O passo a passo para criar um site para uma empresa

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

O passo a passo para criar um site para uma empresa

Antes de saber como criar um site para empresa, é importante pensar nos benefícios que essa decisão pode trazer para o negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 80% da população está conectada à internet.

Isso quer dizer que um site dinâmico e bem estruturado tem grande potencial de engajamento e conversão, devido à forte presença do consumidor no ambiente virtual. Por isso, construir uma página que gere oportunidades pode ser tudo o que você precisa no momento.

A tendência desse número é aumentar, pois os clientes descobriram as facilidades de interagir na web. De acordo com o levantamento da plataforma de pesquisa NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros já preferem comprar online.

Pensando nisso, essa é a hora de aproveitar a mudança do consumidor e colocar sua empresa nessa grande vitrine online chamada internet. 

Ficou interessado e agora quer saber como criar um site para a sua empresa? Continue lendo este artigo e saiba a resposta para estas perguntas: 

  • Por que criar um site para uma empresa?
  • Como criar sua página?
Homem mexendo em um computador criando um site para sua empresa.

Por que criar um site para uma empresa?

Antes de construir um site, é fundamental entender qual a real importância e relevância de ter uma página online. Além de maior interação e proximidade com o público-alvo, um site otimiza as ações estratégicas de marketing e vendas. 

De acordo com os dados apurados pela Mastercard em parceria com a Americas Market Intelligence (AMI), em 2020 houve um aumento de 46% no volume de brasileiros que realizaram compras online

Com a evolução tecnológica, surgimento dos dispositivos móveis e acesso constante dos usuários à internet, o site complementa o investimento em campanhas que envolvem uso de outros recursos, tais como:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Blog;
  • SAC online;
  • Chat web.

Um site de sucesso traz as principais informações sobre a empresa, seus produtos e serviços, além de missão e valores. Por meio da página e seu conteúdo, os consumidores têm um contato direto com a marca, aumentando as chances de prospecção, conversão e vendas.

A seguir, veja alguns benefícios de construir uma página virtual: 

Aumento do engajamento do seu público

Como a virtualidade minimiza a distância entre o público e a empresa, o relacionamento tende a um estreitamento que possibilita conhecer melhor o perfil do consumidor, tais como:

  • Comportamento;
  • Hábitos;
  • Preferências.

Obter essas informações possibilita que as estratégias sejam melhor direcionadas, o que pode melhorar e aumentar o engajamento. 

Quanto mais o consumidor se sentir envolvido e importante, maior a probabilidade de ele se tornar um cliente fidelizado no futuro.

Pessoa mexendo em um celular acessando um e-commerce.

Presença online 24 horas

No formato 24 horas por dia, sete dias por semana, você garante sua marca, continuamente na memória dos clientes. As barreiras impostas pelo horário comercial, como o fechamento dos espaços físicos, não existem no ambiente online.

Os usuários podem entrar e interagir com seu negócio a qualquer hora do dia ou da noite e obter as informações de que precisa. Além disso, é possível integrar canais de comunicação, o que facilita o atendimento ao cliente ao responder dúvidas, coletar reclamações e propor soluções imediatas.

Só no primeiro trimestre de 2021, de acordo com o relatório da pesquisa realizada pela Neotrust, foram realizadas 75,8 milhões de compras online. Isso representa um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período em 2020.

Aumenta a visibilidade da empresa

Já ouviu o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Com um número tão expressivo de usuários na internet, a empresa que não tem um site, está perdendo vantagem competitiva e deixando marcar presença digital.

A visibilidade é maior, sobretudo, com a ajuda dos buscadores, que facilitam a marca ser encontrada por meio das palavras-chave. 

E, mesmo que o consumidor não evolua em sua jornada de compra, ele terá a oportunidade de conhecer sua empresa, o que talvez não fosse tão fácil fora da web.

Geração de valor e autoridade para a marca

Uma empresa confiável, que se apresenta de forma transparente e disposta a oferecer soluções para o seu público, certamente, terá maior reconhecimento. Um site responsivo e adequado ao público que pretende atrair e agregar valor, gera autoridade e, com isso, mais oportunidades.

Entretanto, para se destacar no mercado, estimular o engajamento e ser reconhecidamente uma marca forte do segmento é fundamental ter um espaço sempre atualizado e com informações relevantes. É o que veremos, a seguir, no passo a passo.

Quatro telas, computador, notebook, tablet e celular mostrando a aplicação de um site em diferentes plataformas.

Como criar um site para uma empresa?

A construção de um site deve ser bem planejada, considerando sua importância e relevância para as estratégias de marketing e vendas. Criar e montar uma página parece uma tarefa simples, contudo, é mais complexo do que se imagina.

Levando em conta os apontamentos realizados pela Optimizely/Episerver, que mostram que cerca de 62% dos consumidores brasileiros fazem compras online todos os meses, ter um site é essencial para a continuidade das estratégias de negócio.  

No entanto, é preciso pensar no perfil do público-alvo e conectar todas as ações dentro da página para a captação e geração de leads. Com o tempo, o comportamento dos visitantes fornece insights de aspectos que devem ser aprimorados ou melhorados.

Vale lembrar que um site funciona como o cartão de visitas da empresa, ou seja, toda a sua estrutura deve ser pensada para oferecer o máximo de informações, de forma prática e focada, com atenção ao que é, de fato, útil para o público.

Trouxemos um passo a passo simples, mas eficiente para ajudar você a desenvolver um site do zero. Siga as etapas e você terá um processo bem facilitado:

Registre o domínio

O primeiro passo é fazer o registro do domínio do seu site, ou seja, o endereço URL que é sua garantia do direito de usar a extensão escolhida. No Brasil, de modo geral, as empresas utilizam o domínio “.com.br”.

Esse registro é pago e pode ser de um a 10 anos. E no Terra Empresas oferecemos o plano anual.  

Escolha o provedor de hospedagem do site

Após registrado o domínio, no órgão público específico ou no combo do provedor, é a hora de escolher onde o seu site será hospedado. Isso quer dizer que você precisa de um ambiente para armazenar tudo o que for produzido no seu site, como páginas, arquivos e imagens.

Existem diversos provedores e um deles é o Construtor de Sites de Terra Empresas, um serviço em que você pode contar com:

  • Domínio próprio grátis;
  • 10 caixas de e-mail com o nome da sua empresa;
  • Site responsivo, ou seja, versão mobile/desktop/tablet;
  • Melhora de performance, o que significa seu site no sistema de busca do Google;
  • Suporte técnico: especialistas 24h por dia;
  • Acompanhamento em tempo real: veja quantas pessoas acessaram seu site.

Se você já tiver um site e deseja fazer apenas o registro do domínio, poderá utilizar o endereço do Domínio Terra.  

Além disso, o nosso serviço de hospedagem disponibiliza diversos planos no Hospedagem de Sites, conforme as necessidades da sua empresa. De modo online, você pode acompanhar a audiência e coletar informações estratégicas para o sucesso do seu negócio.

Colegas de trabalho reunidos, felizes, discutindo algo enquanto olham para um tablet.

Defina o seu objetivo

Resolvida a parte técnica e burocrática, a etapa seguinte é de planejamento, para definição do objetivo principal de construção do site. Por mais que a intenção não seja efetuar vendas diretas, o que se caracterizaria um e-commerce, a ideia sempre é voltada para o negócio de produtos ou serviços.

Com isso, alguns objetivos comuns à maioria dos sites são:

  • Apresentação do catálogo de produtos e serviços;
  • Geração e engajamento de leads;
  • Ajudar o público a encontrar sua empresa física;
  • Abertura de canal de contato e interação entre consumidores e empresa;
  • Reafirmar o compromisso da marca com a qualidade e confiabilidade — cases de sucessos, apresentações institucionais, depoimentos de clientes, entre outros.

Apesar das diversas possibilidades, para que sua página não seja poluída e de difícil navegação, as informações devem estar dispostas de maneira estratégica e sem excessos, canalizando para um foco principal.

Escolha um template

ual a cara você deseja dar para o site da sua empresa? A escolha do template define a apresentação visual da sua página, ou seja, a organização das informações e de modo a personalizar sua marca e a fixar na memória das pessoas que acessarem a página.

Em seus estudos, a Xerox aponta, por exemplo, que, ao usar cores, é possível que uma companhia aumente o reconhecimento da marca. As pessoas se conectam com imagens e cores, criando uma identidade visual que permite uma associação rápida ao visualizar o template do site

Tenha o cuidado ao pensar na responsividade da plataforma, visto que diversas organizações estão adaptando suas páginas para exibição em telas de tamanhos distintos e dispositivos móveis. 

Configure o seu site

Com o template e as seções definidas, para finalizar e colocar o seu site no ar, é preciso configurar, inserindo conteúdo, como textos, fotos e vídeos. A ideia é gerar tráfego, estimular uma ação do visitante para que ele se torne um lead, facilitando a nutrição que leva à conversão.

É crucial manter o conteúdo atualizado e diversificado, dentro dos objetivos da empresa. Para atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser interessante e trazer respostas, de modo a sanar dúvidas ou resolver uma dor de quem chegou à sua página.

Como você viu, o site é um dos mais importantes canais utilizados pelo marketing digital. Para alcançar resultados e conquistar um posicionamento de marca diferenciado, siga os passos que trouxemos neste artigo para ter um site bem construído e atrativo.

Gostou de aprender sobre como criar um site para uma empresa? Que tal compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam, também, como marcar presença na internet? 

Até breve! 

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.