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Gestão de estoque: veja como integrar e controlar o estoque da loja física e virtual

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 16min leitura

18 de abril de 2022

Gestão de estoque: veja como integrar e controlar o estoque da loja física e virtual

Se você vende produtos, seja em loja física, loja virtual ou nas duas, precisa ter uma boa gestão de estoque. Afinal, a satisfação do cliente depende de um conjunto de experiências agradáveis e, dentre elas, está receber a mercadoria no prazo e em segurança.

Por isso, é fundamental garantir que os produtos estejam disponíveis para venda antes mesmo de serem divulgados. 

Além de organização e controle, o gerenciamento ajuda a mapear os itens para identificar aqueles com maior giro e os que estão há muito tempo esperando venda. 

Dessa forma, você pode não só aumentar o lucro, como recuperar parte do investimento com promoções do estoque acumulado.

Neste artigo, vamos apresentar o que é a gestão de estoque, bem como algumas formas que facilitam a integração entre loja física e loja virtual. Em resumo, você verá:

  • O que é gestão de estoque?
  • Quais os objetivos?
  • Como é feita a gestão de estoque?
  • Qual a melhor forma de controlar e integrar um estoque?
  • O que é Loja Pronta do Terra Empresas?
  • Quais as principais vantagens da Loja Pronta do Terra Empresas?
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O que é gestão de estoque?

Engloba o controle e registro de entrada e de saída (fluxo) de itens no comércio. Esse processo é indispensável para empresas que trabalham com volume de vendas, sobretudo quando têm loja física e virtual.

Uma boa gestão de estoque garante diversos benefícios, como:

  • Otimização das vendas;
  • Melhor aproveitamento do espaço de estoque;
  • Aumento da produtividade das equipes.

Sem contar que manter tudo organizado e fácil de encontrar, evita muitas dores de cabeça e horas gastas com trabalhos desnecessários. 

A falta de controle e gerenciamento do estoque pode atrasar o processo de envio e entrega da mercadoria e comprometer a satisfação do cliente, algo essencial para a fidelização. 

Quais os objetivos de uma gestão de estoque?

A principal razão é equilibrar as metas de vendas com a disponibilidade de produtos, monitorando aqueles com maior potencial de comercialização e os que não têm tanta saída.

É a forma mais eficaz de atender aos pedidos e minimizar o prejuízo devido aos itens acumulados sem venda. 

A ideia é que o investimento seja recuperado das vendas, sem a necessidade de mexer no capital de giro ou em outros recursos para manter o negócio funcionando.

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Como é feita a gestão de estoque?

Uma gestão eficiente de estoque exige boas práticas, que começam já no levantamento de demandas para atender às necessidades de venda. 

Seja de matéria-prima (se você confeccionar seu produto) ou de produtos para revenda, é preciso analisar o mercado para ter uma prévia do investimento.

Com isso, você consegue prever o desempenho do seu negócio, para gastar de acordo com a sua realidade, ou seja, nem mais, nem menos, mesmo considerando a margem de segurança, o que é normal em qualquer comércio. 

Para fazer isso de maneira correta, é importante adotar alguns procedimentos de rotina:

Registre todas as entradas e saídas

Não fazer isso é uma falha grave, que leva tempo para corrigir e pode acabar se transformando em uma “bola de neve”. 

O “furo” no estoque leva à vendas de produtos que você não sabe ao certo se estão ou não disponíveis no estoque, colocando em risco a credibilidade junto ao cliente.

Sem a informação exata, o risco de vender em duplicidade um produto não disponível é grande. 

Além disso, será difícil identificar, entre os itens, aqueles com maior giro ou que precisam de reposição. Logo, crie um sistema rigoroso de controle da movimentação do estoque.

Acompanhe o giro dos produtos

Para saber quais são os itens com melhor desempenho de vendas no seu negócio e quando repor as mercadorias, você precisa acompanhar o giro de cada um deles. 

É importante analisar cada produto, de acordo com os prazos de entrega do seu fornecedor e com o processo interno de recebimento, cadastro e armazenamento. 

O acompanhamento assegura a venda, uma vez que, para divulgar ou fazer promoção, você precisa ter a certeza da quantidade disponível para atender aos clientes dentro do prazo previsto de envio e entrega.

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Faça inventários periódicos

O inventário é a contagem dos itens disponíveis no estoque para comparar com os registros de controle e deve ser realizado regularmente. 

Infelizmente, o estoque é alvo fácil de extravio e roubo, sobretudo, por pessoas que trabalham diretamente no controle de entrada e saída de mercadorias.

Se esse é o seu caso, uma das práticas fundamentais da gestão de estoque é a realização de inventários. 

Mesmo que não sejam muitas pessoas responsáveis pelo estoque, ainda assim vale fazer a contagem e evitar ser surpreendido com a ausência de um produto solicitado pelo cliente.

Tenha um controle automatizado

A gestão manual de estoque é um convite ao erro, pois são muitos dados e informações diárias. Portanto, priorize a automatização do seu processo de movimentação de mercadorias, que além de agilidade, traz também maior controle financeiro e produtividade na rotina. 

A tecnologia é uma grande aliada nesse sentido, levando em conta a facilidade de gerenciamento do estoque, o que facilita a execução de ações, como:

  • Cadastro de mercadorias;
  • Registro de entrada e saída;
  • Acompanhamento de giro;
  • Fluxo de caixa;
  • Realização de inventário;
  • Baixa automática;
  • Relatórios de desempenho.

Com um sistema para absorver as atividades operacionais, você terá mais tempo para se dedicar ao negócio e à criação de estratégias de vendas. 

Ou seja, em vez de ser apenas um vendedor de produtos, aos poucos, vai se transformando em um empreendedor que observa o mercado e aproveita as oportunidades para atrair e fidelizar mais clientes.

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Integre o estoque da loja física e virtual

Se você tem uma loja física e online ou planeja ter um comércio eletrônico, a integração do estoque vai facilitar seu trabalho. Contudo, é importante intensificar os cuidados, uma vez que são realidades bem diferentes. 

Quem trabalha com ambos os estabelecimentos deve se preocupar em dobro com o controle de estoque. Sabe por quê? Veja um exemplo hipotético:

Suponhamos que uma loja física tenha também um e-commerce. Enquanto um vendedor negocia uma peça, o mesmo item é comprado por outra pessoa na internet. 

Imagine, agora, que exista somente uma peça no estoque — com certeza um dos clientes ficará sem receber o produto que comprou e deixará de fazer negócio com você por não sentir segurança no seu processo de vendas.

Apesar de se tratar apenas de um exemplo, essa cena se repete diversas vezes em muitos comércios. Esse é um problema que compromete a imagem da marca, mas que pode ser perfeitamente evitado com a gestão unificada.

Com as informações integradas e compartilhadas, você pode evitar esse tipo de problema e oferecer uma experiência padronizada ao seu cliente. 

Isso quer dizer que ele pode escolher comprar na loja física ou na virtual e não sentir diferença no processo ou forma de atendimento.

Treine a equipe (caso tenha)

Um dos pontos de atenção dentro da gestão de estoque é assegurar que todos os envolvidos estejam sintonizados no processo de organização e controle. Logo, se você tiver funcionários, invista em capacitação e treinamento.

Todos devem saber como funciona um estoque, a importância do controle de entrada e saída de produtos, bem como os impactos nas finanças e no relacionamento com o cliente em caso indisponibilidade de itens.

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Qual a melhor forma de controlar e integrar um estoque?

Sabemos que implantar e manter uma boa gestão de estoque é um verdadeiro desafio — e quanto mais produtos, mais complicado! 

Mas, fique tranquilo. Vamos, a seguir, conhecer os elementos mais importantes para o controle e integração de estoque:

 Ferramenta de gestão de estoque e lógica da organização

Para os pequenos e até médios negócios muitas vezes uma simples planilha compartilhada no Google pode ser a solução para centralizar a catalogação de produtos.

Não tente complicar demais no começo e crie parâmetros básicos específicos para manter o produto atualizado. As categorias podem ser personalizadas e de acordo com o produto vendido, mas basicamente, você pode pensar nos seguintes exemplos básicos:

  • Tipo de produto;
  • Código do produto;
  • Quantidade total no estoque;
  • Quantidade disponível para a venda na loja;
  • Valor de venda na loja;
  • Quantidade dedicada ao e-commerce;
  • Valor de vendas online.

É interessante separar as quantidades específicas para vendas em cada ambiente. Isso pode ser realizado, por exemplo, pelos códigos dos produtos.

Exemplo prático de categorização

Imagine que você tenha uma loja de roupas. Você pode separar os produtos por categorias gerais, como “calças”. 

Dessa forma, cada calça terá um código (ex: CA001, CA002, CA003 etc). Da mesma forma os tênis (ex: TEN001, TEN002, TEN003 etc.) e assim por diante.

Para melhor organizar, crie colunas na vertical e coloque cada produto na horizontal, como na imagem a seguir:

Esse é um modelo bem simples, mas que pode ajudar muito no começo. Por outro lado, quando a complexidade dos produtos for maior, assim como o número de itens e de colaboradores, é válido contratar uma ferramenta de controle de estoque profissional.

Você pode utilizar algumas soluções e métodos que proporcionam meios de controle e gerenciamento do estoque, o que funciona com a integração das lojas física e virtual:

  • ERP: software de gestão e integração de estoques e todas as áreas envolvidas no processo de vendas;
  • PEPS: método que consiste na ideia de “o primeiro que entra é o primeiro que sai” como forma de estimular a venda de produtos acumulados no estoque;
  • SRM: possibilita melhor gestão do relacionamento com o fornecedor e, consequentemente, como os clientes;
  • Just in time: prioriza a venda rápida, de produtos que mal chegam no estoque e já estão de saída.

Atualização constante

De nada basta uma planilha ou ferramenta cheia de informações se ela não é atualizada. O segredo da gestão é o controle constante da quantidade que entra e sai da loja. Do contrário, todo o trabalho é em vão.

As ferramentas de controle de estoque podem ser integradas ao sistema de vendas da loja e ao comércio eletrônico, o que poupa o trabalho manual de atualização. 

Dessa forma, se o seu negócio já atingiu esse nível de complexidade, é muito importante considerar a aquisição de uma plataforma profissional.

O que é Loja Pronta do Terra Empresas?

Por fim, é essencial contar com uma loja virtual que comporte todos os produtos sem pesar a navegação do usuário, faça a integração com sua plataforma de vendas e controle de estoque.

A Loja Pronta do Terra Empresas é uma plataforma digital onde você pode inserir todos os seus produtos em uma vitrine online com fotos, textos, links para redes sociais e muito mais.

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Quais as principais vantagens da Loja Pronta do Terra Empresas?

Ter uma loja online e marcar presença digital se tornou uma ação quase obrigatória para pequenos ou grandes varejistas, a julgar pelo comportamento e preferência dos clientes de comprar pela web.

Com a Loja Pronta do Terra Empresas e todas as frentes otimizadas, a gestão de estoque fica mais fluida. E as vantagens são variadas:

  • Plataforma digital: você pode editar a sua loja quando quiser, sem a necessidade de ter conhecimento técnico;
  • Hospedagem: sua loja online 24 horas por dia. Assim, não perde a chance de vender para quem adora navegar durante a madrugada em busca de ofertas;
  • Domínio próprio gratuito: seunegocio.com.br, o que gera mais personalização e autoridade para a sua marca;
  • Segurança SSL: sua loja 100% segura com a garantia de proteção de dados pessoais, ainda mais com a entrada em vigor da LGPD  (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Acompanhamento em tempo real: você pode monitorar o número de acessos e saber como anda o desempenho da sua loja para montar suas estratégias de vendas;
  • Carrinho abandonado: não é mais um problema: a gente recupera para você;
  • Controle de estoque: um elemento essencial para a gestão do estoque, em que você acompanha suas vendas e despesas;
  • Melhores condições de frete: nosso sistema calcula e cota com as melhores transportadoras do mercado;
  • Antivírus: válido para um aparelho, e você tem seu celular ou computador protegido constantemente;
  • Integração com redes sociais: sua loja totalmente integrada com as redes sociais aumentando, assim, sua relevância na busca Google;
  • 10 caixas de e-mail personalizadas: voce@seunegocio.com.br, quando seu cliente receber um e-mail não pensará que é spam, aumentando as chances de acesso e leitura;
  • Suporte técnico: se der algum problema na sua loja, nossos especialistas estão disponíveis 24h por dia para ajudar no que for necessário.

Conclusão

A gestão de estoque é um dos fatores com os quais empreendedores precisam se preocupar, para garantir não só uma experiência diferenciada e rica para os clientes, mas o sucesso do negócio em credibilidade e vendas.

O Terra Empresas se esforça para ajudar empreendedores pequenos, médios ou grandes, além de autônomos e MEIs a potencializar suas vendas. 

O ambiente virtual traz mais visibilidade para a marca e permite que o público, de modo geral, conheça os produtos e confira sua descrição e qualidade. 

Por isso, venha conhecer nossos planos de lojas virtuais e escolha aquele que melhor se adapta a sua realidade e a do seu time!

O momento certo é agora para quem está preparado e pode contar com boas parcerias! 

Vamos? 

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