Menu Terra Blog Empresas

5 dicas para integrar o controle de estoque da loja virtual

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 4min leitura

13 de junho de 2022

5 dicas para integrar o controle de estoque da loja virtual

Quem tem uma loja física e está pensando em migrar ou mesmo conciliar com uma loja virtual deve ter em mente que o controle de estoque será fundamental para o sucesso do negócio. Com o objetivo de auxiliar nessa missão, vamos destacar cinco dicas práticas para ter mais eficiência e, ao mesmo tempo, evitar surpresas nada agradáveis no dia a dia.

Por que se dedicar ao controle de estoque?

Essa integração entre a loja física e o e-commerce traz alguns benefícios:

  • Saber, de fato, a disponibilidade dos produtos;
  • Evitar cancelamento de compras com um melhor controle de estoque;
  • Ter maior controle sobre o que entra e sai do estoque;
  • Minimizar prejuízos;
  • Agilidade nos processos, inclusive no que diz respeito à entrega dos produtos.

Vamos, então, às dicas para melhorar o controle de estoque.

1. Use a tecnologia

Uma das grandes aliadas em um controle de estoque eficiente é a tecnologia. Neste caso, pode-se apostar no uso de um sistema ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning).

controle de estoque loja virtual

Por meio dele, é possível a integração de todos os setores envolvidos na operação. De forma simplificada, o processo de compra, seja na loja física ou virtual, é acompanhado.

2. Automatização dos processos

Ainda no campo da tecnologia, quanto menos processos considerados manuais, menor a chance de erros. Há opções de softwares no mercado que podem ajudar a otimizar os fluxos de sua loja virtual, por exemplo.

3. Treine sua equipe

Os dados, porém, não vão aparecer sozinhos. Sendo assim, invista no treinamento de sua equipe para saber lidar com o sistema adotado para o controle de estoque.

Acredite: a fórmula da tecnologia, somada a um time bem treinado, trará resultados consideráveis para o seu negócio.

4. Escolha bem os seus fornecedores

Não adianta investir em tecnologia e treinar bem a sua equipe se os fornecedores contratados não atendem às necessidades da empresa. Portanto, escolha com muita atenção os parceiros, bem como as diretrizes de cada contrato.

Tenha em mente que é a sua credibilidade que está em jogo.

5. Não menospreze seu estoque físico

Uma dica simples — mas que muitos negligenciam — é que o controle do estoque passa também pela organização do ambiente no qual suas mercadorias estão armazenadas.

Separe tempo para definir seções que vão dar agilidade ao processo de venda. Pense na disposição dos produtos em filtros elementares e específicos, como cores, modelos e outras características essenciais.

controle de estoque loja virtual

Melhores práticas

Caso você esteja pensando em criar uma loja virtual, há uma grande chance de que você seja um microempreendedor e esteja em busca de boas práticas para crescer no mercado.

Além de se preocupar com o controle de estoque, há outros ensinamentos igualmente relevantes para um empreendimento bem-sucedido. E alguns deles estão contidos no webinar: “As melhores práticas de gestão para microempreendedores”. Com os especialistas Rodrigo Moreno e Ronie Piovezan, você irá aprender como gerir sua microempresa, definir metas e buscar resultados, além de entender a importância da presença na internet. Acesse o link e boa aula!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também