Escolher o segmento e definir o nome do negócio é apenas o início. Confira 4 passos importantes para criar uma marca e torná-la conhecida para os consumidores.
Conforme dados do Sebrae, atualmente existem 6,4 milhões de pequenos negócios devidamente registrados no Brasil, o que o torna um dos países mais empreendedores do mundo. Nossa economia agradece.
Mas, no meio de tantos negócios sendo criados, a pergunta que não quer calar é: como uma empresa vai se diferenciar dos concorrentes?
Para que exista uma diferenciação logo de cara, um dos primeiros passos certamente é criar uma marca. Inclusive, a definição de marca do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostra isso: um sinal distintivo e visualmente perceptível que identifica e diferencia produtos e serviços.
Vamos pensar na marca Coca-cola. O que a diferencia de outros refrigerantes do tipo cola?
( ) a logomarca
( ) as cores do produto
( ) o sabor
Com esses elementos em mente, você percebe que a Coca-cola tem uma imagem única que a diferencia de outros produtos. Eles também investem constantemente em propaganda e posicionam muito bem o produto no mercado, o que marca as pessoas com suas mensagens muito bem desenvolvidas e atrai consumidores a todo momento.
Da escolha do produto ou serviço até o posicionamento no mercado, todas as etapas da construção de uma marca são importantes. Se você quer abrir uma nova empresa, veja o passo a passo para começar a criação de sua marca hoje mesmo.
Sua marca vai vender um produto ou serviço para alguém, certo? Esse alguém, naturalmente, precisa ter interesse em sua marca. Um grupo de pessoas com o mesmo interesse é chamado de público-alvo.
O seu público é um grupo de consumidores para o qual sua empresa deve direcionar as ações de marketing e, consequentemente, a venda de produtos ou serviços.
Para determinar o seu público, o ideal é fazer uma pesquisa, para identificar a faixa etária, o sexo, o tipo de ocupação, a situação socioeconômica dos possíveis clientes. Pergunte-se: quais problemas ou “dores” o meu público enfrenta? Você precisa entender as motivações do seu consumidor e apresentar uma solução para sua “dor”.
Não é à toa que marcas muito conhecidas mundialmente têm nomes curtos, simples e sonoros. Veja o exemplo da Amazon, da Coca-cola, da IBM, do Facebook… todas estas marcas possuem nomes únicos, originais e fáceis de serem pronunciados em qualquer idioma.
O nome é a primeira impressão que sua marca transmite ao público, e por essa razão é importante escolher um nome fácil de ser lembrado. Evite nomes atrelados a modismos do momento ou que só sejam reconhecidos em determinada região. Esses cuidados ajudam a tornar sua marca mais conhecida e valorizada.
Atenção:
Assim que tiver uma lista com bons nomes, não se esqueça de fazer 2 consultas importantes para ajudar em sua escolha:
1. verificar quais desses nomes já foram registrados no INPI, para evitar problemas legais e financeiros;
2. pesquisar os domínios ainda disponíveis para você possa criar um website e estabelecer sua presença online;
A logomarca é o elemento visual que simboliza sua marca. Este elemento pode ser representado por apenas uma imagem, apenas um texto ou uma imagem junto de um texto.
A logomarca é basicamente a aparência de sua marca, e é como se fosse o estilo de se vestir de uma pessoa. Ela deve refletir a personalidade do seu negócio. Qual a imagem que você deseja transmitir: moderna, despojada ou clássica? De olho no público-alvo, crie a logo com as características de sua marca.
Dica:
É fundamental que a logomarca seja simples, adaptável e fácil de ser lembrada pelo público.
As cores também têm um papel importantíssimo na criação da logo. Cada cor tem um significado e desperta uma sensação específica nos consumidores.
O azul, por exemplo, está relacionado à nobreza e costuma ser usado para transmitir serenidade, harmonia e tranquilidade. É bastante usado por startups relacionadas à tecnologia.
Já o vermelho é uma cor quente, que simboliza energia, paixão. É conhecida por despertar o apetite e estimular a circulação, e por isso é muito usada em redes de lanchonetes fast food.
Use esses conhecimentos a seu favor na hora de criar a sua logomarca.
Quando falamos em refrigerantes de cola, logo vêm à sua cabeça uma marca específica – e ela provavelmente faz esse trabalho de posicionamento muito bem!
Qualquer marca deve ter um posicionamento claro e consistente. O posicionamento envolve todas as estratégias realizadas pela empresa com o objetivo de promover a marca e torná-la conhecida e respeitada pelo público.
Para um bom posicionamento, é fundamental que a marca:
Estes são os passos principais para criação e consolidação de sua marca.
Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário! Aproveite e leia também: 5 negócios lucrativos para 2020.
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