Menu Terra Blog Empresas

Descubra quais são os produtos mais vendidos na internet

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 13min leitura

Descubra quais são os produtos mais vendidos na internet

As lojas virtuais ganharam peso em 2020 e 2021, devido às mudanças provocadas pela pandemia. Assim, em 2022 o cenário continua favorável para quem atua no e-commerce. Mas, você sabe quais são os produtos mais vendidos na internet neste ano? 

Quem é empreendedor sabe o quão importante é acompanhar essas mudanças para ter um bom posicionamento na hora de vender. Com as pessoas mais tempo em casa, categorias como as de supermercados, tecnologia e educação online apresentaram bons resultados. 

Agora, com a flexibilização e a vida voltando ao normal, alguns setores como viagens e turismo, academias e beleza, retomaram suas atividades. Muitos, impactados duramente pela pandemia, já apresentam sinais de melhora. 

Neste artigo, queremos ajudar quem está começando um negócio online ou revendo sua atuação no mercado. Bem como planejar melhor suas vendas. Então, por aqui você confere:

  • Qual é o produto mais vendido no Brasil?
  • Os 10 produtos mais vendidos na internet
  • As mercadorias mais vendidas na internet em 2022
  • Os produtos vendidos online são os mesmos vendidos em lojas físicas?
Mulher tirando foto de blusa amarela, um dos produtos mais vendidos na internet

Qual é o produto mais vendido no Brasil?

O ambiente online está repleto de oportunidades. No entanto, é preciso identificar as mercadorias mais vendidas na internet para que as estratégias de vendas sejam efetivas.

De acordo com a 44ª edição do relatório Webshoppers, realizado pela Ebit Nielsen, o comércio eletrônico cresceu 38% em 2021. Inclusive, os dados apontam um faturamento de R$ 53,4 bilhões somente no 1º semestre. 

Atualmente, não há um produto específico campeão de vendas. Mas sim uma lista daqueles que se mantêm no topo dos faturamentos de destaque.  

Entre eles, podemos destacar, por exemplo:

  • Setor de moda;
  • Eletrônicos;
  • Perfumes;
  • Cosméticos;
  • Livros.

Quais os 10 produtos mais vendidos na internet? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela PayPal e BigDataCorp, as pequenas empresas detém 52% do e-commerce brasileiro. Assim, já se pode imaginar que os produtos mais vendidos na internet em 2021 são de pequenos lojistas, não é verdade?

Esse dado é interessante, porque mostra que o varejo digital é uma ótima oportunidade para quem está começando um negócio. Além disso, o ROI (Return on Investiment, ou Retorno sobre o Investimento) tende a ser melhor do que o da loja física.

Isso acontece porque para a manutenção da loja física é preciso somar diversos esforços do negócio. Ou seja, o pequeno empreendedor precisa:

  • Cuidar do seu ponto de venda;
  • Contratar e gerenciar colaboradores;
  • Gerir fornecedores;
  • Garantir o pagamento em dia das contas fixas. 

Bem complicado, né? Não à toa as demandas da loja física costumam sobrecarregar o pequeno empreendedor. Até porque ele ainda está em processo de aprendizado, entendendo seus produtos e clientes. 

Por isso, vale a pena começar uma loja primeiro no digital e depois partir para uma física.

Aliás, para montar a sua loja online e aumentar as suas vendas, confira o que é tendência no mercado em 2022:

1. Informática

Mulher conferindo o preço de caixas com máquina. Representa os produtos mais vendidos na internet

O setor de informática cresceu juntamente com o trabalho remoto, por conta da pandemia. Ou seja, aumentou a procura por:

  • Webcams;
  • Cartucho;
  • Toner;
  • Teclado;
  • Mouse;
  • Roteador;
  • Tablets. 

O movimento segue em alta em 2022. Até porque muitas empresas adotaram a modalidade híbrida, em que metade da semana o trabalho é remoto e metade é presencial.

Além disso, o trabalho a distância também ampliou a disponibilidade de profissionais qualificados para atividades freelancer.

Uma pesquisa realizada pela Workana em 2021 mostra que o ticket médio desse segmento cresceu 20% na pandemia

Assim, é natural o crescimento de vendas de outros produtos de informática, como smartphones e notebooks.

Esses profissionais são nômades digitais e precisam da melhor tecnologia para se manterem em máxima conectividade.

2. Ginástica

Tablet com pessoas de exercitando e roupas de ginástica. São os produtos mais vendidos na internet

O setor de ginástica é outro em que a procura ficou mais agitada. Os aplicativos de exercícios, por exemplo, apresentaram um crescimento de 226% em 2020, de acordo com estudo realizado pela AppsFlyer

Quando as academias e parques estavam fechados, muita gente fez exercícios em casa. Dessa forma, as pessoas perceberam que era possível se exercitar sem sair de suas residências. E esse movimento continua em alta em 2022.

Portanto, a procura de estações de musculação e ginástica, elástico para exercícios, halteres e bicicletas ergométricas se destacaram entre os produtos mais vendidos nas lojas virtuais. 

3. Games

4 acessórios gamer: headset, teclado, mouse e controle, que são os produtos mais vendidos na internet

Um dos grandes desafios dos pais durante a pandemia foi manter uma rotina de trabalho remoto com as crianças em casa. Pode parecer fácil, mas é algo que demanda bastante “jogo de cintura” para conciliar as duas “vidas” em um mesmo ambiente.

Em uma economia digital, é natural que as crianças e jovens desta geração estejam mais próximas de recursos tecnológicos. Portanto, outro setor que está entre os de produtos mais vendidos em loja virtual, é o de games e acessórios. 

Entre os itens mais vendidos online, destacam-se, por exemplo: 

  • Cadeira Gamer;
  • Headsets Gamer;
  • Acessórios para consoles;
  • Console de videogame;
  • Jogos;
  • Joysticks.

4. Supermercados

Mulher comprando as frutas mais vendidas na internet direto de um aplicativo

Aliás, um dos segmentos que se reinventou durante a pandemia foi o de supermercados. Até o período de isolamento, não era comum encontrar lojas como essas, com disponibilidade de pedidos online. 

Até então, o mais usual era ter um site simples para divulgação da marca e do catálogo de produtos. De fato, um supermercado virtual era mais visto por grandes empresas do setor.

Porém, a Covid-19 também levou pequenos e médios empreendedores desse segmento para o digital. Hoje, eles estão presentes em marketplaces e aplicativos de delivery

No entanto, vale ressaltar que esses meios têm um custo a mais para o comerciante, uma taxa sobre a venda. Dessa forma, o caminho mais rentável é ter uma loja virtual própria, o que dá maior autonomia de vendas e reduz os custos. 

Nesse segmento, o destaque entre os produtos mais vendidos na internet fica com os de higiene e limpeza, além de alimentos para serem preparados em casa.

5. Celular e Telefonia

Mulher mexendo em um celular com vários símbolos ilustrados. Representam os produtos mais vendidos

Neste setor, os acessórios também estão na lista de produtos mais vendidos na internet no Brasil. Os destaques são:

  • Headsets para telefone;
  • Chips de celulares;
  • Acessórios;
  • Baterias de smartphones;
  • Capa e película para aparelhos.

Agora, com o anúncio da chegada da tecnologia 5G para 2022, a tendência é um aumento na venda de smartphones. Até porque os clientes que quiserem se beneficiar dessa inovação vão precisar dos novos aparelhos.

Além disso, nesse movimento, uma tendência é que surjam mais pequenas e médias empresas provedoras de internet. Isso é o resultado tanto do crescimento populacional como da aceleração da transformação digital em cidades fora das regiões metropolitanas.

6. Beleza e Saúde

 Mulher guardando os produtos de beleza mais vendidos na internet em uma caixa

A pandemia deixou um legado de preocupações preventivas. Entre as mercadorias mais vendidas na internet desse setor, temos, por exemplo:

  • Termômetro clínico;
  • Inaladores;
  • Nebulizadores;
  • Produtos para acne e pele oleosa;
  • Itens para limpeza facial.

É interessante destacar que esse segmento conta com um impulsionamento forte nas redes sociais graças a influenciadores digitais. 

Assim, quem tem uma loja cosmética vale pensar em fechar parcerias com influencers para atrair mais clientes para a sua loja virtual. Até porque uma boa imagem vinculada aos produtos, gera maior interesse e chances de vendas. 

Uma dica: quanto maior é a quantidade de seguidores, mais oneroso tende a ser a parceria. Nesse sentido, vale buscar micro-influenciadores. Ou seja, pessoas da sua região que estão começando a ter engajamento.

7. Educação

Mulher fazendo videochamada. Representa os produtos mais vendidos da internet

Outro setor em alta é o dos cursos online. Com o home office, muita gente aproveita o longo tempo que utilizava nos deslocamentos para aperfeiçoar seu currículo. A venda de livros pela internet também ganha força, inclusive os livros digitais.

Assim como os outros segmentos, o setor da Educação está passando pela digitalização. Escolas e universidades tiveram que implementar o ERE (Ensino Remoto Emergencial) e, para tanto, precisaram investir em recursos para disponibilizar materiais com qualidade e eficácia para seus alunos.

Portanto, a tendência é que a Educação não seja mais a mesma. O modelo de educação a distância se mostrou interessante tanto para as instituições de ensino, que têm oportunidades de redução de custos, como para os estudantes.

8. Moda

Mulher colando adesivo em caixa com o produto mais vendido na internet. Ela está em uma loja

Dados do NuvemCommerce 2022 mostram que em 2021, 41,1% das vendas online são atribuídas ao setor de Moda e Vestuário

Portanto, a procura por roupas mais confortáveis foi uma tendência de 2021 e deve se manter em 2022. Isso vale tanto para o vestuário como para os calçados.

9. Móveis e Decoração

Ambiente com decoração minimalista. Representa os produtos mais vendidos na internet

Outra tendência de 2021 está nos itens para a casa, como móveis e decoração. Durante a pandemia, as pessoas perceberam que o lar não estava com tanto conforto como acreditavam. 

A técnica do Feng Shui, arte de energizar o ambiente para o equilíbrio das áreas da vida, se destacou e caiu no gosto popular. Inclusive, esse foi um dos fatores para esse segmento crescer. 

Muita gente procura reforçar o seu “cantinho” de trabalho e, com isso, mesas e cadeiras de escritório, além de poltronas confortáveis ganharam destaque. Aliás, peças de decoração também estão em alta quando falamos dos produtos mais vendidos na internet. 

10. Brinquedos

Criança brincando com coelhinho e presenteando alguém com um dos produtos mais vendidos na internet

As crianças adoram brincar, e os adultos estão sempre em busca de novidades para manter os pequenos entretidos. Portanto, entre brinquedos comuns e educativos, o setor é um dos que mais faturam ao longo de um ano. 

Datas sazonais como Dia das Crianças e Natal, se juntam ao aniversário, como ideais para a comercialização de brinquedos de todos os tipos.

Quais os produtos mais vendidos na internet em 2022?

Entre os destaques para 2022, podemos citar, por exemplo: 

  • Notebook;
  • Celular;
  • Livros;
  • Games;
  • Acessórios de uso pessoal;
  • Fone de ouvido Bluetooth.

Os produtos mais vendidos online são os mesmos vendidos em loja física?

Isso depende do seu negócio. Por isso, você é um pequeno ou médio empreendedor e já tem uma loja física, é interessante começar a pensar em construir a sua presença digital. Uma Loja Virtual, por exemplo, vai ajudar o seu negócio aumentar as vendas, sem ser necessário investir muito para isso.

De acordo com a pesquisa Ipsos, “Shopping During The Pandemic”, 47%  dos brasileiros fizeram compras pela internet em 2021.

Com isso, conclui-se que o mercado virtual ajuda na venda de produtos comuns do varejo. A maior diferença é que, ao se tornar digital, o alcance da sua loja será maior, podendo, assim, ampliar as vendas para todo o Brasil e até mesmo para o exterior.

Então, o que você achou deste artigo? Ao longo deste conteúdo, você viu que é interessante investir em um e-commerce e poder conhecer os produtos mais vendidos na internet, considerando os principais nichos do mercado varejista. 

Portanto, para que o seu negócio seja um sucesso de vendas, é importante contar com uma loja online que ofereça a melhor experiência para o usuário. 

Aliás, aproveite e confira como a Loja Virtual do Terra Empresas pode ajudar você.

Então, até logo!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também