Menu Terra Blog Empresas

Como organizar a sua vida financeira durante a pandemia?

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

18 de abril de 2022

Como organizar a sua vida financeira durante a pandemia?

Quando as primeiras notícias sobre a Covid-19 surgiram no início de 2020, pouca gente imaginou os desdobramentos que a futura pandemia iria gerar na rotina de todos. Além de todas as preocupações com a doença, há um impacto direto na vida financeira das pessoas e das empresas, agravado por não se saber ao certo quando o isolamento social vai terminar de fato.  No meio desse turbilhão, uma das perguntas a serem respondidas é: como organizar a sua vida financeira?

O orçamento pessoal dá alguns parâmetros sobre o que é necessário para uma boa gestão financeira. Ainda que de forma um pouco forçada, a pandemia do coronavírus fez com que muitas famílias repensassem os seus hábitos de consumo. Com o isolamento social, muitas delas perceberam que é possível viver com menos e isso pode fazer com que parte das pessoas levem consigo esses hábitos, mesmo quando a situação começar a se normalizar.

Tanto na vida pessoal, como em uma empresa, o que devo saber sobre finanças? Trazemos aqui algumas sugestões para que você possa passar esse período da forma mais racional possível, com alguns ajustes financeiros. Eles serão essenciais para o futuro que vem por aí.

Como cuidar da saúde financeira de uma empresa?

Com uma tendência de queda no fluxo de clientes, que a maioria das empresas experimenta neste período de pandemia, é preciso que o planejamento seja revisto e que haja uma readaptação o mais rápido possível. Com a indefinição sobre o futuro, ou seja, sem saber quando a economia voltará a aquecer e as pessoas voltarão de fato às ruas, é preciso se planejar para uma queda nas vendas. Simular esse impacto para os meses posteriores vai ajudar você a encontrar um ponto de equilíbrio para o seu negócio. Isso, é claro, juntamente com outras medidas a serem tomadas.

Como organizar a sua vida financeira?

Para o período mais agudo da crise, é preciso olhar para o seu fluxo de caixa com uma lupa. Aqui, é importante rever todas as despesas fixas do negócio, assim como as variáveis. No caso das despesas fixas, é possível, por exemplo, tentar renegociar o valor do aluguel. Se a sua empresa passa por um momento difícil, é possível que o proprietário do imóvel também esteja em apuros. Nesse caso, para ele pode ser melhor receber um valor temporariamente menor do que o contratado, do que ver o imóvel vazio, com poucas perspectivas para a chegada de um novo inquilino, a curto e médio prazo.

Em relação às despesas variáveis, como os insumos, elas devem diminuir à proporção que as suas vendas declinem. Aqui vale a pena conversar com os fornecedores. Em época de poucas vendas, é possível conseguir algum desconto ou mesmo avaliar novos fornecedores que possam ajudar o seu negócio a superar o desafio. É um passo importante para avaliar como organizar a sua vida financeira.

Com relação à equipe de colaboradores, é preciso, na medida do possível, buscar preservar os empregos. Demissões em momentos de crise podem ser mais caras do que manter o pessoal. Isso sem contar que quando as coisas melhorarem, será preciso investir em treinamento. Desse modo, se parte da equipe estiver ociosa, vale a pena oferecer férias e até o corte da jornada e do respectivo salário, com as normas estabelecidas pelo governo federal.

Empréstimos e dívidas

Empréstimos neste momento ajudam, mas só devem ser tomados em caso de necessidade extrema, senão não há como organizar a sua vida financeira. Por mais que se consiga negociar uma taxa de juros baixa, sempre há custos envolvidos. E sem saber ao certo quando os efeitos da pandemia deixarão de pesar sobre a economia, fica difícil fazer um planejamento concreto de pagamento, mesmo que ele seja de longo prazo.

No caso das dívidas, é uma boa hora para a renegociação. Com as pessoas e as empresas com poucos recursos para o pagamento, é possível conseguir bons resultados por meio do diálogo. Uma das saídas é ampliar o prazo de pagamento, outra é congelar a parcela pelos próximos meses, até que os efeitos da pandemia diminuam. O mercado financeiro tem passado por mudanças, com a chegada das fintechs financeiras, o que pode ajudar na hora de como organizar a sua vida financeira.

Com custos operacionais menores, comparados aos grandes bancos, por exemplo, essas fintechs conseguem baratear os serviços ofertados. Por isso, antes de contratar um empréstimo, é preciso muita pesquisa para saber ao certo qual o melhor caminho a ser seguido pelo seu negócio.

Se você precisa de mais dicas de gestão, clique aqui e acesse o material gratuito do Terra Empresas.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também