Conheça os benefícios da gestão de tempo para os autônomos

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

Conheça os benefícios da  gestão de tempo para os autônomos

Quando se trabalha por conta própria, criar um método para a gestão do tempo é o primeiro passo para se alcançar o equilíbrio entre a dedicação ao negócio e à própria vida pessoal, com ganhos para os dois lados. Além de todos os afazeres que um pequeno negócio impõe, ainda é preciso driblar as distrações que a vida moderna nos oferece, além de cuidar dos inúmeros afazeres do dia a dia.

É fato que existe uma restrição de tempo para dar conta de todas as tarefas do dia. Por mais que você seja dedicado ao seu negócio, é preciso de tempo (sempre ele) para cuidar de si mesmo, da família, ou para ampliar os seus conhecimentos e também para o lazer.

Com tantas atividades, fazer uma boa gestão do tempo é imprescindível para que a sua empresa tenha sucesso. Organizar as tarefas faz com que fique mais fácil perceber o que é prioridade e o que precisa ser feito para que os objetivos sejam alcançados sem grandes percalços. Cuidar das prioridades faz com que você possa prever e reagir de forma mais rápida às adversidades.

O que é gestão do tempo?

Vamos falar um pouco de teoria. Gestão do tempo nada mais é do que priorizar e organizar as tarefas. Ou seja, passa pelo planejamento, mas também pela execução: tudo voltado para o melhor aproveitamento do tempo. O resultado: mais produtividade e eficiência.

Na teoria parece fácil, mas na turbulência do dia a dia é muito fácil se perder no meio do caminho. Para uma boa gestão do tempo, é necessário cumprir um conjunto de tarefas, processos e decisões, com foco nos objetivos a serem alcançados. Uma boa gestão do tempo ajuda a eliminar desperdícios. O objetivo de se fazer um gerenciamento consciente do tempo passa pelos resultados do trabalho, mas também ter tempo livre para o lazer e o descanso.

Gestão da agenda

Criar uma rotina de atividades é um bom começo para que o planejamento vá adiante. Um planejamento bem feito inclui desde as pequenas até as tarefas consideradas essenciais para o seu negócio. Ainda assim, ter em mente as prioridades vai ajudar a ser mais assertivo na sua missão. A partir disso, você vai perceber que o foco precisa estar naquilo que é mais relevante e que deve ser feito de forma imediata. A partir daí, você vai seguindo a sua lista de atividades. Com uma boa definição de prioridades você vai perceber que as coisas mais simples serão resolvidas de forma quase natural, inclusive necessitando de menos tempo para serem completadas.

Se as prioridades não forem bem elencadas, a chance de você se ver no meio de um turbilhão, sem encontrar a saída, é real. Conversando com autônomos, uma queixa comum é de que falta tempo para fazer tudo o que é necessário. Ao fim do dia só sobra tempo para dormir, ainda assim, via de regra, menos horas do que o necessário. No dia seguinte a pessoa acorda cansada e essa rotina se transforma em uma bola de neve.

Quando não há prioridades, tudo entra dentro do mesmo balaio. E o que costuma acontecer é que se desperdiça muito tempo em coisas pouco importantes e no final da jornada falta tempo para aquilo que é essencial para o seu negócio. Por isso, as atividades estratégicas devem estar sempre entre as prioridades, sob o risco de o seu negócio se perder a curto e médio prazos.

Tecnologia como aliada

Já pensou em desenvolver uma cultura para priorizar o uso da tecnologia para otimizar o tempo e aumentar a produtividade? Isso pode levar algum tempo, mas automatizar alguns processos pode fazer com que melhore tanto a sua qualidade de vida como a de seus colaboradores. 

Mas se por um lado a tecnologia ajuda, por outro também é preciso manter uma certa distância daquilo que pode distrair você. Seja o próprio celular, a televisão ou um local de trabalho que não priorize a concentração. Outra dica é deixar o lugar em que você trabalha sempre limpo e organizado. Isso vai ajudar a fazer com que você não perca tempo, por exemplo, procurando um documento importante ou mesmo se distraia com coisas que não deveriam estar em uma mesa de trabalho.

Quer conhecer mais dicas para o seu pequeno negócio? Apresentamos aqui 6 motivos para utilizar tecnologia em pequenas empresas.

FacebookTwitterLinkedin
Topo

Guia para usar as redes sociais no pequeno negócio

Saiba tudo sobre as principais redes sociais e comece a conquistar clientes pela internet já!

Enviando...

Ao enviar, você concorda em compartilhar suas informações com o Terra Empresas. Poderemos usá-las de acordo com nossa política de privacidade.