Menu Terra Blog Empresas

Como ter ideias de negócio em 3 passos

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 7min leitura

01 de junho de 2022

Como ter ideias de negócio em 3 passos

Você sempre quis abrir um negócio e eis que o momento perfeito chegou. Você pesquisou o mercado e agora busca alternativas para desenvolver uma ideia, mas seu processo criativo está travado e você não consegue encontrar uma alternativa. Seguindo estes três passos, você vai conseguir colocar seus pensamentos no lugar e produzir uma lista de ideias de negócio!

1) Colocando as ideias em ordem

Antes de tentar encontrar uma ideia de negócio, é fundamental organizar a sua linha de pensamento. Segundo psicólogos e pesquisadores da área da cognição, criatividade é questão de método e organização!

O primeiro passo para chegar lá é fazer a pergunta certa. Deixe seu cérebro funcionar sozinho e faça uma lista com ao menos dez perguntas que podem te ajudar a encontrar um caminho para formular um negócio. Por exemplo, imagine problemas do cotidiano e tente encontrar soluções diferentes para eles.

A segunda etapa do processo de criação é tornar-se um especialista. Essa parte vai tomar tempo, afinal, são necessárias ao menos 10 mil horas de prática para ser considerado um especialista. Por outro lado, é provável que o seu negócio seja relacionado a algum conhecimento ou gosto que você desenvolveu ao longo do tempo, certo? Esse é um outro atalho para você: tenha em mente aquilo em que você é competente.

Deixar a sua mente livre vai te permitir criar coisas novas. Quando você se permite pensar em coisas que ainda não foram criadas, é possível deixar a zona de conforto e unir ideias que antes estavam escondidas na sua mente. Essa pode ser a solução que você procura!

Por fim, lembre-se de listar suas ideias, não tenha medo de compartilhar o que você tem pensado e, se possível, convide pessoas de sua confiança para auxiliar no processo de criação. Desenvolver uma ideia em grupo é sempre mais fácil!

2) Boas ideias de negócio em casa

Desde 2016, MEI’s são autorizados pelo Governo Federal a instalarem suas empresas no mesmo endereço de residência. Como abrir um negócio em sua própria casa ajuda a reduzir custos e melhora a rentabilidade, vamos te ajudar com algumas ideias de negócio que podem ter a sede no cômodo ao lado do seu quarto.  

Decoração de bolos

Todo mundo tem alguém na família que é especialista em sobremesas. Se esse for o seu caso, vale a pena pensar em investir no ramo de decoração de bolos. A principal atração das festas tem recebido detalhes cada vez mais arrojados e é possível que você entre no mercado prestando serviço para redes de confeitaria.

Comida congelada

Ainda no ramo alimentício, é possível também que você seja o mestre dos quitutes naquele almoço de domingo ou no churrasco da família. Você já pensou que o seu petisco poderia ser congelado e vendido em série? O ramo de comida congelada também tem crescido dia após dia e você pode começar com qualquer receita. Lembre-se de pesquisar sobre a viabilidade de congelamento do alimento.

Passeador de cães

Os “pais de pet” são cada vez mais comuns nas grandes cidades. A rotina pesada no trabalho, entretanto, impede que eles se dediquem aos seus filhos animais. Atendendo essa clientela no seu bairro, é possível trabalhar “em casa” como passeador de cães e ter rendimentos mensais fixos ao cobrar um preço fechado por mês.

ideias de negocios
Atividades do dia a dia que tomam o tempo durante uma rotina na cidade, como passear com animais, são uma fonte de inspiração para o seu negócio. Esteja atento ao que acontece no seu bairro! (Foto: Unsplash)

3) Boas ideias de negócio com pouco investimento

Um ponto determinante para tirar uma ideia do papel é a quantidade de dinheiro necessária para iniciar a empreitada. Agora que você já conhece boas ideias para abrir uma empresa em casa, ter em mente boas ideias de negócio que custam pouco também pode te ajudar.

Empresa de festas infantis

Você gosta de crianças? Se a resposta for positiva, é possível que você abra uma empresa responsável por planejar, organizar e animar festas infantis. Pais gostam de “terceirizar” a tarefa de organizar as festas e não precisar investir tempo contratando animadores, organizando os quitutes e até atendendo familiares e amigos durante o evento.

Loja virtual

Uma loja virtual é um ramo de atuação em que você pode trabalhar com todo o tipo de serviços ou produtos sem grandes investimentos. Desde a fabricação de brinquedos, itens de higiene ou beleza como sabonetes, óleos e perfumes, até comida artesanal como molhos, geleias e trufas podem ser vendidos pela internet para todo o Brasil. Você não precisa de uma grande infraestrutura ou equipe para tocar esse negócio.

Planejamento de eventos

Se você era o responsável por organizar as festas no tempo da escola ou faculdade e sempre conseguia fazer tudo sem muita dificuldade, planejar eventos pode ser uma alternativa. Aniversários, casamentos, formaturas e até eventos corporativos precisam ser planejados e há uma série de detalhes como decoração, menus, banda e painéis com palestras que precisam ser organizados. Lidar com a logística por trás de eventos é um bom nicho a ser explorado! Sempre há pessoas dispostas a pagarem para não ficar na linha de frente da organização.

Organize suas ideias, aproveite seus conhecimentos e abra a sua empresa!

Com a mente livre para pensar e um método para selecionar ideias, o processo criativo necessário para tirar uma ideia de negócio do papel vai acontecer mais naturalmente. É possível pensar em soluções que cabem na estrutura física da sua casa e não exigem que você tome empréstimos em banco, ou então aproveitar um conhecimento que você já tem e empreender em um novo negócio.

As alternativas para tirar seu negócio do papel são muitas e há vários segmentos em crescimento que podem ser explorados por alguém que toca todas as demandas da sua empresa sozinho. Agora você está pronto para ter uma ideia para negócio!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também