Menu Terra Blog Empresas

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

14 de abril de 2022

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Abrir um negócio com pouco dinheiro é um desafio que muita gente colocou em prática durante 2020. A reviravolta provocada nos negócios, com consequências no mercado de trabalho provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, fez com que muitos arregaçassem as mangas e procurassem uma saída para a crise. Essa saída, muitas vezes, passa por ideias caseiras, apoiadas pela comunidade local, além de habilidade nos negócios. As dificuldades provocadas pela pandemia fizeram com que muita gente investisse em uma ideia. Em tempos de vacas magras, abrir um negócio com pouco dinheiro passa a ser a regra e não a exceção. E alguns desses negócios foram muito além dos planos iniciais. Quer um exemplo? Outro dia encomendei uma torta, feita pelo pai de um amigo. O cozinheiro era motorista de aplicativo e viu a renda praticamente zerar durante a pandemia. O filho, jornalista, não queria que o pai saísse de casa, para diminuir as chances de contrair a Covid-19. O pai tinha uma receita caseira de torta. O filho, muitos amigos nas redes sociais. O pai começou a cozinhar, o filho passou a anunciar os produtos, em um primeiro momento para as pessoas mais próximas. Ciclista, ele mesmo começou a entregar as tortas do pai. Resultado: em pouco mais de dois meses, mais de mil tortas vendidas. Já houve um primeiro investimento em equipamentos e é possível que o negócio siga em frente nos próximos anos. Abrir um negócio com pouco dinheiro passa, principalmente, por um bom senso de oportunidade, aliado a um bom planejamento. E muitas vezes, a oportunidade está ao seu redor. Nem sempre ter sucesso nos negócios significa oferecer um produto famoso, conhecido pela maioria das pessoas.Os tempos atuais mostram a força das comunidades e dos negócios locais. É possível que nos últimos tempos você já tenha visto campanhas de incentivo ao comércio local para pequenos comerciantes, que vendem no próprio bairro. Isso facilita a logística e fortalece, principalmente, a região. Abrir um negócio com pouco dinheiro, nesses casos, faz parte da esmagadora maioria. Para começar um negócio do zero, algumas dicas básicas, mas preciosas: montar um bom plano de negócio, pesquisar seu público, investir em marketing, ser competitivo e controlar todos os processos do empreendimento.

Abrir negócio com pouco dinheiro em 5 passos

  • Começar um negócio não deve ser uma experiência aleatória. Por isso, um bom conselho é começar em um ramo de atividade que você conheça. É preciso reconhecer as suas habilidades para que as coisas fluam mais naturalmente. Otimizar custos em algo conhecido é mais fácil do que se aventurar em um ramo desconhecido.
  • O negócio deve crescer de forma consistente. Abrir um negócio com pouco dinheiro vai forçar você a controlar os processos e otimizar toda a sua estrutura. Aqui, vale investir no próprio conhecimento. Via de regra, nessa fase, o negócio vai ser tocado apenas por você.
  • Começar a divulgar seus produtos e serviços entre os amigos pode ser uma boa solução. Vale também para a comunidade local. As pessoas próximas, quando bem atendidas, têm um potencial enorme para fazer o boca a boca necessário para o primeiro impulso de vendas. Lembra da história da torta? Foi assim que começou.
  • Se você tem uma boa ideia e acredita que ela tenha potencial de crescimento a médio e longo prazos, vale buscar financiamento com pessoas próximas, como parentes e amigos. Se não for o caso, vale procurar algumas instituições, principalmente as startups financeiras.
  • Antes de abrir um negócio com pouco dinheiro é preciso identificar um setor em que o seu produto ou serviço se diferencie da concorrência. Seja por trazer uma novidade para a região ou mesmo um serviço diferenciado. Para isso, o bom atendimento vai ajudar a espalhar o nome do seu negócio, o que pode trazer resultados promissores.

Quais os melhores negócios para abrir em 2020?

Entre os negócios promissores para o ano de 2020, que fez com que planos tivessem de ser revistos por conta da pandemia, estão serviços de pequenos reparos – há mais gente trabalhando em casa, com demanda para esse tipo de serviço -, costureiras, principalmente para a confecção de máscaras e ajustes em roupas mais confortáveis para ficar em casa, venda de bebidas, com entrega, e pet shops. Reparos em produtos de informática também estão em alta. Controlar o Orçamento de uma pequena empresa é um cuidado importante para uma pequena empresa. O Terra Empresas ajuda você a conhecer mais sobre o assunto!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também