Chega um momento em que o empreendedor sente que é hora de ampliar a empresa, seja para aumentar os lucros, sobreviver no mercado competitivo, ampliar o market share ou obter prestígio. No entanto, fazer a expansão do negócio sem o planejamento adequado pode ser uma catástrofe.
É necessário conhecer as opções disponíveis, estudá-las e pensar em todo o processo estrategicamente. Neste artigo, daremos um passo a passo para te ajudar. Confira!
Se você deseja realizar a expansão do negócio, saiba que existem alguns caminhos diferentes e que você deve analisá-los para saber qual é o melhor para sua empresa.
As parcerias são excelentes opções, pois não demandam grandes investimentos e podem render um bom retorno. Para que dê certo, as empresas precisam ser de segmentos similares ou se complementarem. Também é preciso fazer um plano de negócio com investimentos e divisão de lucros.
Disponibilizar novos produtos ou serviços que complementem os que você já oferece é outra forma de fazer a expansão do negócio. É preciso apenas ter cuidado com os tipos de produtos e serviços que serão disponibilizados, para não investir demais e não ter retorno. O ideal é fazer uma pesquisa para saber o que seus clientes gostariam de comprar ou contratar.
Quando falamos em diversificação dos canais de venda, estamos falando sobre treinar representantes comerciais em outras cidades, recorrer a distribuidores ou mesmo vender pela internet. Assim como os outros tipos de expansão, esse também demanda tempo e investimento, mas tem tudo para valer a pena.
Essa dica é voltada para os Microempreendedores Individuais (MEIs), que têm seu faturamento limitado a até 81 mil reais por ano. Nesse caso, a expansão provavelmente trará a necessidade de se tornar uma Microempresa (ME).
A vantagem é que essa modalidade facilita o aumento da atuação e dos ganhos, ainda possibilitando a contratação de mais funcionários e o aumento do público-alvo. Como você pode perceber, o caminho natural para um MEI que deseja expandir seu negócio é se transformar em uma ME.
Outra opção é investir mais na divulgação dos produtos e serviços usando a internet. Atualmente, qualquer empresa que deseja se consolidar no mercado precisa estar atenta às mudanças. E uma das principais é exatamente essa!
De acordo com a 36ª edição do relatório WebShoppers, da E-bit, 25,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra por meio do e-commerce só no primeiro semestre de 2017. E a tendência é que cada vez mais pessoas passem a usar o ambiente online para pesquisar preços, comparar produtos e analisar as opções para a contratação de serviços.
Isso significa que a inserção da empresa no ambiente digital não ajuda apenas quem deseja vender por meio de um e-commerce. Portanto, mesmo que você tenha um estabelecimento ou preste serviços, ter uma boa visibilidade no ambiente digital pode ajudar a aumentar a carteira de clientes.
Existem ainda outras vantagens, como um maior conhecimento do perfil do público-alvo, que pode ajudar a gerar novas estratégias e até auxiliar no lançamento de produtos e serviços. Também é possível compreender melhor o comportamento da clientela a fim de lançar estratégias de marketing mais direcionadas.
Além disso, a internet também pode ajudar a controlar o orçamento, o pagamento a fornecedores e diversos processos internos. Por esse motivo, também é considerada uma forma promissora para a expansão dos negócios.
Como você deve ter percebido, cada modelo de expansão tem necessidades diferentes e você precisa avaliar cada uma delas antes de começar de fato a investir. Pesquise a respeito do modelo escolhido e o entenda bem antes de optar por ele.
Entenda que provavelmente será necessário contratar funcionários, ter um planejamento tributário e outras questões que podem exigir um preparo prévio.
Expandir não se resume a lucros, uma vez que também existem riscos que precisam ser considerados. Qualquer que seja o tipo de expansão escolhida, custará dinheiro e é importante não dar um passo maior do que a empresa pode.
O endividamento é um dos riscos principais e o empreendedor precisa saber que os custos dos financiamentos refletem diretamente no preço dos produtos ou serviços ofertados.
A expansão deve ocorrer de forma natural, quando for o momento certo. Caso você note que os riscos são muito grandes e que não tem como reverter a situação caso algo dê errado, talvez ainda não seja a hora.
Pesquise o máximo possível sobre o público atual e quais são seus concorrentes e veja se há uma demanda que você pode atender que eles ainda não tenham percebido. Ter um diferencial pode ser a chave para o sucesso.
Somente depois de ter analisado cada um dos pontos você poderá seguir em frente com mais probabilidade de que tudo ocorrerá bem.
Para fazer a expansão é necessário ter recursos. O ideal seria usar as próprias reservas, para não precisar fazer dívidas ou prestar contas a investidores, mas isso nem sempre é possível.
Você provavelmente precisará recorrer a um financiamento e existem diversas opções disponíveis. Algumas são:
Depois de escolher o melhor caminho para a expansão e pensar em como concretizá-lo, não se esqueça de elaborar um bom planejamento. Nele, você colocará os objetivos de marketing e comerciais, as metas e os prazos para alcançá-los.
Também é bom deixar registradas informações como a projeção de vendas e faturamento, de fluxo de caixa e das despesas. Ao colocar tudo na ponta do lápis, será bem mais fácil acompanhar a expansão do negócio e verificar se está caminhando como você planejou.
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