Por que a presença digital é importante? Entenda como transformar seu negócio

publicado por Terra Empresas

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Por que a presença digital é importante? Entenda como transformar seu negócio

Na internet, garantir a presença digital é a base do sucesso de qualquer empresa. Em um mercado altamente competitivo, ter uma marca forte faz com que você ganhe autoridade na sua área de atuação, aumentando a sua possibilidade de ampliar as vendas. 

Assim, é necessário desenvolver um planejamento de presença digital consistente. Pois, isso amplia o diálogo com o seu cliente e dá visibilidade para o seu negócio. Além disso, ajuda na construção do branding (identidade) da sua companhia.

Para que você consiga ganhar autoridade da rede, lembre-se de que a produção de um bom conteúdo é o principal caminho para que a presença digital do seu negócio comece a dar frutos.

Neste artigo, vamos apresentar algumas sugestões para que a sua empresa tenha presença digital compatível com o seu planejamento. Continue a leitura para saber mais sobre:

  • O que é presença digital?
  • Por que ter presença digital?
  • Como construir uma presença digital?
  • Exemplos de presença digital.
Uma mulher cozinhando e mexendo no computador para remeter à presença digital de um negócio.

O que é presença digital?

Segundo o Índice MCC-ENET, o e-commerce, ou comércio digital, cresceu 73,88% em 2020. Esse crescimento expressivo se deve, principalmente, à pandemia de Covid-19. Nesse cenário, os varejistas tiveram que se reinventar para manter o negócio na ativa.

No entanto, apesar desse crescimento do setor, não é todo negócio digital que consegue se destacar. Afinal, isso também significa o aumento de concorrência no ambiente virtual. Nesse sentido, é essencial investir em estratégias e boas práticas para que o seu estabelecimento saia na frente.

Então, esse conjunto de ações consistem no fomento da sua presença digital. Ou seja, na maneira e no quanto a sua marca está sendo vista no ambiente online

Por que ter presença digital?

Você já viu que é necessário aprimorar continuamente como a presença digital acontece para que a sua empresa tenha destaque em um ambiente tão concorrido. Mas, não é somente essa vantagem competitiva que o seu negócio pode ter. A seguir, entenda melhor os seus principais benefícios:

Ampliação do alcance da marca

De acordo com o levantamento realizado pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil, em 2020, mais de 152 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Esse valor aponta um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Assim, vemos que o comportamento do consumidor está cada vez mais virtual.

Uma das qualidades do e-commerce é a sua mobilidade. Por estar em um ambiente virtual, a sua companhia pode chegar a pessoas do país todo, ou até mesmo de outras nações. Dessa forma, juntando esses dois aspectos, a internet permite um alcance maior. Mas o que vai firmar isso, de fato, é a qualidade da sua estratégia de posicionamento de marca.

 No centro de uma aglomeração, há alguém pintado de laranja, com holofotes e em cima de um alvo.

Destacar da concorrência

Segundo dados publicados pelo E-marketer, os investimentos em publicidade digital devem crescer mais de 60% até 2024. Assim, se o seu estabelecimento não empregar esforços na presença digital, com certeza não vai conseguir se destacar da concorrência. 

Há diversas ações possíveis para colocar em prática, e vamos explicar cada uma delas ao longo deste artigo.

Redução de custos operacionais

Investir em presença digital também traz benefícios expressivos em relação à sua gestão de custos. Manter um negócio físico é bem mais caro: há despesas com aluguel de loja e contas fixas, como as de água e energia elétrica. 

Além disso, um local físico tende a demandar um quadro de colaboradores maior para manter a qualidade do serviço. Então, pode-se somar os custos com a seleção, contratação e até desligamentos de funcionários nesse cálculo.

Consolidação de promotores do negócio

Se a sua presença digital está sendo bem construída, a tendência é que os clientes que tenham contato com ela vivam uma boa experiência. Esse fator é decisivo para firmar o seu estabelecimento como a preferência entre eles. 

O mais interessante disso é que os consumidores satisfeitos tendem a promover o seu negócio para outros. 

No cenário offline, chamamos isso de “propaganda boca a boca” — um dos melhores tipos de marketing que existe. Assim, imagine isso acontecendo em um ambiente virtual, onde as informações viralizam? 

Como construir uma presença digital?

Para construir a presença digital, é essencial ter clareza de onde a sua marca quer chegar. Por isso, o primeiro passo é definir um planejamento estratégico. Nele, as metas do negócio devem estar definidas. Elas serão a bússola para definir o seu plano de ação, ou seja, como e o que será feito para batê-las. 

Continue a leitura e confira um passo a passo com as principais ações para colocar em prática no seu negócio.

Faça um plano de ação

A partir das informações do seu planejamento estratégico, desenvolva um plano de ação para potencializar a sua presença digital. Dessa forma, é preciso que essa documentação conte com cronograma, responsáveis pelas atividades e como cada ação deve acontecer. 

Para otimizar a performance, vale sempre colocar um plano B caso alguma ação caia. Inclusive, isso é normal quando pensamos em estratégias digitais: é um ambiente muito dinâmico e as coisas mudam em uma velocidade alta.

 Crie um Blog

Ter um blog dentro do site da sua empresa é importante para que você possa oferecer um conteúdo atualizado do seu produto ou serviço. A ferramenta precisa ser pensada para informar, prestar contas ou oferecer conteúdo especializado. 

Assim, sempre que possível, os textos não devem falar dos produtos em si, mas sim de tudo o que se pode fazer com eles. Isso vai ajudar no compartilhamento do material nas redes sociais e, assim, fortalecer a sua presença digital.

Essa ação faz parte de uma estratégia chamada Marketing de Conteúdo. De acordo com a Aberdeen, uma empresa britânica de Marketing Digital, as empresas que investem nesse método apresentam um crescimento ano a ano 7,8% maior se comparadas com aquelas que não usam o Marketing de Conteúdo.

Mulher sorrindo para a câmera. Parece que está gravando uma review de algo.

Conte boas histórias

A arte do convencimento passa sempre por uma boa história. Assim, para chegar ao coração das pessoas, ela deve ser contada de maneira simples. 

Pode ser da origem do produto que você oferece ou da relação que as pessoas têm com ele. Essa técnica é conhecida como storytelling e o segredo da sua eficácia é o senso de identificação que é criado com o cliente.

Depoimentos sinceros de usuários podem e devem ser utilizados para fortalecer a presença digital da sua marca. Mas não vale inventar, quanto mais real for a história, maior a chance das pessoas se envolverem com ela. 

Há casos de histórias não comprovadas que se viraram contra as empresas, prejudicando assim uma presença digital com autoridade.

Varie os formatos

A variedade dos formatos ajuda a prender a atenção de quem visita o seu site e ajuda no compartilhamento do conteúdo nas redes sociais. 

Uma boa foto, um vídeo divertido ou um texto com conteúdo pertinente e bem escrito vão ajudar o seu conteúdo a alcançar mais pessoas. Assim, cresce a possibilidade de melhores resultados nas redes.

Hoje, dentre os formatos em destaque, podemos citar os conteúdos interativos com uso da gamificação. Esses tipos de materiais aumentam o engajamento. Isso acontece porque eles aguçam o interesse dos consumidores por meio da exploração do lúdico. O nosso cérebro é condicionado a uma carga limitada de aprendizado, que é favorecida com essa estratégia.

 Ouça o seu público

Se as redes sociais servem para aproximar o consumidor da sua marca, não faz sentido deixar o visitante falando sozinho. 

Sempre que houver uma interação, seja ela uma crítica, um elogio ou mesmo um comentário despretensioso, é importante que a resposta seja rápida, direta e precisa. Isso faz com que a pessoa se sinta valorizada. 

Então, aproveite todas as informações obtidas para melhorar o seu produto ou serviço. Quando o usuário percebe que as sugestões são levadas em conta, ele é estimulado a dar novas contribuições.

Use os dados de acesso, cliques e compartilhamentos para identificar o comportamento dos seus consumidores. Isso vai te ajudar a identificar quais são os conteúdos, produtos e serviços com os quais eles mais se identificam. Assim, as suas ações terão um resultado melhor no decorrer do tempo.

Inspire pessoas

Sempre que uma marca consegue entender o que o seu público espera dela e oferece um conteúdo relevante, fecha-se um ciclo em que os dois lados se complementam. 

Quando a química acontece, a empresa passa a ser uma referência em seu setor de atuação. Isso faz com que seu produto ou serviço passe a ser desejado, seja pela qualidade ou mesmo pela sua estética.

Mulher mexendo no celular com vários ícones ao redor demonstrando a conectividade.

Use as redes sociais

O Brasil está entre os países com usuários mais assíduos de redes sociais. Segundo uma pesquisa da empresa de dados digitais ComScore, 88% dos brasileiros consomem algum produto por meio online. 

Assim, as redes sociais assumem um papel importante para atrair esses consumidores. Afinal, se você quer ter mais chances de dialogar com as milhões de pessoas que passam muitas horas por dia em frente ao computador ou smartphone diariamente, as redes podem ser um ótimo atalho. 

Mas, vale destacar que não adianta criar perfis indiscriminadamente. Busque compreender os possíveis usos para cada uma das redes e, depois, decida em quais concentrar as suas energias, sempre com o objetivo de fortalecer a presença digital do seu negócio.

Para potencializar o uso, é interessante aplicar o marketing de influência. Nessa estratégia, a sua marca investe para que um perfil influenciador divulgue seus produtos e serviços. 

Tenha um site profissional

Um aspecto que muitos pequenos e médios empreendedores acabam negligenciando é a qualidade da sua página. 

É essencial investir em um site profissional, ou seja, com o suporte adequado para oferecer a melhor experiência para o seu usuário. Caso contrário, há uma perda de investimento, pois a sua empresa não vai conseguir reter os clientes.

Ter um site profissional contribui para que a sua marca tenha maior relevância até na pesquisa orgânica feita em sites de buscas. Isso é muito importante, pois aumenta o seu ROI (Return over Investiment, ou Retorno sobre Investimento), visto que mais clientes chegarão ao seu canal, sem você precisar aumentar o investimento.

Além disso, pensando que há cada vez mais pessoas usando os smartphones no dia a dia, vale ter atenção, também, com a responsividade do seu site, blog ou loja, para versões mobile. Assim, é ainda mais importante ter um site profissional, já que seus fornecedores garantem essa responsividade.

Pessoas reunidas ao redor de um celular gigante, todas trabalhando e conectadas virtualmente.

Crie relacionamento

O relacionamento com o cliente é essencial para retê-los no seu negócio. Estima-se que o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) possa custar até sete vezes mais do que a fidelização

Assim, não vai adiantar você criar os melhores conteúdos, se eles não estiverem onde o seu público-alvo frequenta. 

Redes sociais e e-mail são ótimos locais para se criar uma relação duradoura, por exemplo:

  • Responda, sempre que possível;
  • Use as mensagens diretas para esse atendimento;
  • Utilize campanhas de e-mail marketing;
  • Tenha atenção aos interesses dos clientes, sempre em busca de conhecer melhor os seus desejos e características.

Exemplos de presença digital

O timing para firmar a presença digital da sua marca é um ponto muito importante. Exemplos de empresas que são referência nisso, com certeza, vão te ajudar a ter mais clareza em como colocar essa estratégia em prática. 

A Netflix é uma das marcas que mais se destacam nas redes sociais. Ela interage com outras empresas, inclusive a concorrência, sempre em tom de brincadeira e usando palavras-chave contextualizadas com algum assunto em destaque no momento.

Além dela, podemos citar a brasileira Magazine Luiza. A líder varejista é referência em posicionamento nas redes sociais da marca, voltadas para o lado comercial. Mas também é destaque no posicionamento das lideranças nas redes profissionais.

Assim, há diversas referências de perfis para acompanhar e usar como inspiração para destacar a sua loja. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que logo seja possível colocar em prática as dicas que apresentamos por aqui.

Agora que você já entendeu a importância da presença digital, se quiser conhecer mais sobre como montar o seu site profissional, veja agora como funciona o Site Pronto de Terra Empresas.

Até a próxima! 

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