Menu Terra Blog Empresas

Como salvar a pequena empresa da falência

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

13 de junho de 2022

Como salvar a pequena empresa da falência

Não é incomum que o sonho do negócio próprio termine, depois de muita turbulência, com um pedido de falência, seja por inabilidade na gestão da empresa ou por problemas que aparecem no decorrer do tempo. O momento que atravessamos hoje, com a pandemia do coronavírus, é um exemplo de algo imprevisível que acertou em cheio praticamente toda a economia brasileira. Mas afinal, como salvar a empresa da falência?

Com boa parte do comércio físico fechado, não são poucos que observam as dívidas crescendo. Quem está descapitalizado vê as contas se acumulando sobre a mesa e começa a perceber o efeito bola de neve, ou seja, dificuldades para quitar essas dívidas mesmo que a médio ou longo prazo. Outro fator que leva a essa sensação é a dificuldade para se conseguir crédito no mercado. Vários programas nesse sentido já foram anunciados, mas os pequenos empresários têm dificuldades para conseguir um auxílio para manter a empresa em pé?

Para quem está começando, o planejamento da vida financeira da empresa é um passo que precisa ser dado com muita precisão. Se tudo for feito com metodologia e rigor, as chances de problemas serão bastante reduzidas. Para quem já está com dificuldades, algumas atitudes podem ajudar a manter o negócio até a turbulência passar.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer para manter a saúde financeira do seu negócio, além de alguns conselhos de como salvar a empresa da falência.

Mistura de caixa

Um exemplo negativo, que pode parecer óbvio, mas que derruba muitas empresas, é a mistura do caixa pessoal com o da empresa. À medida que o dinheiro vai entrando, boletos pessoais começam a ser pagos com o dinheiro da empresa e o resultado vai aparecer mais adiante, quando começar a faltar dinheiro para pagar as obrigações do negócio, como por exemplo a rescisão de contrato de um colaborador ou o pagamento de impostos.

Dinheiro para emergências

É preciso ter dinheiro para emergências que, mesmo indesejáveis, podem afetar o seu negócio. Um exemplo é um consumidor acionar a sua empresa na Justiça. Em caso de perda da causa, será necessário dinheiro para o pagamento da indenização. Mesmo que não seja tão comum para um pequeno negócio, essa é uma situação que pode acontecer com todos. Afinal, emergências acontecem e esse é apenas um exemplo.

Impostos

O pagamento de impostos é um fator que tem um peso considerável, mesmo em um pequeno negócio. Por isso, é importante que eles sejam recolhidos dentro do prazo, evitando multas e o acúmulo de valores que possam inviabilizar o negócio. 

Negociação

Um negócio não é uma atividade totalmente individual, ainda que você seja o único responsável pela empresa. Em momentos de dificuldades, a negociação é sempre algo a ser considerado. Se os fornecedores são importantes para você, com certeza a sua empresa também é importante para eles. Se você está atravessando uma dificuldade momentânea e costuma ter as contas em ordem, isso vai ajudar na hora da conversa. Negociar prazos e valores pode ser um caminho bem interessante para o período de maior tormenta.

Antecipe-se

Muita gente só se dá conta dos problemas quando eles ficam tão grandes que uma saída amigável já não é mais possível. Por isso, uma gestão atenta vai fazer com que você possa prever problemas futuros e se antecipar a eles, diminuindo as chances de colocar o negócio em risco. Ficar atento aos consumidores, principalmente no pós-venda, também ajuda a evitar riscos futuros. Afinal, um cliente satisfeito não costuma gerar problemas.

Recuperação judicial

Quando a situação é grave o suficiente, pedir uma recuperação judicial é uma saída, desde que a partir de uma boa assistência jurídica. Durante a recuperação judicial é possível entrar em moratória e parcelar as dívidas em prazos maiores. Para isso é necessário apresentar a situação patrimonial da empresa e os motivos que levaram à crise financeira. Tudo isso junto de um plano de recuperação do negócio. Normalmente, um juiz vai definir se o pedido procede ou não. A falência deve ser pedida apenas quando a situação não permite que haja uma recuperação.

Gerir uma empresa é antes de tudo diminuir os seus riscos. Por isso, é preciso acompanhar e planejar a vida financeira do negócio sempre de perto. Só assim é possível minimizar os problemas.

Quer saber sobre opções de financiamento para pequenas empresas, devido à crise do coronavírus?  Acompanhe o nosso blog e confira dicas como essa!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também