Menu Terra Blog Empresas

Campanha de marketing digital: por onde começar

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

05 de abril de 2022

Campanha de marketing digital: por onde começar

É consenso que desenvolver uma campanha de marketing digital está entre as prioridades para alavancar um um pequeno negócio. Neste período de isolamento social, as campanhas ganharam ainda mais importância, já que em muitos casos, é o único jeito de dar visibilidade a um negócio que está com as portas fechadas, mas que continua a sua atividade no plano virtual.

Se ninguém sabe ao certo como será o futuro, as principais apostas são de que ele será diferente. E é preciso estar preparado para este novo momento. Se você é novo no assunto, a principal dúvida é: como começar do zero no marketing digital? Vamos falar um pouco sobre o conceito, para que você possa encaixar o modelo dentro do seu tipo de negócio.

Como começar uma campanha de marketing digital?

De início, vale lembrar que uma campanha de marketing digital consiste na promoção de um negócio, produto, marca ou serviço em busca de um objetivo. São ações que devem ter um público-alvo definido e podem ser veiculadas em diversos canais, como nas redes sociais, em um blog, em um site, ou em um veículo maior de comunicação, mais raro para os pequenos negócios. Para se obter um bom resultado, é preciso seguir uma sequência de ações.

Planejamento

Visto isso, o planejamento (sempre ele) é fundamental para a obtenção de um bom resultado. E uma boa campanha de marketing digital começa sempre com uma pequisa consistente que vai mostrar como a sua comunicação vai se desenvolver.

Nesse planejamento, é preciso definir os objetivos, que podem ser em função de uma oportunidade de mercado, com metas a serem alcançadas no decorrer da sua execução.

Para isso, é preciso avaliar o mercado em que a sua empresa está inserida, inclusive com informações sobre os seus concorrentes diretos. Saber como ela ocupa os espaços na Internet e assim encontrar diferenciais que possam fazer com que sua empresa ganhe destaque no setor.

Público alvo

É importante também que você defina o seu público alvo É preciso saber com quem está falando para que a campanha possa ter mais efetividade. Aí dá para traçar um perfil por idade, escolaridade, renda, e outros que sejam relevantes para o produto ou serviço oferecido.

Estratégia

Em uma campanha de marketing digital, a estratégia também deve ser muito bem definida, já que ela vai depender muito do que você oferece. Um exemplo simples: no setor de moda, por exemplo, um bom marketing de redes sociais pode aproximar os consumidores de maneira satisfatória.

Mas se, por exemplo, você tem um produto ou serviço que é mais difícil de encontrar, talvez seja interessante investir no marketing de busca, em que você passe a ter boa visibilidade quando alguém procure o que você está oferecendo.

Equipe capacitada

Para que tudo funcione bem, é importante que você tenha uma equipe capacitada para implementar a sua campanha de marketing digital. Nesse quesito, o improviso costuma ter um efeito ruim, com a demonstração de amadorismo. É preciso entender o passo a passo para que haja um resultado. Normalmente, num negócio pequeno, há muito voluntarismo, que nem sempre vai ser a melhor solução. Existem diversos cursos que podem ajudar uma pequena empresa a alcançar os seus objetivos. Dentro do Terra Serviços, por exemplo, são mais de  mil cursos online, com certificado.

Orçamento

Em uma campanha de marketing digital, a definição de um orçamento realista é um passo fundamental para que a ação siga adiante, com boas chances de sucesso. É importante fazer uma divisão que preveja diversos grupos de anúncio, seja para Facebook, Instagram, Google, entre outros.

Tanto o Facebook como o Google permitem que seja feita uma segmentação por público. Portanto, neste quesito, planejar muitas vezes é mais importante do que o investimento em si. Um investimento certeiro é o objetivo a ser alcançado.

Calendário e monitoramento

Com os itens anteriores observados com atenção, é hora de criar um calendário para a divulgação do seu produto ou serviço. Muita gente acha que a partir da publicação está tudo resolvido e é só aguardar os resultados. Mas um conselho importante é o de que o trabalho começa pra valer agora, com o monitoramento dos resultados. São eles que vão permitir uma análise do que foi feito e dar informações importantes para as novas campanhas.

Quer saber como criar uma marca e consolidar sua empresa no mercado? O blog Terra Empresas pode te ajudar nisso.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também