Como abrir uma empresa: nome, marca e ponto comercial

6 dicas de como melhorar as vendas da sua loja virtual
17 de setembro de 2018

Definir o nicho, produto ou serviço a ser comercializado ou ofertado por sua loja é só o primeiro passo do empreendedor. Agora, você precisa seguir com as próximas etapas, como a definição de uma marca e um nome e a escolha de um ponto comercial que combina com seus objetivos. Com este passo a passo, você vai aprender as primeiras etapas sobre como abrir uma empresa.

 

Nome e marca

Há 6,4 milhões de pequenas empresas registradas no Brasil, segundo o Sebrae. Encontrar um nome novo para a sua marca nessa imensidão de negócios já registrados vai exigir muito da sua capacidade criativa e determinação. Entretanto, há alguns passos que podem te ajudar na empreitada.

Antes de qualquer rascunho, é bom ter clareza sobre a visão do seu empreendimento. Isso é: onde você quer chegar e o que a sua empresa pretende ser para o cliente. Esse aspecto vai ser o guia para decidir um nome e criar uma marca.

Mesmo em meio a tantos concorrentes, é possível que o seu negócio se diferencie a partir de características próprias e use essa estratégia para vencer a concorrência já no nome ou marca a partir de:

  • Segmento do mercado: deixe claro o nicho de atuação, como nos aplicativos de delivery iFood e de carros 99Taxis;
  • Região do ponto comercial: Torne-se referência na região ao adotar o nome de uma avenida, ponto turístico ou local conhecido, como Barra Shopping, no Rio de Janeiro;
  • Público-alvo: Conecte-se com o seu público a partir do nome do seu negócio, como “Geek Store” para uma loja para nerds ou “Paraíso das Mamães” para uma loja de enxovais;  
  • Produto ou inovação vendido: transforme o nome da sua loja ou produto na representação do que você vai vender, como Instagram e Facebook.

 

Para definir a sua marca – logomarca e slogan –, é bom contar com apoio especializado. Desenvolver uma imagem que represente a sua loja e encontrar uma frase para slogan é uma missão que exige conhecimento especializado em marketing e design. Acredite: você não quer uma logo ilegível, uma frase sem sentido ou uma marca com cores que não combinam com o seu segmento.  

Escolher um nome cativante e desenvolver uma marca que combine com o seu público é determinante para se destacar na imensidão de concorrentes. Priorize este passo inicial! (Foto: Unsplash)

 

Escolhendo um ponto

A escolha do ponto comercial é uma etapa decisiva do processo de se abrir uma empresa. É preciso levar em consideração o equilíbrio entre a qualidade do ponto, produto, preço e propaganda.

Essa escolha precisa levar em conta o investimento necessário para manter o seu negócio em cada região. A escolha por um shopping eleva os custos com condomínio e taxas, mas também impacta drasticamente na quantidade de pessoas que vão conhecer a sua solução. Já a opção por um ponto na rua diminui custos, mas aumenta a insegurança e o fluxo de pessoas pode ser consideravelmente menor.

Antes de definir o ponto comercial, é bom fazer as seguintes perguntas sobre a localização escolhida:

  • Minha loja será acessível?
  • Qual o fluxo de pedestres na área?
  • Há muitos concorrentes ou outros estabelecimentos comerciais?
  • Qual a necessidade real de um estacionamento?
  • Meu público-alvo circula por essa região ou estabelecimento?

Pagar menos por um ponto comercial é decisivo para conseguir ou perder clientes. Economizar com o valor do aluguel pode impactar as suas vendas mais do que você pensa! (Foto: Unsplash)

 

Dizem que é mais fácil aprender com os erros dos outros. Então, antes de tomar uma decisão, conheça erros muito comuns ao empreendedor iniciante que busca encurtar caminhos e economizar com o ponto comercial:

  • Lojas que ficam atrás de pontos de ônibus = menos visibilidade;
  • Lugares mal iluminados = insegurança;
  • Corredores sem saída e andares mais altos = movimento reduzido;
  • Municípios e estados têm regras distintas para a instalação de empreendimentos; cuidado com as restrições legais.

 

 

Como abrir uma empresa: isso é só o começo.

Se você imaginou que a parte complexa de como abrir uma empresa seria a definição de um nome ou marca e a escolha do ponto comercial, você estava enganado. Com essas dicas, você consegue se destacar em meio aos empreendedores de primeira viagem, mas ainda há muita burocracia pela frente!

Siga atento ao nosso blog e confira as próximas etapas para a realização do seu sonho de abrir o próprio negócio em breve.

 

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos