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Aprenda como fazer um orçamento justo para seu cliente

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 12min leitura

Aprenda como fazer um orçamento justo para seu cliente

A comparação de preços é um hábito do consumidor brasileiro, logo, saber como fazer um orçamento adequado pode colocar você no topo da preferência. Seja para vender produtos em maior quantidade ou prestar um serviço, o custo exerce grande influência na decisão dos clientes.

Por isso, um orçamento justo precisa ir além e mostrar por que os clientes devem fechar com você e não com o seu concorrente. É importante criar um documento bem estruturado e com as informações certas, para não deixar dúvidas.

Quer saber como fazer um bom orçamento e aumentar as chances de ser a escolha do seu cliente? Veja o que você vai encontrar neste artigo para ajudar nesse desafio: 

  • O que é fazer um orçamento?
  • Para que serve?
  • Qual a importância do orçamento justo?
  • Quais os tipos de orçamentos?
  • O que considerar na hora de fazer um orçamento?
  • Como fazer um orçamento para um cliente?
  • Como apresentar uma proposta de orçamento?
como fazer um orçamento

O que é fazer um orçamento?

Muitos clientes, antes de efetivar a compra, fazem um levantamento de preços para comparar o custo-benefício. Por isso, solicitam um orçamento. 

Se para o cliente é uma espécie de cotação de custos, para você funciona como o primeiro passo de uma venda.

Portanto, esse é um documento importante que deve ser elaborado de forma clara e objetiva. Contendo todas as informações que o cliente precisa. 

Além de não deixar a pessoa com dúvidas, é fundamental apresentar os benefícios de comprar do seu negócio.

Para que serve o orçamento?

Independentemente de você ter um produto ou serviço concorrido, é comum que os clientes queiram fazer um levantamento de preço. 

Com o orçamento em mãos, eles conseguem fazer um comparativo. Ou ainda verificar as condições de pagamento para saber se a despesa cabe no bolso, naquele momento.

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Qual a importância do orçamento justo?

A confiabilidade é um dos pontos mais importantes para a atração e retenção, além da fidelização de clientes

Se você deseja fechar uma venda e ganhar a confiança, precisa construir um orçamento justo à realidade do seu público.

Cobrar preços muito altos, não oferecer boas condições de pagamento ou garantia de troca e prestação do serviço vai contra os princípios corretos na relação de vendas. 

Portanto, quanto mais honesto você for com o cliente no orçamento, maior será a chance dele optar pelo seu negócio.

Ao analisar as informações ou comparar com a proposta do concorrente, o cliente vai procurar pelo que oferecer mais vantagens. Então, é nessa hora que a transparência e honestidade fazem toda a diferença.

Quais os tipos de orçamentos?

O orçamento é um recurso que pode ser usado em qualquer tipo de negócio: pequeno, médio ou grande. 

Para quem é MEI ou autônomo, elaborar um orçamento e enviar formalmente para o cliente transmite uma imagem de profissionalismo e organização.

Veja, então, alguns tipos de orçamento para se inspirar na hora criar seu modelo:

Orçamento padrão

Esse é um modelo que serve para qualquer tipo de negócio. Ele traz informações sobre as duas partes, como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Contato;
  • Descrição dos produtos ou serviços;
  • Valores. 

Tudo isso de forma estruturada e de fácil visualização. A descrição dos produtos e serviços, assim como os valores devem constar em destaque.

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Serviços nas áreas de saúde e estética

Essas são áreas específicas, com serviços diversificados, que podem ter um custo mais elevado. O orçamento é importante para que a pessoa se programe.

Se tratando da saúde e imagem, é fundamental que no documento conste alguns dados para passar confiança e credibilidade. Como, por exemplo:

Orçamento odontológico

  • Número de registro do profissional no conselho da área;
  • Dentes a serem tratados com ilustração da arcada dentária;
  • Horários de atendimento: importante se mostrar flexível e disponível conforme agenda do cliente;
  • Tempo previsto para conclusão do tratamento.

Orçamento estético

  • Breve relato com a formação e experiência do profissional;
  • Área do corpo ou do rosto que será tratada;
  • Tipos de produtos e resultados esperados;
  • Horários de atendimento disponíveis: com flexibilidade de escolha;
  • Tempo previsto para conclusão do tratamento.
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Orçamento para escolas

Existem diversos tipos de escolas — infantil, música, dança, idiomas, ensino tradicional — que funcionam com uma cobrança de mensalidade.

O orçamento pode incluir informações não só sobre preços, mas métodos de ensino, os ganhos com o aprendizado e diferenciais da instituição. Dentre as informações é importante informar:

  • Horário e tempo previsto de aulas;
  • Número de alunos por turma;
  • Materiais didáticos necessários;
  • Data de vencimento da mensalidade;
  • Descontos e condições especiais de pagamento.

Orçamento para serviços de advocacia

Dependendo da causa a ser movida e enfrentada, pode ser que um processo se estenda por longo período. 

Profissionais da área devem preparar seus clientes para arcar com os honorários advocatícios. O orçamento de um advogado deve trazer:

  • Honorários;
  • Despesas; 
  • Registro do profissional na OAB;
  • Descrição dos serviços jurídicos a serem prestados.

Orçamento para agência de viagens

Uma agência de viagens costuma oferecer diversos pacotes, para os mais variados destinos. Portanto, existem características específicas para cada lugar, como moeda local, atrativos turísticos, meios de transporte e locomoção, estadia e adicionais.

Portanto, a proposta precisa detalhar todo o período de viagem para que o cliente visualize o custo-benefício. Veja o que incluir em um orçamento nessa área:

  • Breve apresentação da agência: atuação e experiência no ramo a nível nacional e internacional; 
  • Roteiro completo da viagem: data, horário, tempo de estadia, traslado, alimentação e passeios inclusos;
  • Detalhes sobre o destino em questão: atrativos, regras, cultura e particularidades.

IMPORTANTE: as condições de pagamento, bem como a data de validade do orçamento devem constar de forma clara no documento. As oscilações econômicas ou mudança na cotação de uma moeda podem alterar os preços informados, em um prazo de 15 dias, por exemplo.

como fazer um orçamento

O que considerar na hora de fazer um orçamento?

Somente ofereça no orçamento aquilo que você tem condições de cumprir. Ou seja, desde a quantidade de produtos ou a capacidade de prestar um serviço, até um preço que seja bom para o cliente, mas que não dê prejuízo para o seu negócio.

Não adianta fazer uma proposta comercial que não seja vantajosa para você e para os clientes. Embora seja importante fazer uma venda e conquistar a preferência, um bom orçamento diz muito sobre a qualidade do negócio.

Ao receber uma solicitação, colete o maior número de informações possíveis sobre o que o cliente precisa. 

Essa é uma etapa importante para saber se é possível atender e corresponder às expectativas. EM outras palavras, construa o orçamento com o objetivo de resolver um problema.

Como fazer um orçamento para um cliente?

Um orçamento justo e adequado não pode deixar pontas soltas. Ou seja, deve ser esclarecedor e evitar que o cliente tenha dúvidas. O ideal é que ele entre em contato já com o intuito de fechar negócio e não para fazer perguntas que poderiam constar no documento.

Quando receber uma solicitação de orçamento, pergunte-se o que o cliente espera do seu negócio. Tenha cuidado com a precificação e imagine como surpreender sua clientela quando ainda não tem a certeza de que será você o escolhido para fechamento da venda.

Mais do que saber como fazer um orçamento, é fundamental que ele seja visto como um instrumento de decisão e início de um relacionamento. 

Tudo o que você informar no documento será para o cliente, uma prévia do seu posicionamento como empreendedor e prestador de serviços. Logo, ele precisa confiar na sua proposta.

como fazer um orçamento

Como apresentar uma proposta de orçamento?

O orçamento é um documento formal. E, portanto, precisa conter as informações mais relevantes da oferta. Dessa forma, algumas informações são essenciais e até obrigatórias, como:

  • Dados do cliente;
  • Pessoa responsável pelo orçamento, caso não trabalhe sozinho;
  • Data de criação do orçamento;
  • Todos os contatos do seu negócio: telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais e site;
  • Valor unitário e total dos produtos ou serviços;
  • Modo de envio ou local de retirada dos produtos;
  • Previsão de entrega dos produtos ou de execução dos serviços;
  • Formas e condições de pagamento: à vista, parcelado, por cartão de crédito, boleto ou PIX.

Conclusão

Agora você já sabe como fazer um orçamento e que, por se tratar de um documento tão importante, deve ser estrategicamente pensado e estruturado para impressionar o cliente. Imagine que no comparativo de orçamentos com valores e condições iguais, vencerá aquele que transmitir maior confiabilidade.

Vivemos na era da sustentabilidade e economizar papel. Por isso, além de minimizar os custos, contribui para as campanhas de preservação do meio ambiente. Portanto, o ideal é ter um meio digital para envio dos orçamentos e troca de mensagens.

Ao criar um site com domínio próprio, por exemplo, você terá e-mails personalizados (voce@suaempresa.com.br). Assim, você será ágil no envio, poderá adicionar imagens e vídeos, bem como monitorar o cliente por confirmação de recebimento.

No Terra Empresas, você pode construir um site do zero com domínio próprio customizado e deixar com a cara do seu negócio. Você tem o direito a 10 caixas de e-mail com o nome da sua empresa, para enviar seus orçamentos de um jeito prático.

Construtor de Sites é uma plataforma de fácil edição. O que possibilita a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, construir e publicar um site na internet.

Se você ainda não tem o hábito de elaborar orçamento, mas tem esse planejamento, pode deixar tudo preparado e já iniciar em grande estilo.

Bons negócios e até breve!

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