Menu Terra Blog Empresas

Quais são os bons negócios para cidades pequenas?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

16 de maio de 2022

Quais são os bons negócios para cidades pequenas?

Ter seu próprio negócio é um desafio repleto de dificuldades. É comum que as grandes cidades sejam escolhidas para quem já tem trajetória no empreendedorismo, contudo, existem aqueles mais corajosos que se arriscam em cidades pequenas e precisam superar desafios ainda maiores.

Para mostrar a você que é possível investir em bons negócios em municípios do interior, trouxemos algumas dicas que vão ajudar a superar esses desafios e ensinar como abrir e lucrar com um negócio para cidades pequenas. Acompanhe conosco!

Como se preparar para um negócio em cidades pequenas?

O primeiro passo para empreender em uma cidade pequena é entender quais são as oportunidades disponíveis – aquelas que são necessidades dos moradores, mas ninguém conseguiu atender ainda -, desvendar as áreas carentes em serviços ou produtos e identificar quais são as limitações de infraestrutura no local. Entender o que vem pela frente e fazer uma boa leitura do futuro é uma vantagem de negócio, ainda mais nas cidades pequenas.

Conheça o mercado 

É importante fazer um estudo de mercado voltado para o lugar onde sua loja ou empresa será instalada. Você pode consultar informações no banco de dados da prefeitura, consultar comerciantes da região ou até mesmo tentar conversar com moradores pelas praças e pontos de encontro. 

Esse processo significa basicamente passar um tempo no local para compreender melhor como se vive na região. Descubra a faixa etária, hábitos de consumo e classe social dos moradores, desvendando, assim, as demandas do seu novo público para ter mais chances de sucesso.

Outra forma de garantir sucesso em seu empreendimento é escutando o que o cliente tem a dizer. Para isso, conheça 5 ações que melhoram o relacionamento entre vendedor e cliente.

Investigue a concorrência

Outro ponto determinante para ser bem-sucedido em uma pequena cidade é saber que tipo de negócio há por ali. Entenda quais são os tipos de negócio que têm obtido sucesso e quais demandas têm sido atendidas. Fuja de mercados que já estejam saturados na região e tente ser o primeiro onde há demanda mal atendida ou que ainda não foi explorada por outros concorrentes.

Quais tipos de negócio são lucrativos em cidades pequenas?

Agora que você já sabe quais são as informações necessárias para fazer sucesso em cidades pequenas, confira alguns modelos de negócio ou áreas de atuação que costumam funcionar bem nesse tipo de contexto.

Manutenção e alimentação

Dois mercados que existem em qualquer lugar são os de manutenção e alimentação. Afinal, são duas categorias que sempre terão clientes. Saiba explorar os segmentos de alimentação que despontam ocasionalmente no mercado, e esteja atento à possibilidade de apostar em franquias como as de “Marido de aluguel” ou “Faz tudo”.

Estética e vestuário

Se você optar por competir no mercado de moda e estética, saiba que a concorrência vai ser grande. Isso porque o mercado é considerado ainda promissor em 2018 e as expectativas são de expansão dos setores.

O segredo para atuar neste nicho é saber como segmentar o seu público-alvo e focar os esforços em estratégias para atraí-lo. Tente vencer a concorrência com diferenciais exclusivos – que tal um clube de clientes ou um cupom de descontos por fidelidade? – e se destaque no mercado pela qualidade do seu serviço ou produto.

Food Trucks

bons negócios para cidades pequenas

A moda dos food trucks chegou já faz alguns anos e ainda segue como uma boa possibilidade para empreender. Em cidades do interior, as praças costumam ser os pontos de encontro e, com certeza, você já viu esse tipo de negócio ao redor das tradicionais festinhas. 

Tente descobrir aquilo que já é feito nos futuros concorrentes e diferencie o seu negócio para atrair a clientela – seja por uma possibilidade de alimentação diferenciada ou por um modelo de atendimento chamativo.

 Que tal acompanhar seus concorrentes? Você pode fazer isso com uma destas ferramentas de monitorização!

Farmácias – pessoas e animais

O mercado de produtos farmacêuticos tem taxa de sobrevivência de 86% segundo a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias. O segmento é impulsionado pela venda de cosméticos e pelo crescimento constante do mercado pet. 

Por se tratar de uma necessidade básica, as farmácias enfrentam grande concorrência, mas o empreendimento tem rendimento mensal médio de R$ 95 mil quando se trata de pequeno porte.

Quero ser um franqueado. E agora?

Quando se pensa em empreender, a possibilidade de se tornar um franqueado precisa ser considerada. Afinal, o modelo de negócio já foi desenvolvido no mercado e há opções variadas para abrir a sua lojinha.

É possível optar por uma rede de alimentos (confira as limitações por quantidade de habitantes neste caso), roupas, objetos de papelaria, serviços para casa e muito mais. Com certeza você pode encontrar algum modelo de franquias que se encaixe perfeitamente em seus objetivos.

O passo fundamental para obter sucesso em um empreendimento é conhecer muito bem o contexto em que ele está. A chave para saber como lucrar com bons negócios em cidades pequenas é ter conhecimento de mercado. 

Somente assim será possível lidar com o público de maneira eficiente e, consequentemente, destacar-se em mercados tão variados quanto serviços de alimentação, manutenção, food trucks ou franquias.

Preparado para abrir seu negócio? Então, conheça 13 opções de franquias para cidades pequenas e comece a empreender!

bons negócios para cidades pequenas
FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também