Como ter um perfil campeão no Linkedin e construir uma rede de networking

publicado por Terra Empresas

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Como ter um perfil campeão no Linkedin e construir uma rede de networking

Ainda tem muita gente que acredita que entre as redes sociais, o Linkedin seja útil apenas para quem está à procura de uma recolocação no mercado de trabalho. Porém, a rede também é muito importante para quem tem um pequeno negócio. Por meio de um perfil Linkedin é possível conquistar reconhecimento, apresentar produtos e serviços, construir autoridade e, sim, fazer negócios. 

Além disso, é possível estabelecer uma rede de contatos profissional que pode ser utilizada para a troca de experiências. Ou seja, ter um perfil Linkedin bem elaborado deve ser uma preocupação de quem quer aproveitar a rede da melhor maneira.

Para estruturar um perfil campeão no Linkedin é preciso seguir algumas regras, que podem fazer com que você ou o seu negócio se destaquem. Para isso, por meio de um recurso gamificado, o Linkedin estimula os seus usuários a fornecer o máximo de informações em seu perfil. Quanto mais completo for o perfil, mais fácil fica para conseguir um bom ranking nas buscas.

O que é Linkedin?

O LinkedIn é a mais conhecida e maior rede social profissional, com foco na geração de conexões e relacionamentos. Nessa rede é possível disponibilizar o seu currículo, buscar empregos e fazer contatos com pessoas de todo o mundo. As empresas, por sua vez, procuram nela candidatos ideais para as suas vagas, além de procurarem por potenciais clientes.

Como fazer um bom perfil no Linkedin?

Uma boa imagem sua ou da sua empresa são o primeiro passo para ter um bom perfil do Linkedin. Esqueça aquela foto sem camisa na praia ou com a camisa do clube do coração, mais adequadas para o Facebook ou o Instagram. No Linkedin, uma foto sóbria, com um bom fundo e que destaque o rosto ou a marca são sempre a melhor opção. Uma boa foto de fundo vai ajudar a compor a sua apresentação.

Narre a sua história

Contar uma boa história, sem exageros, é um ponto de destaque para qualquer perfil. Um currículo bem elaborado, ou mesmo a história do seu negócio vão fazer com que as pessoas passem mais tempo em sua página. Uma dica importante é utilizar na composição do perfil palavras-chave que vão facilitar com que as pessoas cheguem até o seu perfil. No caso das empresas, vale apostar na descrição detalhada de seus produtos e serviços. No perfil profissional, palavras que remetam ao que você faz ou produz vão ajudar a ser encontrado mais facilmente.

Descreva as suas habilidades

Mais do que descrever o que você já fez, vale a pena apostar no detalhe das suas habilidades, ou seja, o que você pode oferecer para contribuir com um negócio ou uma empresa, que no caso, pode ser a sua mesma. Demonstrar bem as suas habilidades faz com que as pessoas saibam o que esperar tanto do profissional como da empresa que você representa.

Produza conteúdo original

A produção de conteúdo próprio no Linkedin faz com que você ganhe autoridade na sua área de atuação. Observar as tendências de mercado ou mesmo fazer a ligação das principais notícias do dia com o seu trabalho vão ajudar você a se destacar. Mas é preciso bastante cuidado. Exageros, via de regra, não são muito bem vistos. Ou seja, fale sempre que achar pertinente, sem se exceder. Outra coisa importante: capriche no texto. Erros de concordância ou mesmo de ortografia podem fazer com que você perca muitos pontos.

Solicite recomendações

A partir do momento que você tiver uma boa rede e esteja interagindo naturalmente com ela, vale a pena pedir recomendações. Vale de pessoas que trabalharam com você e conhecem de fato o seu desempenho, mas também das pessoas que adquiriram confiança em você no mundo virtual. As recomendações também ajudam a fazer com que você ganhe visibilidade.

Participe de grupos

Outra dica importante é que você participe de grupos relacionados à sua atividade. Isso vai fazer com que você possa interagir com mais pessoas e dessa maneira deixar o seu perfil mais atraente.

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