Menu Terra Blog Empresas

5 benefícios do controle de estoque online

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 5min leitura

10 de junho de 2022

5 benefícios do controle de estoque online

Por menor que seja a sua empresa, é comum, e quase obrigatório, haver um controle de estoque. Mesmo que seja uma loja de produto único e você guarde os números de cabeça, com o desenvolver dos negócios, é imprescindível que esse controle aconteça de maneira clara, seja em uma planilha de Excel ou por um programa específico. Para minimizar quaisquer possíveis problemas, surgiu o controle de estoque online.

Esse tipo de controle pode ser acessado em qualquer computador e até pelo celular; além de otimizar os processos, ele garante segurança e um melhor gerenciamento do seu empreendimento, principalmente se você for dono de um negócio online.

Confira, a seguir, cinco dicas de como usar o controle de estoque online na sua loja.

Benefícios do controle de estoque online

Quantas peças de um produto x você tem em sua loja? Qual foi a última vez em que você aumentou o estoque? Quando você provavelmente terá de fazer uma solicitação de novos produtos? Essas e outras perguntas só poderão ser respondidas com um mínimo de controle de entrada e saída.

Para ajudar os comerciantes, programas — também chamados de softwares — foram criados com o intuito de facilitar diversas tarefas e ajudar no controle de todo o inventário de forma automática.

controle de estoque online

5 benefícios do controle de estoque online para você adotar em sua empresa

Estoque parado?

Todo mundo sabe que estoque parado é dinheiro malgasto. Isso porque o dinheiro investido naquele produto em excesso nas prateleiras poderia ter sido aplicado em um outro momento ou produto.

Com o controle de estoque online implementado em sua empresa, fica fácil fiscalizar melhor o fluxo de entrada e saída. Dessa forma, você consegue prever com antecedência e organizar o momento ideal para fazer novos pedidos, o que o ajudará a se preparar para eventos (como, por exemplo, promoções).

controle de estoque online

Tempo é dinheiro

Que o seu tempo e o do seu funcionário valem dinheiro, não é novidade para ninguém. Com um controle de estoque online, você consegue colocar mais tempo em tarefas importantes, como auxiliar nas vendas e na produção, deixando de lado aquele caderno ou aquela planilha que precisa de atualização constante.

Isso sem contar as vezes em que alguém se esquece de atualizar a planilha, o que acaba gerando confusões desnecessárias e erros no sistema da empresa.

Competitividade

Graças às boas práticas de gestão, é possível fazer, com uma maior eficiência, o devido direcionamento no empreendimento, e assim tomar posições estratégicas adequadas para manter o seu negócio sempre competitivo no mercado.

Segurança

Quando o controle de estoque é feito de maneira manual, é possível, e até frequente, que haja erros por parte de quem controla as reservas. Isso acontece muitas vezes por desatenção, excesso de serviço, priorizar outras tarefas e outros problemas mais.

Com o controle de estoque online, tudo isso acontece de maneira automática.

Além disso, uma planilha de Excel ou um simples caderno podem ser perdidos por diversos motivos, como defeito no computador, o que pode destruir todo o histórico de vendas do seu empreendimento.

Integração

Um bom empreendimento, por mais simples que seja, precisa ter todas as áreas interligadas e funcionando na mesma direção. Dentre os benefícios de se ter um controle de estoque online está a união do financeiro, da área contábil e também do estoque em uma única plataforma, acessível a todos.

Com dificuldades para melhorar as suas vendas online? Confira 6 dicas de como melhorar as vendas da sua loja virtual.

Este conteúdo foi relevante para você? Comente o que achou e o que gostaria de encontrar em nosso blog!

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também