Benchmarking: como você pode aprender com seus concorrentes

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É normal que todo negócio pareça estar estagnado em determinado ponto, aquele momento em que os diretores não têm a mínima noção do que pode ser feito para que as coisas voltem a crescer.

Em contrapartida, é normal ver os concorrentes evoluírem e se perguntar: “Por quê? Os produtos dele são melhores que os meus?” Acalme-se! Existe uma estratégia que vai auxiliar o seu empreendimento com base nos erros e acertos dos outros! Conheça o benchmarking.

O que é Benchmarking

Benchmarking é uma palavra americana, que em tradução livre pode ser compreendida como “ponto de referência”. Dessa forma, essa estratégia tem como base a comparação entre o seu negócio e outras empresas — com o objetivo de ajudar a alcançar um nível ainda maior na parte de gerenciamento e/ou operacional.

Essa metodologia não tem como base uma imitação, mas enxergar práticas e estratégias que podem ajudar o seu negócio a crescer. Você não precisa nem deve adotá-las ao pé da letra: elas devem ser modificadas para encaixar melhor no DNA do seu negócio.

Tipos de Benchmarking

O Benchmarking é uma estratégia que pode ser adotada de diversas formas. Como não existe uma fórmula para que tudo dê certo, é importante compreender que existe mais de uma maneira de usá-lo. Conheça:

Benchmarking de cooperação

Benchmarking não é uma via de conhecimento de mão única. Nessa prática, duas ou mais empresas — com interesse mútuo em relação à outra — compartilham dicas das suas respectivas práticas e estratégias.

Seu negócio está estagnado? Que tal aprender um pouco sobre como está a situação dos seus concorrentes?
Seu negócio está estagnado? Que tal aprender um pouco sobre como está a situação dos seus concorrentes? Imagem: Unsplash

Benchmarking funcional

Está enganado se acredita que é possível trocar dicas apenas com empresas do mesmo ramo. Organizações de segmentos diferentes podem, sim, aprender entre si.

Benchmarking interno

Alguns dos melhores benchmarkings são com empresas filiais, pois a parceria entre elas já existe.

Benchmarking competitivo

Em contrapartida, existem as empresas concorrentes. Mas não se engane: sua concorrente não é melhor do que você em tudo. Mostre que o seu negócio tem algo para oferecer também e faça um bom benchmarking.

Vantagens e desvantagens

Mas, afinal, o que é possível aprender com a prática do benchmarking?

  • Visar à melhoria dos processos internos da empresa e busca torná-los mais eficientes;
  • Compreender como o mercado está agindo diante da atual economia e quais são as estratégias;
  • Colocar objetivos para serem alcançados com base no que seus concorrentes já fizeram, motivando a sua equipe;
  • Capacidade de obter mais lucros e reduzir custos.

Para evitar que essa troca de informações entre negócios acabe atrapalhando o seu empreendimento, é importante ficar atento para:

  • Evitar copiar as estratégias adotadas por outros negócios — para que sua empresa não perca a identidade dela;
  • Não adotar estratégias de outras empresas que não façam sentido para o seu negócio (o que pode acontecer devido a objetivos diferentes ou incompatibilidade);
  • Não entregar todas as estratégias adotadas pelo seu negócio se o companheiro de benchmarking não estiver disposto a repassar na mesma medida.

Ética

É normal haver um certo receio de fazer benchmarking em um primeiro momento. Isso acontece porque a técnica lida com uma metodologia íntima de outras empresas, e é importante ter os devidos cuidados. Antes de usar essa estratégia, é importante ressaltar alguns princípios éticos.

  1. Espionagem: nunca, em hipótese alguma, faça práticas de espionagem, envolvendo condutas ilegais.
  2. Confidencialidade: não é porque a empresa decidiu te dar informações e dicas que você deve revelá-las para outras pessoas.

Com dificuldades para melhorar as suas vendas? Confira 6 dicas de como melhorar seu negócio!

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