Menu Terra Blog Empresas

6 ideias de como ganhar dinheiro em uma cidade pequena do interior

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 8min leitura

18 de abril de 2022

6 ideias de como ganhar dinheiro em uma cidade pequena do interior

Viver em cidade pequena tem suas vantagens: a tranquilidade, a segurança e o ar mais puro são algumas delas. Seja por opção ou por necessidade, os pequenos municípios são o destino de alguns.

Por outro lado, enquanto se ganha em qualidade de vida, pode se perder um pouco em possibilidades de criação de negócios, afinal, as opções parecem ser mais limitadas do que em grandes centros urbanos. Mas existem sim boas oportunidades para empreender e neste artigo vamos mostrar como ganhar dinheiro em uma cidade pequena.

Muitas vezes, tudo o que se precisa é de uma boa ideia para começar. Por isso, confira as 6 dicas de negócios para cidades pequenas, especialmente para você. Boa leitura!

6 ideias de negócio para ganhar dinheiro em uma cidade pequena

Não importa o tamanho de uma cidade, ela tem necessidades e carências. Em alguns casos, pode ser a falta de boas bibliotecas ou academias de musculação. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é preciso fazer uma pesquisa no município e identificar o que faz falta na vida dos moradores.

As dicas a seguir podem ser aplicadas em praticamente qualquer lugar, mas antes de tomar a decisão final, vale a pena fazer esse levantamento!

1. Franquias

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Altino Cristofoletti Junior, sobre o estudo de franquias nacionais “… pudemos constatar a importância do interior do país para as redes e o desempenho acima da média nacional em várias cidades. É o franchising se reinventando para um novo ciclo de crescimento que começa a se consolidar”.

A passos largos, as franquias vêm ganhando força na economia nacional. Prova disso é a crescente dispersão de lojas em todo o país, apontando para uma tendência promissora para os pequenos empreendedores.

Da moda à alimentação, o que não faltam são ramos de franquias. Além do mais, os franqueadores (líderes das franquias) costumam oferecer um ótimo suporte, envolvendo até mesmo treinamento de gestão, para quem está disposto a começar o próprio negócio.

2. Food truck

A aposta em food trucks (traduzindo ao pé da letra, caminhões de comida) foi uma verdadeira febre nas capitais. Mas, nos municípios mais afastados, a ideia ainda não é bem explorada, se revelando uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro em uma cidade pequena do interior.

Os food trucks são pequenos caminhões personalizados e que servem um cardápio bem específico. Alguns são focados em doces, como churros, bolos e brigadeiros gourmet, outros em alimentos salgados, como macarrões, pizzas ou pratos mais complexos.

Uma das vantagens dos food trucks é a mobilidade. Nas cidades, eles podem ser conhecidos por estar todas às quartas-feiras na praça principal, por exemplo, e nos outros dias da semana em outros locais.

Antes de abrir um food truck, veja que cardápios faltam na cidade e o que é de interesse dos vizinhos.

3. Bares personalizados

Bar existe em todo canto, mas um bar temático, para toda a família e com qualidade não é muito fácil de se encontrar nas cidades pequenas.

Para montar um bar temático, é preciso ter um bocado de criatividade e saber do que as pessoas gostam. Além de oferecer variedade no cardápio e música popular, que tal apostar em espaços com karaokê? Outra boa pedida é o aluguel de jogos, como baralho, bingo, Uno e tantos outros. O segredo aqui é diversidade.

Vale também garantir o conforto, com sofás, espaços mais reservados, mesas maiores e tudo o que puder deixar o ambiente mais acolhedor. 

4. Loja de roupas

Comprar peças em grandes centros urbanos e revender já é habito dos sacoleiros. Por que, então, não transformar o negócio em loja?

O segredo para uma boa loja de roupas é escolher um ponto estratégico e trazer diversidade a custo competitivo. A aparência da loja é um ponto a se considerar, é necessário investir numa boa fachada, pintura e móveis novos – ou, pelo menos, bem reformados – e provadores confortáveis.

As promoções não passam despercebidas pelos clientes e ferramentas como Instagram podem ser uma ótima vitrine para o negócio.

5. Abrir um e-commerce

Todos os negócios para cidades pequenas apresentados acima costumam ser muito assertivos mas demandam um capital inicial considerável. Se você não dispõe de um investimento tão alto ou não quer ter uma loja física, aproveite: o e-commerce está de portas abertas.

Existem várias vantagens de se abrir uma loja de vendas online e a primeira delas é que você não fica preso aos moradores da sua cidade. Com uma boa divulgação os seus produtos chegarão a todo Brasil. O segredo aqui pode ser explorar nichos de baixa concorrência, mas que tenham um volume de interesse considerável.

Apesar de o investimento ser menor, em muitos casos, é preciso lembrar que ele existe. Um e-commerce para funcionar bem precisa de uma boa hospedagem de sites, investimento em Marketing e planejamento.

6. Infoprodutos

Infoprodutos são produtos virtuais, não físicos, focados em informação. Exemplos deles são cursos online, programas, revistas digitais e todo tipo de conteúdo rico e diferenciado, gratuitos ou pagos.

Se você tem alguma formação, área de expertise e conhecimentos que podem fazer a diferença na vida das pessoas, uma boa forma de ter um negócio lucrativo em cidade pequena é criar o seu próprio infoproduto.

Este mercado ainda é novo no Brasil, mas existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a desenvolver o seu infoproduto e anunciá-lo, como o YouTube, Skype e o seu próprio site. 

Seja criativo, esteja atento às novidades e domine a gestão empresarial

Todo empreendedor precisa desenvolver um olhar apurado para novas tendências e demandas da sociedade, além de usar a criatividade para desenvolver suas ideias de forma construtiva e atraentes.

Mas apenas isso não é o suficiente, é preciso ter uma gestão empresarial eficiente para abrir um negócio lucrativo em cidade pequena. Se você deseja entender como ter uma gestão melhor, confira o webinar do Terra Empresas sobre o assunto. Clique neste link e aproveite o conteúdo!

Gostou das dicas de como ganhar dinheiro em uma cidade pequena? Continue acompanhando o blog do Terra Empresas e não perca outros conteúdos como este! Conheça também as soluções Vivo Empresas para ter um comércio conectado!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também