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Como criar uma marca e consolidar sua empresa no mercado

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

13 de junho de 2022

Como criar uma marca e consolidar sua empresa no mercado

Escolher o segmento e definir o nome do negócio é apenas o início. Confira 4 passos importantes para criar uma marca e torná-la conhecida para os consumidores.

Conforme dados do Sebrae, atualmente existem 6,4 milhões de pequenos negócios devidamente registrados no Brasil, o que o torna um dos países mais empreendedores do mundo. Nossa economia agradece.

Mas, no meio de tantos negócios sendo criados, a pergunta que não quer calar é: como uma empresa vai se diferenciar dos concorrentes?

Para que exista uma diferenciação logo de cara, um dos primeiros passos certamente é criar uma marca. Inclusive, a definição de marca do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostra isso: um sinal distintivo e visualmente perceptível que identifica e diferencia produtos e serviços

Vamos pensar na marca Coca-cola. O que a diferencia de outros refrigerantes do tipo cola? 

(  ) a logomarca

(  ) as cores do produto

(  ) o sabor

Com esses elementos em mente, você percebe que a Coca-cola tem uma imagem única que a diferencia de outros produtos. Eles também investem constantemente em propaganda e posicionam muito bem o produto no mercado, o que marca as pessoas com suas mensagens muito bem desenvolvidas e atrai consumidores a todo momento. 

Da escolha do produto ou serviço até o posicionamento no mercado, todas as etapas da construção de uma marca são importantes. Se você quer abrir uma nova empresa, veja o passo a passo para começar a criação de sua marca hoje mesmo. 

Passo 1 – Determine seu público

Sua marca vai vender um produto ou serviço para alguém, certo? Esse alguém, naturalmente, precisa ter interesse em sua marca. Um grupo de pessoas com o mesmo interesse é chamado de público-alvo

O seu público é um grupo de consumidores para o qual sua empresa deve direcionar as ações de marketing e, consequentemente, a venda de produtos ou serviços.

Para determinar o seu público, o ideal é fazer uma pesquisa, para identificar a faixa etária, o sexo, o tipo de ocupação, a situação socioeconômica dos possíveis clientes. Pergunte-se: quais problemas ou “dores” o meu público enfrenta? Você precisa entender as motivações do seu consumidor e apresentar uma solução para sua “dor”.

Passo 2 – Escolha um nome simples e fácil de memorizar

Não é à toa que marcas muito conhecidas mundialmente têm nomes curtos, simples e sonoros. Veja o exemplo da Amazon, da Coca-cola, da IBM, do Facebook… todas estas marcas possuem nomes únicos, originais e fáceis de serem pronunciados em qualquer idioma. 

O nome é a primeira impressão que sua marca transmite ao público, e por essa razão é importante escolher um nome fácil de ser lembrado. Evite nomes atrelados a modismos do momento ou que só sejam reconhecidos em determinada região. Esses cuidados ajudam a tornar sua marca mais conhecida e valorizada.  

Atenção:

Assim que tiver uma lista com bons nomes, não se esqueça de fazer 2 consultas importantes para ajudar em sua escolha:

1. verificar quais desses nomes já foram registrados no INPI, para evitar problemas legais e financeiros;

2.  pesquisar os domínios ainda disponíveis para você possa criar um website e estabelecer sua presença online;

Passo 3 – Crie uma logomarca atrativa

A logomarca é o elemento visual que simboliza sua marca. Este elemento pode ser representado por apenas uma imagem, apenas um texto ou uma imagem junto de um texto. 

A logomarca é basicamente a aparência de sua marca, e é como se fosse o estilo de se vestir de uma pessoa. Ela deve refletir a personalidade do seu negócio. Qual a imagem que você deseja transmitir: moderna, despojada ou clássica? De olho no público-alvo, crie a logo com as características de sua marca.

Dica:

É fundamental que a logomarca seja simples, adaptável e fácil de ser lembrada pelo público. 

As cores dizem muito

As cores também têm um papel importantíssimo na criação da logo. Cada cor tem um significado e desperta uma sensação específica nos consumidores. 

O azul, por exemplo, está relacionado à nobreza e costuma ser usado para transmitir serenidade, harmonia e tranquilidade. É bastante usado por startups relacionadas à tecnologia.

Já o vermelho é uma cor quente, que simboliza energia, paixão. É conhecida por despertar o apetite e estimular a circulação, e por isso é muito usada em redes de lanchonetes fast food

Use esses conhecimentos a seu favor na hora de criar a sua logomarca.

Passo 4 – Seja consistente no posicionamento de sua marca 

Quando falamos em refrigerantes de cola, logo vêm à sua cabeça uma marca específica – e ela provavelmente faz esse trabalho de posicionamento muito bem!

Qualquer marca deve ter um posicionamento claro e consistente. O posicionamento envolve todas as estratégias realizadas pela empresa com o objetivo de promover a marca e torná-la conhecida e respeitada pelo público. 

Para um bom posicionamento, é fundamental que a marca:

  • Escolha corretamente os canais de divulgação;
  • Tenha um objetivo e mensagem claros: ser reconhecida pelo preço ou pela qualidade do produto, por exemplo; 
  • Preze sempre pelo bom atendimento ao cliente;
  • Invista em marketing: as plataformas digitais estão aí, facilitam e tornar essa tarefa mais viável financeiramente às pequenas empresas. 

Estes são os passos principais para criação e consolidação de sua marca. 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário! Aproveite e leia também: 5 negócios lucrativos para 2020.

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