Como criar uma marca e consolidar sua empresa no mercado
publicado por Terra Empresas
7min leitura
13 de junho de 2022
Escolher o segmento e definir o nome do negócio é apenas o início. Confira 4 passos importantes para criar uma marca e torná-la conhecida para os consumidores.
Conforme dados do Sebrae, atualmente existem 6,4 milhões de pequenos negócios devidamente registrados no Brasil, o que o torna um dos países mais empreendedores do mundo. Nossa economia agradece.
Mas, no meio de tantos negócios sendo criados, a pergunta que não quer calar é: como uma empresa vai se diferenciar dos concorrentes?
Para que exista uma diferenciação logo de cara, um dos primeiros passos certamente é criar uma marca. Inclusive, a definição de marca do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostra isso: um sinal distintivo e visualmente perceptível que identifica e diferencia produtos e serviços.
Vamos pensar na marca Coca-cola. O que a diferencia de outros refrigerantes do tipo cola?
( ) a logomarca
( ) as cores do produto
( ) o sabor
Com esses elementos em mente, você percebe que a Coca-cola tem uma imagem única que a diferencia de outros produtos. Eles também investem constantemente em propaganda e posicionam muito bem o produto no mercado, o que marca as pessoas com suas mensagens muito bem desenvolvidas e atrai consumidores a todo momento.
Da escolha do produto ou serviço até o posicionamento no mercado, todas as etapas da construção de uma marca são importantes. Se você quer abrir uma nova empresa, veja o passo a passo para começar a criação de sua marca hoje mesmo.
Passo 1 – Determine seu público
Sua marca vai vender um produto ou serviço para alguém, certo? Esse alguém, naturalmente, precisa ter interesse em sua marca. Um grupo de pessoas com o mesmo interesse é chamado de público-alvo.
O seu público é um grupo de consumidores para o qual sua empresa deve direcionar as ações de marketing e, consequentemente, a venda de produtos ou serviços.
Para determinar o seu público, o ideal é fazer uma pesquisa, para identificar a faixa etária, o sexo, o tipo de ocupação, a situação socioeconômica dos possíveis clientes. Pergunte-se: quais problemas ou “dores” o meu público enfrenta? Você precisa entender as motivações do seu consumidor e apresentar uma solução para sua “dor”.
Passo 2 – Escolha um nome simples e fácil de memorizar
Não é à toa que marcas muito conhecidas mundialmente têm nomes curtos, simples e sonoros. Veja o exemplo da Amazon, da Coca-cola, da IBM, do Facebook… todas estas marcas possuem nomes únicos, originais e fáceis de serem pronunciados em qualquer idioma.
O nome é a primeira impressão que sua marca transmite ao público, e por essa razão é importante escolher um nome fácil de ser lembrado. Evite nomes atrelados a modismos do momento ou que só sejam reconhecidos em determinada região. Esses cuidados ajudam a tornar sua marca mais conhecida e valorizada.
Atenção:
Assim que tiver uma lista com bons nomes, não se esqueça de fazer 2 consultas importantes para ajudar em sua escolha:
1. verificar quais desses nomes já foram registrados no INPI, para evitar problemas legais e financeiros;
2. pesquisar os domínios ainda disponíveis para você possa criar um website e estabelecer sua presença online;
Passo 3 – Crie uma logomarca atrativa
A logomarca é o elemento visual que simboliza sua marca. Este elemento pode ser representado por apenas uma imagem, apenas um texto ou uma imagem junto de um texto.
A logomarca é basicamente a aparência de sua marca, e é como se fosse o estilo de se vestir de uma pessoa. Ela deve refletir a personalidade do seu negócio. Qual a imagem que você deseja transmitir: moderna, despojada ou clássica? De olho no público-alvo, crie a logo com as características de sua marca.
Dica:
É fundamental que a logomarca seja simples, adaptável e fácil de ser lembrada pelo público.
As cores dizem muito
As cores também têm um papel importantíssimo na criação da logo. Cada cor tem um significado e desperta uma sensação específica nos consumidores.
O azul, por exemplo, está relacionado à nobreza e costuma ser usado para transmitir serenidade, harmonia e tranquilidade. É bastante usado por startups relacionadas à tecnologia.
Já o vermelho é uma cor quente, que simboliza energia, paixão. É conhecida por despertar o apetite e estimular a circulação, e por isso é muito usada em redes de lanchonetes fast food.
Use esses conhecimentos a seu favor na hora de criar a sua logomarca.
Passo 4 – Seja consistente no posicionamento de sua marca
Quando falamos em refrigerantes de cola, logo vêm à sua cabeça uma marca específica – e ela provavelmente faz esse trabalho de posicionamento muito bem!
Qualquer marca deve ter um posicionamento claro e consistente. O posicionamento envolve todas as estratégias realizadas pela empresa com o objetivo de promover a marca e torná-la conhecida e respeitada pelo público.
Para um bom posicionamento, é fundamental que a marca:
- Escolha corretamente os canais de divulgação;
- Tenha um objetivo e mensagem claros: ser reconhecida pelo preço ou pela qualidade do produto, por exemplo;
- Preze sempre pelo bom atendimento ao cliente;
- Invista em marketing: as plataformas digitais estão aí, facilitam e tornar essa tarefa mais viável financeiramente às pequenas empresas.
Estes são os passos principais para criação e consolidação de sua marca.
Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário! Aproveite e leia também: 5 negócios lucrativos para 2020.