O dono de um pequeno negócio inicia a jornada no comando de sua empresa sozinho. Com o passar do tempo, a pouca grana em caixa não permite que mais pessoas trabalhem na empresa e a eficiência do negócio aos poucos vai se perdendo. Inevitavelmente, vai chegar o momento de aumentar o seu time e você precisa saber qual é a hora certa para contratar funcionários e evitar as consequências inevitáveis de ter uma equipe de um homem só.
Há alguns sinais que indicam que há mudanças que precisam ser feitas na estrutura da equipe. Afinal, ter pessoas suficientes para atender aos prazos e demandas é fator muito importante para o sucesso do negócio e a primeira coisa que um empreendedor percebe é quando há algo fora do lugar.
Contando com o número correto de funcionários para as demandas do negócio, ganha-se produtividade, o ambiente de trabalho melhora e a sobrecarga estressante é evitada.
Se mesmo com o acúmulo de projetos, prazos de entrega extremamente apertados e pessoal reduzido você não consegue visualizar quais são os problemas de ter uma equipe reduzida, aqui vai uma lista:
Quando há sobrecarga de trabalho, o funcionário acaba insatisfeito e isso pode comprometer a qualidade do resultado. Esse é um dos sinais de que é preciso aumentar a equipe. (Foto: Shutterstock)
A primeira consequência de se perder o controle sobre todas as várias tarefas de um pequeno empreendimento é a queda na qualidade do atendimento. Como bem sabe todo empresário, atender bem o cliente e oferecer a ele um bom produto ou serviço é a primeira e melhor estratégia para se consolidar no mercado.
Se o atendimento na linha de frente caiu de qualidade, se o tempo de espera aumentou ou se acontecem mais reclamações do que o normal, você perdeu o timing. Afinal, uma das primeiras consequências do acúmulo de funções e da sobrecarga de trabalho é a dificuldade em atender tantos clientes ao mesmo tempo com a mesma eficiência.
-> Confira algumas dicas sobre como a tecnologia pode auxiliar a pequena empresa.
Esteja atento ao feedback de clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo das pessoas que trabalham para você ou dividem uma parte da rotina no seu empreendimento. Os sinais mais próximos costumam ser os mais difíceis de se perceber.
Se já passou pela sua cabeça a possibilidade de recusar um cliente ou projeto,é bom repensar se você consegue ser o “faz-tudo” do seu próprio negócio. Afinal, é comum que clientes rejeitem serviços eventualmente, não o contrário.
Se sua agenda está lotada, se não há datas para encaixar novos projetos ou se você só consegue coordenar uma ou poucas demandas por vez, o seu modelo de negócio com uma pessoa ou poucos parceiros de trabalho não é mais suficiente. Uma contratação pode aumentar muito a produtividade e, assim, os lucros também serão muito maiores.
Portanto, se há pessoas procurando por seu serviço e você ainda não consegue dar conta, que tal investir em uma contratação?
O aumento na quantidade de tarefas e a consequente perda de produtividade são dois dos principais fatores que contribuem para que a jornada dos trabalhadores se estenda por horas a fio além do determinado. O acúmulo de horas extras – neste caso, podem ser inclusive as horas que você passa a mais no escritório – é um indicador que deve ser levado em conta na hora de contratar. Principalmente porque o principal afetado é você mesmo.
Ao contrário do que pode parecer, um aumento na quantidade de horas extras não indica que o engajamento e determinação aumentaram. Isso indica que um trabalhador executa mais funções do que ele consegue atender e isso é determinante para a produtividade.
Pense que toda hora extra trabalhada precisará ser paga e isso vai aumentar as despesas da sua pequena empresa para obter os mesmos resultados. Além disso, o excesso de trabalho também aumenta o nível de indisposição, gerando um ciclo de cansaço que mina a produtividade do trabalhador.
-> Saiba mais sobre os desafios de um profissional autônomo em nosso blog.
Atente-se aos sinais listados acima e os adeque à realidade da sua pequena empresa. Afinal, cada empreendimento demora um tempo para se desenvolver e, consequentemente, a hora certa para contratar funcionários não será a mesma para uma prestadora de serviços ou uma loja, por exemplo.
Tem mais alguma dúvida sobre a gestão da sua empresa? Deixe nos comentários e continue acompanhando o nosso blog para saber mais.
Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.
O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais