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O passo a passo para criar um site para uma empresa

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

18 de abril de 2022

O passo a passo para criar um site para uma empresa

Antes de saber como criar um site para empresa, é importante pensar nos benefícios que essa decisão pode trazer para o negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 80% da população está conectada à internet.

Isso quer dizer que um site dinâmico e bem estruturado tem grande potencial de engajamento e conversão. Por isso, construir uma página que gere oportunidades pode ser tudo o que você precisa no momento.

A tendência desse número é aumentar, pois os clientes descobriram as facilidades de interagir na web. De acordo com o levantamento da NZN Intelligence, 74% dos brasileiros já preferem comprar online.

Pensando nisso, essa é a hora de aproveitar a mudança do consumidor e colocar sua empresa nessa grande vitrine online. 

Se interessou? E agora quer saber como criar um site para a sua empresa? Então, continue lendo este artigo e saiba a resposta para estas perguntas: 

  • Por que criar um site para uma empresa?
  • Como criar sua página?
como criar site para empresa

Por que criar um site para uma empresa?

Antes de construir um site, é fundamental entender qual a real importância de ter uma página online. Além de maior interação e proximidade com o público, um site otimiza as estratégias de marketing e vendas. 

De acordo com os dados apurados pela Mastercard em parceria com a Americas Market Intelligence (AMI), em 2020 houve um aumento de 46% no volume de brasileiros que realizaram compras online

Com a evolução tecnológica, surgimento dos dispositivos móveis e acesso constante dos usuários à internet, o site complementa o investimento em campanhas que envolvem uso de outros recursos, tais como:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Blog;
  • SAC online;
  • Chat web.

Um site de sucesso traz as principais informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. Além, é claro, da missão e valores. Por meio da página e seu conteúdo, os consumidores têm um contato direto com a marca, aumentando as chances de prospecção, conversão e vendas.

A seguir, veja alguns benefícios de construir uma página virtual: 

Aumento do engajamento do seu público

Como a virtualidade minimiza a distância entre o público e a empresa, o relacionamento tende a um estreitamento que possibilita conhecer melhor o perfil do consumidor, tais como:

  • Comportamento;
  • Hábitos;
  • Preferências.

Obter essas informações possibilita que as estratégias sejam melhor direcionadas, o que pode melhorar e aumentar o engajamento. 

Quanto mais o consumidor se sentir envolvido e importante, maior a probabilidade de se tornar um cliente fidelizado.

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Presença online 24 horas

No formato 24 horas por dia, sete dias por semana, você garante sua marca, continuamente na memória dos clientes. As barreiras impostas pelo horário comercial, como o fechamento dos espaços físicos, não existem no ambiente online.

Os usuários podem entrar e interagir com seu negócio a qualquer hora do dia ou da noite e obter as informações de que precisa. Além disso, é possível integrar canais de comunicação, o que facilita o atendimento ao responder dúvidas, coletar reclamações e propor soluções imediatas.

Só no primeiro trimestre de 2021, conforme pesquisa da Neotrust, foram realizadas 75,8 milhões de compras online. Isso representa um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período em 2020.

Aumenta a visibilidade da empresa

Já ouviu o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Com um número tão expressivo de usuários na internet, a empresa que não tem um site, está perdendo vantagem competitiva e deixando marcar presença digital.

A visibilidade é maior, sobretudo, com a ajuda dos buscadores, que facilitam a marca ser encontrada por meio das palavras-chave. 

E, mesmo que o consumidor não evolua em sua jornada de compra, ele terá a oportunidade de conhecer sua empresa, o que talvez não fosse tão fácil fora da web.

Geração de valor e autoridade para a marca

Uma empresa confiável, que se apresenta de forma transparente e disposta a oferecer soluções para o seu público, certamente, terá maior reconhecimento. Um site responsivo gera autoridade e, com isso, mais oportunidades.

Entretanto, para se destacar no mercado, estimular o engajamento e ser reconhecidamente uma marca forte do segmento é fundamental ter um espaço sempre atualizado e com informações relevantes. É o que veremos, a seguir, no passo a passo.

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Como criar um site para uma empresa?

A construção de um site deve ser bem planejada, considerando sua importância e relevância para as estratégias de marketing e vendas. Criar e montar uma página parece uma tarefa simples. Contudo, é mais complexo do que se imagina.

Levando em conta os apontamentos realizados pela Optimizely/Episerver, que mostram que cerca de 62% dos brasileiros fazem compras online todos os meses, ter um site é essencial para a continuidade das estratégias de negócio.  

No entanto, é preciso pensar no perfil do público-alvo e conectar todas as ações dentro da página para a captação e geração de leads. Com o tempo, o comportamento dos visitantes fornece insights de aspectos que devem ser aprimorados ou melhorados.

Vale lembrar que um site funciona como o cartão de visitas da empresa. Em outras palavras, toda a sua estrutura deve ser pensada para oferecer o máximo de informações, de forma prática e focada, com atenção ao que é, de fato, útil para o público.

Trouxemos um passo a passo simples, mas eficiente para ajudar você a desenvolver um site do zero. Siga as etapas e tenha um processo facilitado:

Registre o domínio

O primeiro passo é fazer o registro do domínio do seu site. Ou seja, o endereço URL que é sua garantia do direito de usar a extensão escolhida. No Brasil, de modo geral, as empresas utilizam o domínio “.com.br”.

Esse registro é pago e pode ser de um a 10 anos. E no Terra Empresas oferecemos o plano anual.  

Escolha o provedor de hospedagem do site

Após registrar o domínio, no órgão público específico ou no combo do provedor, é a hora de escolher onde o seu site será hospedado. Isso quer dizer que você precisa de um ambiente para armazenar tudo o que for produzido no seu site, como páginas, arquivos e imagens.

Existem diversos provedores e um deles é o Construtor de Sites de Terra Empresas, um serviço em que você pode contar com:

  • Domínio próprio grátis;
  • 10 caixas de e-mail com o nome da sua empresa;
  • Site responsivo, ou seja, versão mobile/desktop/tablet;
  • Melhora de performance, o que significa seu site no sistema de busca do Google;
  • Suporte técnico: especialistas 24h por dia;
  • Acompanhamento em tempo real: veja quantas pessoas acessaram seu site.

Se você já tiver um site e deseja fazer apenas o registro do domínio, poderá utilizar, por exemplo, o endereço do Domínio Terra.  

Além disso, o nosso serviço de hospedagem disponibiliza diversos planos no Hospedagem de Sites, conforme as necessidades da sua empresa. De modo online, você pode acompanhar a audiência e coletar informações estratégicas para o sucesso do seu negócio.

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Defina o seu objetivo

Resolvida a parte técnica e burocrática, a etapa seguinte é de planejamento. Ou seja, para definição do objetivo principal de construção do site.

Por mais que a intenção não seja efetuar vendas diretas, o que se caracterizaria um e-commerce, a ideia sempre é voltada para o negócio de produtos ou serviços.

Portanto, alguns objetivos comuns à maioria dos sites são:

  • Apresentação do catálogo de produtos e serviços;
  • Geração e engajamento de leads;
  • Ajudar o público a encontrar sua empresa física;
  • Abertura de canal de contato e interação entre consumidores e empresa;
  • Reafirmar o compromisso da marca com a qualidade e confiabilidade — cases de sucessos, apresentações institucionais, depoimentos de clientes, entre outros.

Apesar das diversas possibilidades, para que sua página não seja poluída e de difícil navegação, as informações devem, portanto, estar dispostas de maneira estratégica e sem excessos.

Escolha um template

Qual a cara você deseja dar para o site da sua empresa? A escolha do template define a apresentação visual da sua página. Ou seja, a organização das informações e de modo a personalizar sua marca e a fixar na memória das pessoas que acessarem a página.

Em seus estudos, a Xerox aponta, por exemplo, que, ao usar cores, é possível que uma companhia aumente o reconhecimento da marca. Até porque as pessoas se conectam com imagens e cores, criando uma identidade visual que permite uma associação rápida ao visualizar o template do site

Tenha o cuidado ao pensar na responsividade da plataforma! Até porque diversas organizações estão adaptando suas páginas para exibição em telas de tamanhos distintos e dispositivos móveis. 

Configure o seu site

Com o template e as seções definidas, para finalizar e colocar o seu site no ar, é preciso configurar. Ou seja, inserir conteúdo, como textos, fotos e vídeos. A ideia é gerar tráfego, estimular uma ação do visitante para que ele se torne um lead, facilitando a nutrição que leva à conversão.

É crucial, portanto, manter o conteúdo atualizado e diversificado, dentro dos objetivos da empresa. Porém, para atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser interessante e trazer respostas. Ou seja, sanar dúvidas ou resolver uma dor de quem chegou à sua página.

Como você viu, o site é um dos mais importantes canais utilizados pelo marketing digital. Portanto, para ter uma página bem construída, atrativa e alcançar resultados, siga os passos deste artigo.

Gostou de aprender sobre como criar um site para uma empresa? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam, também, como marcar presença na internet? 

Até breve! 

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