Concorrência: 4 ferramentas gratuitas para monitoramento

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Monitorar a concorrência é fundamental para inovar em seu segmento, conquistar mais clientes e vender mais. Quando se pensa em monitorar, logo vem à mente a ideia de se contratar uma empresa para fazer pesquisa de mercado ou algo do tipo, mas é possível encontrar soluções gratuitas. Hoje, você vai aprender a usar ferramentas para entender o que seus concorrentes estão fazendo como estratégia de marketing digital nos blogs, sites e redes sociais.

 

Antes de começar: o que é marketing digital?

O marketing digital é o conjunto de ações que têm como objetivo atrair novos clientes, desenvolver relacionamentos e assegurar uma identidade para a empresa no universo digital. Essa estratégia permite que a loja se comunique diretamente com seu público de maneira personalizada e no momento certo a partir das mídias digitais, como blogs e perfis no Facebook ou Instagram.

A partir do uso de palavras-chave em blogs e produção de conteúdo nas redes sociais, é possível se encontrar com o seu cliente a partir dos mecanismos de buscas na internet ao utilizar as boas práticas de SEO. Quando pesquisarem por uma palavra no Google, a sua loja ou empresa vai aparecer como resposta por causa das estratégias de marketing que você adotou.

Com as ferramentas expostas neste texto, você também vai conseguir entender o que os seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais e vai conseguir desenvolver a sua própria estratégia para lidar com os clientes.

O marketing digital é uma alternativa para investir pouco em propaganda e conseguir grandes resultados pela internet. Você pode fazer quase tudo sozinho para aumentar as vendas! (Foto: Unsplash)

 

 

  • Alertas do Google

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita, simples de usar e que pode ser utilizada caso você queira monitorar quantas vezes a concorrência foi citada na internet, por exemplo. Também é possível rastrear quantas vezes algumas palavras-chaves foram pesquisadas ou citadas e isso pode te ajudar a desenvolver estratégias que vão garantir presença digital para a sua loja.

Essa ferramenta te permite programar quantas vezes os dados serão enviados diretamente ao seu e-mail em relatórios produzidos automaticamente. Você pode optar por receber o conteúdo diariamente ou semanalmente.

Dentre as possibilidades ofertadas pelos Alertas do Google, vale destacar:

 

  • Programar múltiplos alertas sobre diferentes temas;
  • Monitorar o que se fala sobre os concorrentes;
  • Rastrear comentários negativos sobre a sua empresa;
  • Compreender quais termos (palavras-chave) estão em alta no seu segmento e explorar isso em sua estratégia de marketing.

 

  • Social Mention

O Social Mention é quase uma evolução da primeira ferramenta, mas tem foco em sites, blogs e anúncios. O site pesquisa termos na internet e apresenta o volume de buscas, menções positivas e negativas, alcance – quantas pessoas podem ser atingidas ao usar aquele termo – e uma probabilidade de as pessoas estarem falando sobre aquilo nas redes. Também é possível escolher a frequência do envio de dados para o seu e-mail.

Como toda plataforma gratuita, há restrições de uso e personalização. Alguns só se aplicam em pesquisas em inglês e outros operam automaticamente, diminuindo a possibilidade de personalização das suas pesquisas.

 

 

  • SEMrush

O SEMrush é considerado uma das ferramentas mais completas de análise de dados da internet, sobretudo se o objetivo for monitorar sites ou estratégias de marketing. Para analisar os dados da concorrência, basta digitar a URL do site em questão para entender: Quais palavras-chave ele usa? De onde vem o tráfego do site? Como ele formula os anúncios?

Se você ainda não vê utilidade nesses dados, mantenha a calma: essas informações serão muito úteis quando você já tiver uma estratégia de marketing sendo colocada em prática. Ou seja, quando suas redes sociais já estiverem sendo alimentadas com conteúdos relevantes, quando o seu blog estiver ativo com textos otimizados para SEO e quando a sua loja virtual já estiver em pleno funcionamento.

A opção gratuita da plataforma tem muitas funções que vão te ajudar a melhorar o ranqueamento de sua página nos mecanismos de buscas!

 

Lembre-se: o website é um dos grandes responsáveis por converter visitantes em clientes! Monitorar o tráfego dos concorrentes ajuda a formular as próprias estratégias. (Foto: Unsplash)

 

 

  • LikeAlyzer

Chegou a hora de você monitorar a fanpage dos seus concorrentes no Facebook. Com o LikeAlyzer, você só precisa copiar o link da página a ser analisada e colar no campo que aparece logo na primeira página do site.

Com essa ferramenta, é possível analisar vários dados de um perfil no Facebook. O LikeAlyzer analisa se os dados estão preenchidos corretamente e guia o usuário a promover as melhorias necessárias. Além disso, é possível analisar a quantidade de postagens, quais tipos de posts têm sido feitos, qual o tamanho médio das postagens, quantos eventos a página criou, quantas páginas são curtidas pelo perfil e muito mais.

Agora você já sabe como monitorar a concorrência

Se você não sabe por onde começar a melhorar seu perfil no Facebook, essas ferramentas são um bom ponto de partida. Com elas, você consegue monitorar as tendências na internet, entender a estrutura do site dos concorrentes e até analisar a produção de conteúdo deles nas redes sociais.

A partir de agora, você consegue entender as estratégias da concorrência e se destacar ao escolher seus próprios caminhos!

 

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