido;
  • Conhecer seu público, entender seu comportamento e preferências;
  • Estabelecer metas concretas;
  • Criar uma estratégia eficiente de marketing;
  • Analisar a atuação da concorrência.
Duas placas de trânsito. Elas representam a diferença entre B2B e B2C

Quais são as principais diferenças entre empresas B2B e B2C?

Após conhecer as características sobre as empresas que trabalham com os modelos B2B e B2C, fica mais fácil entender as diferenças entre elas. Então, confira a seguir:

CaracterísticaEmpresa B2BEmpresa B2C
PúblicoOutras empresas.Cliente final.
Processo de VendasMais demorado e envolve negociações.Rápido e com pouca burocracia.
FaturamentoAs vendas têm valores altos.As vendas têm valores mais baixos.
RelacionamentoEm geral, têm contratos de longo prazo.Podem estabelecer relação de fidelidade ou vender apenas uma vez para as pessoas.
ExemplosAtacadistas, indústrias, empresas de software, de produtos de limpeza etc.Supermercado, loja de roupas, costura, mecânico etc.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre B2B e B2C, pode se decidir por qual modelo seguir com o seu negócio, não é mesmo? 

No entanto, não esqueça de fazer muitas análises e ter um planejamento antes de entrar de vez no mercado.

Gostou deste artigo? Aliás, aproveite para saber mais sobre como fazer parcerias de sucesso.

Então, até a próxima!

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