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As melhores dicas de como montar um brechó

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 14min leitura

18 de outubro de 2022

As melhores dicas de como montar um brechó

Sabe aquela calça jeans que não serve ou aquele casaco usado nos três últimos invernos e que você já não quer mais? Ao saber como montar um brechó, você percebe que essas peças podem se tornar produtos de um negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da moda.

As chances de sucesso são grandes quando se explora a compra e venda de artigos usados. Isso porque a moda se reinventa (mas sempre pega referências do passado) e o mundo não comporta mais a produção desenfreada como a que vemos hoje. Entre os produtos, é possível incluir peças do vestuário masculino, feminino, infantil, acessórios e até mesmo itens de decoração. 

Embora o objetivo seja a venda de peças usadas, esse tipo de negócio tem um conceito diferente do bazar. Enquanto o bazar se propõe a vender qualquer tipo de peça, o brechó é mais seletivo, selecionando produtos melhores e diferenciados. 

O fato é que pode ser um negócio rentável se você souber como montar um brechó atrativo e diversificado. Pensando em ajudar você nesse passo, trouxemos este conteúdo:

  • Como montar um brechó;
  • Quanto um brechó paga por roupa? 
  • O que pode ser vendido em um brechó?

Tenha uma ótima leitura! 

Como montar um brechó

Para ter um bom negócio que gere lucro e a tão sonhada independência financeira, é preciso desenvolver a veia empreendedora. Isso quer dizer que, antes de abrir as portas para o público, algumas etapas devem ser cumpridas.

Vale dizer que o brechó tem um apelo social de consumo consciente, além do aproveitamento de um vestuário ainda em excelente estado. Há um ganho significativo de qualidade e economia tanto para quem vende quanto para quem compra. 

Selecionamos 10 dicas de como montar um brechó moderno e criativo para vender muitos itens usados com cara de novos. Acompanhe!

1. Tenha um bom planejamento 

Em qualquer tipo de negócio, o planejamento é uma das etapas mais importantes. Isso porque ele permite organizar as ideias e o orçamento. Para montar um brechó de sucesso não será diferente, independentemente de ser uma loja física ou loja online.

Antes de mais nada, você deve entender o conceito de um brechó, que vai além da simples compra e venda de usados. De modo geral, a proposta é disponibilizar roupas, calçados e acessórios como peças para compor looks que não saem de moda.

Com isso em mente, você já sabe que precisa de itens interessantes, que sejam sinônimo de conforto, sustentabilidade e economia. Quem vai a um brechó espera encontrar algo diferente, uma peça única e de bom gosto.

2. Escolha entre loja física ou loja online

Mais do que saber como montar um brechó, você precisa, ainda na fase do planejamento, definir se terá uma loja física ou virtual. Essa é uma decisão importante, já que os custos envolvidos fazem total diferença no investimento.

Ter um brechó online significa que você pode usar qualquer espaço, desde uma sala até a garagem de casa. Já a loja física exige um estudo mais aprofundado, sobre local, preço de aluguel e adequação do espaço. 

As estratégias de divulgação e marketing também são diferentes, uma vez que o cliente virtual não poderá tocar ou experimentar as peças. Embora a vitrine física tenha um apelo mais direto, com uma boa estratégia de vendas, uma loja online pode ser mais vantajosa. 

3. Defina um nome para o seu brechó 

Quando o nome de um empreendimento é definido, ali nasce uma marca, que pode ou não se consolidar no mercado. Por isso, a escolha deve ser criteriosa, pensando no tipo de negócio, na aceitação do público e na facilidade de pronúncia. 

O nome precisa trazer a essência do negócio, ou seja, dialogar com o que você vende e o que transmite para a clientela. Faça uma pesquisa sobre os nomes de brechós em funcionamento para evitar duplicidade ou falta de criatividade por uma escolha parecida. 

4. Identifique o seu público 

A definição do seu público-alvo pode, inclusive, ajudar na escolha do nome e vice-versa. Muito vai depender se a sua loja será física ou virtual, já que o alcance do público é maior no ambiente online.

Com a loja virtual, você pode expandir o negócio e enviar produtos para qualquer parte do Brasil. Já a loja física tem uma limitação geográfica, com atendimento de um público menor e com um perfil mais específico. 

Para ter sucesso, identifique as necessidades, preferências e hábitos do público-alvo. Com essas informações, será mais fácil garimpar peças que sejam do gosto dos clientes que você pretende ter na sua loja.

Um brechó costuma ser muito visitado por pessoas em busca de peças produzidas em décadas passadas, no melhor estilo vintage. Outras apenas se importam com o custo-benefício, ou seja, pagar barato por um produto de qualidade. 

5. Saiba quem são e como atuam seus concorrentes 

Assim como conhecer o público, identificar os concorrentes é essencial para entender como atuam e quais são as possíveis ameaças. Para ter vantagem competitiva, você precisa criar diferenciais e se destacar, sobrepondo às ações da concorrência. 

Siga as redes sociais, visite sites e blogs para entender como são feitas as divulgações e campanhas de marketing. Dessa forma, você pode levantar muitas ideias para criar suas próprias estratégias. 

6. Selecione bem as peças 

O início de um brechó é desafiador, pois você precisa de peças para colocar na vitrine e chamar a atenção do seu público potencial. Elas podem sair do seu guarda-roupas ou das pessoas que estão à sua volta, como amigos e parentes. 

É fundamental que elas estejam em excelente estado de conservação e que sejam diferenciadas do que se encontra nas lojas comuns. Um casaco, um sapato, uma calça, um terno, tudo pode servir para começar seu brechó com o pé direito. 

7. Envolva-se com o seu negócio

Ser apaixonado pelo que faz e se preparar para atender bem o cliente é mais um passo que você precisa dar. Afinal, o envolvimento do empreendedor com o negócio potencializa o sucesso da empreitada e permite a antecipação de possíveis problemas.

Por exemplo, a seleção criteriosa das peças vai evitar que sejam colocadas nas araras ou enviadas ao cliente com algum tipo de defeito. Acompanhar de perto, permite que você consiga identificar os tipos de peças que mais vendem, o que é preciso garimpar e o que pode ser evitado. 

Visitar feiras de roupas ou participar de eventos de moda pode contribuir com ideias para composição dos looks atrativos. Além disso, com as peças disponíveis, você pode servir de modelo ou chamar uma amiga para tirar umas fotos cheias de personalidade. 

8. Invista na divulgação 

Use as imagens no perfil oficial do seu brechó nas redes sociais como parte da estratégia de marketing. Não se esqueça de criar uma cenário bonito, atentar para a iluminação e para a qualidade das fotos. 

O conteúdo da descrição é outro aspecto que demanda atenção, já que as pessoas são atraídas pelo que veem. No caso de um brechó virtual, a riqueza de detalhes é o que vai despertar o interesse do cliente. 

Ele pode querer comprar uma ou mais peças só de ler sobre o tipo de tecido, saber das medidas e comparar isso à foto. Ao explorar uma rede social como o Instagram, por exemplo, estude o perfil e comportamento do seu público. 

Não adianta publicar vários stories em horários em que sua audiência não esteja disponível ou ativa. Da mesma forma, é preciso manter a regularidade das postagens, trazendo novidades para estimular a curiosidade dos consumidores.

Esteja preparado para responder aos comentários, mudar o status de uma peça para “vendido” ou agradecer a preferência. A conexão dos clientes com seu brechó vai além da marca, pois eles esperam um diálogo próximo e humanizado.

9. Tenha um bom controle financeiro 

O controle financeiro é tão importante quanto o planejamento, desde a parte do investimento, até a dos pagamentos e recebimentos. Afinal, antes de obter lucro, o negócio precisa pagar os valores que foram gastos na sua criação.

É nesse ponto que muitos empreendedores cometem erros, acreditando que o dinheiro que entra já pode ser usado. Ter um fluxo de caixa eficiente vai permitir que você visualize tudo o que entra e sai da loja dentro de um período.

Com isso, será mais fácil separar o valor das contas, do percentual de capital investido e da retirada dos sócios, caso necessário. Lembre-se de que você precisará de dinheiro para repor estoque, já que nem sempre conseguirá doação de peças.

Existe a possibilidade de consignação, mas nem todos os seus “fornecedores” aceitarão receber o pagamento depois de vendidas. Na maioria dos casos, você terá que desembolsar a quantia na hora se quiser ter reposição na sua loja. 

10. Formalize seu negócio 

Para ter direito à maquinha de cartão de crédito e a negociar suas peças de forma correta, formalize o seu negócio. Uma vez que os custos são menores para abrir uma empresa e a formalização profissionaliza o seu brechó. Isso passa mais credibilidade aos clientes. 

Você pode ser um microempreendedor individual (MEI) com uma carga tributária reduzida e a vantagem de usar um CNPJ. Se, no futuro, você precisar de um empréstimo para impulsionar as vendas no seu brechó, será mais fácil conseguir junto aos bancos e instituições financeiras. 

Quanto um brechó paga por roupa?

Tudo vai depender das condições da peça, seja de vestuário ou de decoração. Em média, você vai pagar cerca de 10% sobre o valor da peça de quando ela foi comprada. 

O tempo de uso, a conservação e a qualidade são pontos a serem observados na avaliação de compra. Pode ser que um item antigo esteja em melhor estado do que aquele que foi adquirido recentemente — a precificação final vai depender desses fatores.

O que pode ser vendido em um brechó? 

Agora que você já sabe como montar um brechó, vamos a uma lista do que você pode vender na sua loja de itens usados:

  • Roupas femininas, masculinas e infantis: calças, blusas, saias, camisas, casacos, vestidos;
  • Calçados femininos, masculinos e infantis: tênis, sandálias, botas, sapatos sociais;
  • Acessórios: bolsas, bijuterias, lenços, cintos;
  • Itens de decoração: cômodas vintage, abajur, bibelôs, quadros, porcelanas, relógios, discos, vitrolas, livros.

O que você está esperando? Abra o seu guarda-roupas, garimpe algumas peças, peça doações aos amigos e parentes, arregace as mangas e coloque o seu brechó para funcionar, cheio de charme e personalidade. 

Se precisar de uma ajudinha, conte com a nossa equipe especializada do Terra Empresas para criar uma loja virtual. E, se precisar de mais ideias e dicas sobre como empreender, confira os conteúdos do Blog Terra Empresas

Até a próxima!

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