Como receber pagamentos online dos seus clientes

publicado por Terra Empresas

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Como receber pagamentos online dos seus clientes

Quando se monta um negócio virtual, uma decisão que precisa ser tomada é sobre as formas de receber pagamentos online de seus clientes. Via de regra elas geram custos, mas ao mesmo tempo, sem uma boa variedade, o cliente pode desistir de comprar com você. Alguns preferem o boleto bancário. Outros a praticidade do cartão de crédito. Quem por algum motivo não tem cartão de crédito, gosta de utilizar o débito automático em conta. Até mesmo o bom e velho carnê está entre os preferidos de parte dos consumidores.

Ou seja, a melhor forma de pagar online, quem decide é o cliente. Cabe a você oferecer uma boa variedade de opções para que isso não seja uma barreira na hora de efetivar a compra. Ou seja, quem está pronto para pagar já escolheu o produto e aceitou o preço oferecido. Nesse caso vale facilitar a vida dele.

Maneiras de receber pagamentos online:

1) Cartão de Crédito

É o mais popular entre os meios de receber pagamentos online. Seja pela praticidade ou pela rapidez na hora de efetuar uma compra. As principais operadoras criaram até uma versão de cartão online, que serve apenas para uma compra, diminuindo assim a possibilidade de fraude. As compras podem ser parceladas em até 12 vezes e um dos segredos para os empresários é aceitar as principais bandeiras. Isso evita que o cliente desista da compra por não ter o seu cartão aceito. Também costuma ser um meio de pagamento seguro, já que necessita da aprovação da compra por parte da operadora.

Para receber pagamentos online no cartão de crédito é preciso lembrar que bancos e operadoras cobram taxas diferentes, a partir do tamanho do negócio. Como esse mercado para o recebimento é muito disputado, é preciso observar bem as vantagens que cada empresa oferece em relação aos custos para o seu negócio. Normalmente as taxas estão atreladas ao número de vendas, receitas, tipo de pagamento, parcelamento ou negócio à vista. Os repasses podem demorar um mês ou mais.

2) Cartão de débito

É a mobilidade preferida para quem não tem cartão de crédito – por conta de restrições ou vontade própria. A plataforma é integrada com as vendas no cartão de crédito e tem a vantagem de o crédito para a empresa ser feito à vista, normalmente no mesmo dia ou no dia seguinte à negociação. As vendas no débito também costumam ter taxa de administração menor. Um ponto que precisa ser levado em conta, tanto no débito como no crédito, é que muitas empresas cobram mensalidade para que a sua loja virtual ofereça os meios de pagamento por meio dela. Algo como o aluguel de uma máquina no comércio físico.

3) Boleto bancário

Uma parcela grande da população brasileira não utiliza os cartões de débito e crédito e têm no boleto bancário um aliado essencial na hora de fazer uma compra online. Ele pode ser pago online, em agências bancárias, supermercados e lotéricas, o que dá ao consumidor uma boa variedade de opções. Um ponto a ser considerado pelos empreendedores é que o prazo de até três dias para a confirmação do pagamento costuma fazer com que as entregas demorem mais. Muitos clientes não entendem esse processo e acabam reclamando da loja pela demora. Também há muita desistência: a pessoa emite o boleto, mas acaba não efetuando o pagamento, deixando de finalizar a compra. Para isso, é importante que, nas compras dentro dessa modalidade, a sua loja virtual tenha um sistema de “lembrete” para que o documento seja pago.

4) Carnê

O bom e velho carnê ainda é bastante utilizado por cursos online, escolas e prestação de serviços continuados para receber pagamentos online de seus clientes. Para a emissão do carnê é feita uma análise de crédito prévia e uma das vantagens para o cliente é poder parcelar a compra. É um meio de pagamento importante para quem não possui conta em banco e em caso de atraso é possível cobrar multa e juros. Por outro lado, o risco de inadimplência para o empreendedor é maior do que em outras modalidades.

5) Pagamentos online

Há uma série de plataformas de pagamentos online que permitem ao cliente pagar de forma rápida, prática e segura. Elas também oferecem vantagem para quem recebe. Via de regra essas plataformas, como o Paypal, são utilizadas por um público mais jovem, mais afeito à tecnologia.

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