5 benefícios do controle de estoque online

4 dicas de como fazer a contabilidade de uma empresa pequena
12 de junho de 2019
MEI pode ter funcionário?
MEI pode ter funcionário? Conheça as regras para contratação
9 de julho de 2019

Por menor que seja a sua empresa, é comum, e quase obrigatório, haver um controle de estoque. Mesmo que seja uma loja de produto único e você guarde os números de cabeça, com o desenvolver dos negócios, é imprescindível que esse controle aconteça de maneira clara, seja em uma planilha de Excel ou por um programa específico. Para minimizar quaisquer possíveis problemas, surgiu o controle de estoque online.

Esse tipo de controle pode ser acessado em qualquer computador e até pelo celular; além de otimizar os processos, ele garante segurança e um melhor gerenciamento do seu empreendimento, principalmente se você for dono de um negócio online.

Confira, a seguir, cinco dicas de como usar o controle de estoque online na sua loja.

Benefícios do controle de estoque online

Quantas peças de um produto x você tem em sua loja? Qual foi a última vez em que você aumentou o estoque? Quando você provavelmente terá de fazer uma solicitação de novos produtos? Essas e outras perguntas só poderão ser respondidas com um mínimo de controle de entrada e saída.

Para ajudar os comerciantes, programas — também chamados de softwares — foram criados com o intuito de facilitar diversas tarefas e ajudar no controle de todo o inventário de forma automática.

Os softwares de estoque online contam com relatórios para auxiliar nos futuros investimentos do seu negócio.

Os softwares de estoque online contam com relatórios para auxiliar nos futuros investimentos do seu negócio. Imagem: Freepik.

5 benefícios do controle de estoque online para você adotar em sua empresa

Estoque parado?

Todo mundo sabe que estoque parado é dinheiro malgasto. Isso porque o dinheiro investido naquele produto em excesso nas prateleiras poderia ter sido aplicado em um outro momento ou produto.

Com o controle de estoque online implementado em sua empresa, fica fácil fiscalizar melhor o fluxo de entrada e saída. Dessa forma, você consegue prever com antecedência e organizar o momento ideal para fazer novos pedidos, o que o ajudará a se preparar para eventos (como, por exemplo, promoções).

O dinheiro que você investiu para que determinados produtos ficassem estocados nas próximas semanas nas prateleiras poderia ter sido gasto com um investimento para o crescimento da sua loja.

O dinheiro que você investiu para que determinados produtos ficassem estocados nas próximas semanas nas prateleiras poderia ter sido gasto com um investimento para o crescimento da sua loja. Imagem: Freepik.

Tempo é dinheiro

Que o seu tempo e o do seu funcionário valem dinheiro, não é novidade para ninguém. Com um controle de estoque online, você consegue colocar mais tempo em tarefas importantes, como auxiliar nas vendas e na produção, deixando de lado aquele caderno ou aquela planilha que precisa de atualização constante.

Isso sem contar as vezes em que alguém se esquece de atualizar a planilha, o que acaba gerando confusões desnecessárias e erros no sistema da empresa.

Competitividade

Graças às boas práticas de gestão, é possível fazer, com uma maior eficiência, o devido direcionamento no empreendimento, e assim tomar posições estratégicas adequadas para manter o seu negócio sempre competitivo no mercado.

Segurança

Quando o controle de estoque é feito de maneira manual, é possível, e até frequente, que haja erros por parte de quem controla as reservas. Isso acontece muitas vezes por desatenção, excesso de serviço, priorizar outras tarefas e outros problemas mais.

Com o controle de estoque online, tudo isso acontece de maneira automática.

Além disso, uma planilha de Excel ou um simples caderno podem ser perdidos por diversos motivos, como defeito no computador, o que pode destruir todo o histórico de vendas do seu empreendimento.

Integração

Um bom empreendimento, por mais simples que seja, precisa ter todas as áreas interligadas e funcionando na mesma direção. Dentre os benefícios de se ter um controle de estoque online está a união do financeiro, da área contábil e também do estoque em uma única plataforma, acessível a todos.

Com dificuldades para melhorar as suas vendas online? Confira 6 dicas de como melhorar as vendas da sua loja virtual.

Este conteúdo foi relevante para você? Comente o que achou e o que gostaria de encontrar em nosso blog!

Terra Empresas

Escrito Por

Terra Empresas

O Terra Empresas traz soluções completas para você realizar negócios com os melhores produtos e serviços digitais

Anterior
Próximo
Deixe seu Comentário
Blog
Conheça nossos Produtos