Como criar um site para a sua empresa em 4 passos

10 formas de ganhar dinheiro na internet
Renda extra: 10 formas de ganhar dinheiro na internet
2 de agosto de 2019
5 dicas para integrar o controle de estoque da loja virtual
5 dicas para integrar o controle de estoque da loja virtual
21 de agosto de 2019

Se você estiver lendo este texto, é bem provável que tenha percebido a importância dos sites para o nosso estilo de vida na internet (fazendo buscas ou mostrando algo). Existem hoje centenas de tipos de sites — para centenas de objetivos diferentes. Os mais famosos são blogs, sites educacionais, sites de notícias, comunidades, portfólios e sites de vendas. Se você estiver buscando uma forma de criar um site, mostramos como montar o seu em 4 passos.

Objetivo

Como citado anteriormente, existem vários tipos de sites, cada um com objetivos próprios e, consequentemente, públicos específicos. Se você tiver facilidade para criar conteúdo, pode estar procurando uma maneira de montar o seu site educacional ou até um de notícias. O primeiro passo aqui é definir o rumo que o seu site vai tomar e quem será o seu público. Tenha em mente alguns exemplos:

  • Blogs

O primeiro é o mais amplo de todos, pois tem um pouco de cada tipo de site. Um blog serve para quem deseja escrever textos com temas diferentes, falar sobre viagens, receitas e outras infinitas possibilidades.

  • Educacionais

Tem um domínio sobre algum assunto e gostaria de repassar seu conteúdo? Um site educacional pode ser uma boa solução. Nele você pode oferecer conteúdos, sejam gratuitos ou pagos, além de produzir materiais didáticos escritos, sonoros ou visuais.

Produções audiovisuais são um boa opção para conteúdo educacional. Se você quiser vender conteúdos assim, criar um site educacional será uma ótima saída.
Produções audiovisuais são um boa opção para conteúdo educacional. Se você quiser vender conteúdos assim, criar um site educacional será uma ótima saída. Imagem: Unsplash
  • Notícias

Informações sempre foram muito importantes! Estes são tempos em que é preciso saber as fontes e a veracidade das notícias, por isso sites com informações são essenciais. Se você tiver acesso a essas informações e desejar compartilhá-los, aqui está, sem dúvida, a melhor escolha.

  • Comunidades

Comunidades já tiveram tempos melhores, mas elas ainda estão vivas. Geralmente são voltadas para pessoas com gostos, desejos e objetivos parecidos que se unem para discutir o mesmo tema. Quem planeja criar um site de comunidade precisa ter paciência, pois demanda tempo construir um grupo sólido.

  • Portfólios

É importante que os seus trabalhos tenham visibilidade. Além de ter mais possibilidades de apresentar os seus serviços, um site exclusivamente seu confere uma larga vantagem na hora de conseguir clientes e concretizar negócios (e em entrevistas de emprego).

Portfólios podem ser a base para você mostrar qualquer tipo de conteúdo — visual, receitas de culinária, trabalhos manuais e infinitas opções.
Portfólios podem ser a base para você mostrar qualquer tipo de conteúdo — visual, receitas de culinária, trabalhos manuais e infinitas opções. Imagem: Unsplash
  • Lojas virtuais

Também chamadas de e-commerce, as lojas virtuais são para quem quer vender produtos. São diferentes dos sites educacionais porque servem também para a venda de produtos físicos, como roupas, eletrônicos e tantas outras possibilidades. Crie um site de vendas para ampliar os seus negócios!

Como criar um site

Ciente do que você vai produzir ou divulgar no seu site, o primeiro passo é escolher e comprar o seu domínio, ou seja, o nome do seu site — comumente chamado de link ou endereço. Ao escolher o domínio e efetuar a compra, seu endereço virtual será registrado diretamente nos órgãos responsáveis, nacionais ou internacionais.

Se o nome escolhido por você já estiver em uso (o que é muito possível), opte por usar algo semelhante ou relacionado à sua marca.

Hospedando o seu site

Para o seu site ficar no ar, é preciso estar hospedado em algum serviço próprio. Existem muitas opções no mercado, tanto gratuitas quanto pagas. Embora a gratuita seja uma opção, costuma apresentar sites instáveis e várias restrições. Nesta fase, é importante que você opte por um serviço de qualidade, com certificado SSL, o que comprova que seu site é seguro. Para criar um site de qualidade, escolha um serviço de hospedagem confiável e de fácil acesso.

Construindo o site

O primeiro passo para trás na construção de um site costuma ser agora, mas se acalme! O ato inicial aqui costuma ser procurar um profissional que monta e constrói sites — e que acaba cobrando caro pelo serviço, o que leva o interessado a desistir por aí mesmo.

No entanto, hoje em dia as plataformas para construção de sites estão mais autoexplicativas, o que facilita, e muito, na hora de montar o seu. Embora entender sobre design e programação seja um diferencial e facilite a confecção, é possível, sim, fazer sozinho o serviço.

Contrate um serviço que deixe o site com a cara da sua marca e, se preferir, use alguns templates de exemplos ou até como base para fazer o seu.

Quer mais dicas para criar seu site? Acesse o blog do Terra Empresas e confira mais dicas para vender na internet!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Deixe seu Comentário
Blog