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12 estratégias infalíveis de como aumentar as vendas

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 9min leitura

06 de julho de 2022

12 estratégias infalíveis de como aumentar as vendas

O varejo tem um mercado amplo, impulsionado por vários tipos de negócio e pelo volume de clientes. Diante da grande competitividade, é comum ter dúvidas sobre como aumentar as vendas.

Vender é uma arte e há quem domine com excelência. Portanto, para não perder oportunidades, é preciso ter estratégias. 

Ou seja, além de talento, existem técnicas que você pode aplicar no seu negócio para auxiliar nessa missão. 

Ter um bom volume de vendas é a meta de qualquer varejista. Mas, para isso, é fundamental levar em conta os hábitos de consumo e modelos de negócio entre lojas físicas e virtuais.  

Além disso, é preciso melhorar processos associado a novas estratégias que ajudem a aumentar os lucros. 

Com boas práticas e iniciativas, será mais fácil sair à frente da concorrência. Por aqui, você vai descobrir como aumentar as vendas de um jeito prático e fácil. Então, vamos lá?

Mulher sorridente mexendo no computador enquanto outra etiqueta. Representa como aumentar as vendas

Como aumentar as vendas?

Primeiramente, é importante compreender as etapas do processo de venda:

  1. Prospecção: é o momento de identificar os clientes em potencial, além de conhecer os concorrentes;
  2. Abordagem: quando o contato é feito para falar do produto ou serviço, bem como ganhar a confiança do público;
  3. Negociação: momento de destacar preços, formas de pagamento, prazo e entrega;
  4. Fechamento: quando a compra é finalizada.

Dito isso, a seguir, confira estratégias infalíveis para aumentar suas vendas:

1. Conheça bem o seu público

Como você irá saber o que seu cliente quer se você não o conhece? Pensando nisso, invista em pesquisas para entender as necessidades do seu cliente.

A estratégia de leads, por exemplo, é interessante para quem busca como aumentar o fluxo de vendas.

2. Tenha clareza sobre o seu propósito no mercado

Afinal de contas, por que a sua empresa existe? Com que objetivo o seu produto ou serviço está no mercado? 

Responder a essas perguntas é fundamental para saber como aumentar as vendas, ou  mesmo como aumentar a produtividade da equipe de vendas.

3. Conheça os concorrentes diretos

Nunca subestime o potencial dos seus principais concorrentes. Ou seja, é preciso ter atenção ao que eles têm feito, pois, com isso, você pode descobrir como vender mais e melhor.

4. Invista em conhecimento

Hoje em dia, a informação tornou-se uma importante aliada de qualquer empreendedor. 

Portanto, manter-se atualizado sobre as novidades do mercado, como o lançamento de novos produtos e tendências, por exemplo, é outra dica infalível quando se pensa em como aumentar as vendas.

Homem sorridente recebendo pagamento em cartão. Representa como aumentar as vendas

 5. Tenha um bom sistema de gestão

Trabalhar com vendas é um desafio, pois é preciso:

  • Manter as finanças em dia;
  • Fazer controle de estoque;
  • Acompanhar as metas de venda;
  • Planejar ações para aproveitar as datas comemorativas. 

A tecnologia pode ajudar nessa tarefa, a partir de sistemas de gestão integrados que facilitam o controle das informações financeiras, prazos, estoque e até da gestão de documentos do seu negócio.

Há sistemas que podem, inclusive, ser integrados à sua plataforma de vendas online. 

Isso economiza tempo e facilita a visualização do que é preciso ser feito para melhorar as suas vendas.

6. Planeje as vendas sazonais

O calendário do varejo é determinante para as vendas de pequenos negócios e lojas virtuais. Estude a variação de vendas ao longo do ano para listar os principais feriados e datas comemorativas.

Aliás, esse é um momento importante para desenvolver boas estratégias. Além disso, com planejamento, você prepara seu estoque e campanhas promocionais, que podem atrair mais pessoas para sua loja. 

Portanto, programe-se e esteja pronto para datas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

7. Mantenha sua equipe motivada e atualizada

Para aumentar as vendas, é preciso aumentar a produtividade da equipe de vendas. Ou seja, mantenha o seu time motivado:

  • Aposte em políticas de reconhecimento na empresa;
  • Faça dinâmicas e atividades em grupo;
  • Tenha metas claras e estabelecidas com todos os membros da equipe;
  • Crie planos com premiações para cada meta alcançada.
Homem concentrado estudando em computador sobre como aumentar as vendas

O que fazer para aumentar as vendas online?

Anos atrás, bastava ter preços acessíveis que, rapidamente, você se tornava referência no mercado. No entanto, apenas isso não é mais suficiente. 

Ou seja, se antes bastava uma loja física para atrair clientes e ter bons resultados, hoje, com a internet, se tornou imprescindível também ter uma presença digital.

No ambiente online, as oportunidades são grandes, mas é preciso se destacar para vencer a competitividade. A seguir, veja como se sobressair e aumentar as vendas:

1. Crie uma loja virtual

As vendas na internet aumentaram 48,4% em 2021, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust. Ou seja, ter uma loja virtual é um passo importante para ampliar seu público e suas vendas.

2. Torne-se autoridade no mercado online

Você não deve apenas falar sobre produtos e serviços para vender mais. Na verdade,é preciso se tornar relevante para o seu público. 

Portanto, você pode criar um site e um blog para discutir sobre o tema do seu negócio. Além de investir no marketing de conteúdo, nas redes sociais e no e-mail marketing.

Quer saber o que fazer para vender mais e melhor? Então, aumente sua credibilidade:

Marketing Digital

É praticamente impossível encontrar um negócio de sucesso que não tenha pelo menos um perfil em alguma rede social ou um blog. 

Isso significa criar e oferecer conteúdo relevante. Ou seja, o cliente deve se sentir atraído pela marca a ponto de querer conhecer seus produtos ou serviços.

Redes Sociais

Não basta ter um perfil nas redes sociais. Até porque, existem diversas estratégias que envolvem esse universo. Facebook e Instagram, por exemplo, contam com ferramentas próprias para divulgação do seu negócio.

E-mail marketing

Conquistar clientes novos é bom, mas você já imaginou se todos que já compraram na sua loja voltassem para comprar de novo? 

Esse é o objetivo do e-mail marketing. Ou seja, criar e manter um relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Mulher fazendo uma apresentação com gráficos sobre como aumentar as vendas

3. Treine os colaboradores

Para ter uma superequipe de vendas, é essencial manter os colaboradores atualizados. Portanto, ofereça treinamentos constantes. Além disso, busque entender quais são os pontos fortes e fracos de cada profissional. 

Dessa forma, você saberá em qual área deve oferecer treinamento e também como explorar o melhor de cada um. 

Por isso, sempre que houver campanhas, promoções ou mudanças nos produtos de sua loja, lembre-se de instruir seus vendedores.

4. Estude a concorrência

Use o benchmarking (estudo da concorrência) para analisar como os empreendedores da sua área estão atuando. Assim, você pode adotar estratégias para evitar cometer os mesmos erros e procurar fazer melhor do que o mercado oferece. 

5. Revise os processos internos

Quando os processos estão desorganizados, tanto internos quanto externos, há um risco de impacto negativo no cliente. A falta de organização processual, por exemplo, leva à perda de tempo e de eficiência. Por isso, otimize seus processos. 

O mundo mudou e, com ele, o comportamento do cliente. Portanto, é importante se manter antenado para saber como aumentar as vendas do seu negócio. 

Além das estratégias que trouxemos neste artigo, você pode baixar, gratuitamente, o guia “Como aumentar as vendas do seu pequeno negócio”.

Com ele, você vai aprender como precificar seu produto corretamente, melhorar sua presença digital e fidelizar o cliente, além das melhores práticas na hora de realizar aquela promoção.

Boas vendas e até breve!

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