Menu Terra Blog Empresas

Como sair do vermelho nas contas da sua empresa

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 13min leitura

25 de agosto de 2022

Como sair do vermelho nas contas da sua empresa

O controle e organização das contas são essenciais para a saúde financeira de um negócio. Veja dicas de como sair do vermelho e manter as finanças em dia

Empreender no Brasil é um desafio para qualquer tipo de negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. Sair do vermelho é uma realidade: os custos são altos, assim como a carga tributária, mesmo para os microempreendedores, com a opção reduzida do Simples Nacional.

Sem um controle eficiente, o risco de ficar com o saldo negativo é grande, o que pode comprometer o desempenho da empresa. Para você ter uma ideia, somente em abril de 2022, 5,5 milhões de MPEs, se apresentaram devedoras

Os dados são do Indicador de Inadimplência das Empresas, da Serasa Experian, responsável pelas análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios — revelando uma possível falha de gestão financeira e de fluxo de caixa.

Diante desse cenário, muitos empreendedores endividados querem saber como sair do vermelho e ter um negócio saudável. Se você faz parte desse grupo, confira os assuntos que abordaremos neste texto:

  • Como sair do vermelho rápido?
  • Como se organizar financeiramente?
  • O que fazer para tirar a empresa do vermelho?

Boa leitura!

Como sair do vermelho rápido?

Homem olhando para um papel de cobrança enquanto pensa sobre como sair do vermelho

Uma coisa é certa, nenhum empreendedor quer, em sã consciência, ficar no vermelho e devendo na praça. Só que pode chegar um momento em que as finanças da empresa não vão bem e a inadimplência seja inevitável.

Pelos dados, essa é uma realidade mais comum do que muitos imaginam, pois é fácil entrar na chamada “bola de neve”, mas muito difícil sair do vermelho. Para prosperar, um negócio precisa das finanças em dia e boas perspectivas de receita.

Existem alguns motivos para um empreendimento cair em dívidas, como:

  • Pessoas físicas endividadas;
  • Falta de educação financeira dos brasileiros;
  • Individuais MEI com grande participação nas novas empresas criadas.

No caso dos profissionais autônomos que formalizam seus negócios como MEI, pode ocorrer de misturarem as contas e caírem na inadimplência. A melhor forma de resolver o problema é parar e visualizar a situação por inteiro.

Reúna todas as informações numéricas e trace um plano de recuperação de médio e longo prazo. O planejamento financeiro é fundamental para que você não ande em círculos, sem saber o que fazer, com o risco de se afundar ainda mais em dívidas.

Com um plano de ação será mais fácil visualizar e entender onde estão os erros e elaborar possíveis ações corretivas. Se você realizou uma venda parcelada e tinha contas vencendo em curto prazo, saberá que precisa repensar a negociação com os clientes.

O que fazer para se organizar financeiramente?

Não existe uma fórmula mágica para entrar e sair dinheiro no caixa e garantir o saldo no azul. Não cair no vermelho depende de um rigoroso controle financeiro com acompanhamento diário do fluxo de caixa.

Como empreendedor, é importante que você tenha conhecimento de gestão financeira e do negócio, além de noções de contabilidade e um comportamento responsável sobre os gastos, separando o dinheiro pessoal daquele que gira na empresa. 

Com essa mentalidade, será mais fácil aplicar as dicas que trouxemos e acabar de vez com as suas dúvidas de como sair do vermelho. Quer saber mais? Veja a seguir:

1- Faça uma análise de suas dívidas

O primeiro passo para melhorar a saúde financeira do seu negócio e saber como sair do vermelho é, justamente, fazer uma avaliação de suas dívidas. Atenção aos débitos, taxas de juros e gastos mensais da organização.

É preciso ter calma, levantar o montante devido, avaliar os danos e agir com cautela para recuperar o saldo positivo. Você não pode, por exemplo, deixar de pagar um fornecedor ou as guias de tributos.

Nesses dois exemplos, você depende dos fornecedores para continuar o negócio e, certamente, não deseja se tornar um sonegador de impostos. Portanto, faça um levantamento de todas as contas a pagar e o que é prioritário. 

Como controlar as contas da empresa envolve reeducação, saiba exatamente o orçamento mensal e fique de olho nas despesas. Caso precise de ajuda, não hesite em procurar um profissional especializado para ajudar nessa análise.

2- Acompanhe o fluxo de caixa

Antes de mais nada, é preciso entender o que é fluxo de caixa, caso contrário, você pode ter dificuldades de colocá-lo em prática. Essa é uma potente ferramenta, aliada de todo empreendedor, uma vez que, nela, são lançados todos os valores de entrada e saída.

O fluxo de caixa ajuda no controle diário de todas as contas a pagar e receber, saldos bancários, previsão de despesa e receita. Uma vez que é possível inserir campos com nomes, datas e observações, todo o movimento financeiro da empresa será registrado.

Esse acompanhamento deve ser diário, sem falhas, mais de uma vez por dia, dependendo do movimento da sua empresa. A conciliação dos valores é o que vai garantir que nada deixe de ser pago ou recebido.

3- Elimine gastos desnecessários

Não há como se livrar das dívidas sem cortes, ou seja, sem eliminar tudo que é dispensável ou supérfluo. Portanto, ao fazer isso, observe o que é prioritário, necessário e de pouca utilidade.

Assim, você pode descobrir que boa parte do dinheiro que poderia ser reservado é destinado para compras e gastos seu muita utilidade. Por exemplo, um café bem coado pode ser muito mais econômico e saboroso do que as cápsulas de máquina pronta, que já são mais caras.

Mulher preocupada olhando boleto de cobrança. Ela está pensando em como sair do vermelho

4- Utilize uma calculadora de vendas

Com uma calculadora de vendas você consegue definir a precificação mais apropriada do seu produto e estabelecer a margem de lucro. Com esses dados, será mais fácil organizar as finanças, com a visualização mais concreta do que é preciso vender para cobrir as despesas.

Existem alguns modelos de calculadora, como a do Terra Empresas, que você pode utilizar para extrair informações como preço de venda, lucro e margem bruta. Ao inserir o custo de cada produto e a porcentagem de lucro desejada, a ferramenta trará um resultado que seja lucrativo para a sua empresa.

5- Priorize pagar os débitos que tenham os maiores juros

Chegou o momento de começar a pagar as contas. Agora, é preciso focar naquelas que apresentam maior taxa de juros, pois geram multas mais altas em caso de atrasos.

Como sair do vermelho requer sacrifícios, deixe investimento em estruturas, equipamentos e pessoal para depois, quando a situação estiver mais favorável. Se a alternativa for buscar refinanciamento, procure sempre taxas menores.

6- Renegocie as dívidas

A renegociação, mesmo que você pague a mais no valor final da dívida, pode ser uma boa alternativa para não continuar na inadimplência. Não há como sair do vermelho sem algum sacrifício ou perda, sem contar que recomeçar traz um novo respiro.

Procure os bancos e fornecedores para avaliar as possibilidades e condições e assim definir o que é mais viável no seu fluxo de caixa. Só feche um acordo se você tiver a certeza de poder honrar o compromisso e não ficar novamente no vermelho.

7- Separe os gastos pessoais dos empresariais

Para melhorar a saúde financeira de sua empresa, saiba que você não deve misturar as coisas e confundir contas pessoais com empresariais. Na verdade, isso é muito comum — quando as despesas da casa apertam, o empreendedor recorre às contas da empresa para se salvar.

Esse é um erro que muitos empreendedores cometem, acreditando que vão conseguir repor o dinheiro em breve. No entanto, é preciso contar com as variações do mercado, investidas da concorrência e oscilações do próprio negócio.

8- Conte com ajuda especializada

Nem todo empreendedor que entende bem do negócio é especialista em finanças, o que pode deixar as contas no vermelho. Se esse é o seu caso, por que não contar com a ajuda de quem entende melhor de finanças?

Pode ser um contador ou um administrador com conhecimento ampliado de gestão financeira. Talvez você não possa pagar no momento, mas fechar parcerias ou troca de serviço por serviço, ou serviço por produto, desde que seja vantajoso para as duas partes.

9- Acompanhe os indicadores do seu negócio

A quantidade e complexidade dos indicadores vai depender do seu tipo de negócio e do montante movimentado dentro de um período. Eles servem para mostrar, de forma numérica, o cenário atual, com perspectivas para o futuro. 

Também chamados de KPIs, os indicadores apuram dados, preveem resultados e demonstram as possibilidades de lucro. Para sair do vermelho mais rápido, a melhor estratégia é focar nas vendas, levantar uma boa receita e quitar as dívidas.

Você pode, por exemplo, usar os seguintes indicadores:

  •  Taxa de conversão – utilizada para cálculo do número de consumidores que demonstraram interesse e possível decisão de compra do seu produto;
  • Ticket médio – calcula o valor médio gasto por cada cliente na sua empresa;
  • Custo de aquisição de cliente (CAC) – calcula o gasto que a sua empresa tem para conquistar cada novo cliente;·        
  • Lifetime value (LTV) – calcula o valor do tempo de vida do cliente na sua empresa;
  • Retorno sobre o investimento (ROI) – calcula o percentual de lucro ou de prejuízo do seu negócio em relação ao que foi investido;·        
  • Ciclo de venda – calcula o tempo médio que um potencial cliente leva para concluir uma compra, desde o primeiro contato até a efetivação do pagamento.

Esses são os principais indicadores. Eles são eficientes nas previsões financeiras, tanto de receitas quanto de despesas.

10- Use um software para controle das contas

Para finalizar, uma dica que pode ajudar na contabilidade da sua empresa é o uso de um sistema eficiente de gestão, como um bom software. Isso é importante para entender como se livrar das dívidas, sobretudo daquelas consideradas desnecessárias.

Sem falar que o controle automatizado reduz os riscos de erros ocasionados pelo lançamento manual. O sistema pode realizar os cálculos, emitir relatórios e identificar mais rápido uma possível situação de alerta, como ficar no vermelho.

Um escritório de contabilidade pode indicar a melhor ferramenta para o seu tipo de negócio.

Computador com dados econômicos na tela. Representa como sair do vermelho

Agora você já sabe como sair do vermelho e se prevenir para não cair na armadilha de novo. Porém, se quiser aprofundar ainda mais o conhecimento, não deixe de conferir o webinar “Como manter a saúde financeira da sua microempresa em dia”.

Nele, especialistas do Terra Empresas e do Serasa Empreendedor abordam assuntos como:

  • Principais indicadores financeiros;
  • Melhores práticas para o controle eficiente de gastos;
  • Importância do acompanhamento e análise constantes.

Com conhecimento e uma boa gestão financeira, você pode evitar passar novamente por esse tipo de contratempo.

Boas vendas!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também