Menu Terra Blog Empresas

Como ter um site seguro de compras para seu cliente

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

18 de abril de 2022

Como ter um site seguro de compras para seu cliente

A pandemia de Covid-19 fez com que muitos negócios tradicionais tivessem de migrar rapidamente para o online, sob o risco desaparecerem, em meio ao fechamento do comércio e às regras de distanciamento social que foram implantadas pelas prefeituras municipais.

.

Normalmente, colocar um site seguro de compras no ar passa por planejamento e cuidados que vão fazer toda a diferença para que o seu cliente se sinta seguro ao negociar com você. Em uma situação atípica, como a que estamos vivendo, a pressa pode fazer com que cuidados essenciais sejam deixados de lado, colocando em risco tanto o seu negócio quanto os seus clientes.

.

Na hora de montar ou migrar o seu negócio para plataformas online, é preciso cautela.  Se por um lado se abre um leque de oportunidades, por outro, os riscos com a segurança podem causar uma enorme dor de cabeça e em casos mais graves até inviabilizar o empreendimento. Escolher o melhor antivírus para empresa, por exemplo, é uma das tarefas que precisa ser analisada com critérios técnicos.

.

Há boas opções, com várias funcionalidades no mercado, inclusive gratuitas. O problema dos antivírus gratuitos é que eles, via de regra, oferecem opções limitadas. Ou seja, na hora de uma emergência, você não vai ter a quem recorrer. Por isso, um dos pontos que devem ser levados em conta na escolha do melhor antivírus para  empresa é o suporte técnico, 24 horas por dia.

.

Vamos pensar no caso de uma loja virtual. Ela vai funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia. Acontece um problema de segurança durante a madrugada e você não tem a quem recorrer. Na melhor das hipóteses, a sua loja vai ficar fora do ar por tempo indeterminado, até que você encontre alguém para resolver a questão. No caso de um suporte especializado, esse problema será solucionado de forma mais rápida e com muito menos dor de cabeça.

.

Como saber se o site é seguro?

Invista em uma boa plataforma

Além de oferecer a proteção dos dados de seus clientes, as ferramentas de segurança de sua loja virtual também devem garantir o acompanhamento de todo o processo de vendas em tempo real.

.

Entre os fatores para se escolher o melhor sistema de segurança para a sua empresa está a proteção de informações sigilosas, como dados pessoais e bancários dos clientes. Não se pode pensar em uma empresa que atua online sem esse tipo de proteção, que faz a criptografia dos dados mais sensíveis. Investir em um bom antivírus é uma solução imprescindível.

.

Escolha uma boa plataforma de pagamentos

A oferta de plataformas de pagamento, hoje em dia, é intensa. Vale pesquisar bastante, principalmente sobre a questão da segurança. Vale conversar com outros empreendedores, para conhecer as suas experiências. Com a plataforma instalada em seu site, será possível receber pagamentos por diferentes meios, o que facilita as vendas.

.

Os mais comuns são por meio de cartão de débito e crédito, além de depósitos em conta ou mesmo boleto bancário. A recém implantada ferramenta do Pix tem um grande potencial de crescimento em 2021. É imprescindível que a ferramenta escolhida mantenha os seus dados criptografados. Essa providência diminui o risco, tanto para a sua empresa como para o cliente. Com os dados em códigos, a chance do roubo de informações diminui sensivelmente. 

.

Vale lembrar que desde 2018 a segurança em sites passou a ser um fator de ranqueamento, em ferramentas de busca como o Google. Se o seu site não tiver um bom sistema de segurança, a chance de aparecer entre os primeiros resultados diminui sensivelmente. Por isso, é fundamental que ele tenha um certificado de segurança válido.

.

O que é certificado de segurança?

O certificado digital é um protocolo de segurança que se baseia em mensagens criptografadas entre a origem e o destino de envio. Para a sua loja, é importante obter selos de segurança para que o consumidor se sinta mais seguro para realizar as suas compras.

.

São dois tipos de níveis de segurança: no primeiro, o certificado é gerado e armazenado em um computador, por meio de um software com validade de um ano.  Há também um modelo em que o certificado é gerado e armazenado em um hardware criptografado, com três anos de validade.

.

O Terra Antivírus Empresarial tem uma parceria com a McAfee, que está entre as mais reconhecidas do mundo no combate às ameaças online. Venha conhecer os nossos planos, feitos especialmente para o seu negócio. Nossos preços são bastante competitivos. 

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também