Menu Terra Blog Empresas

Coronavírus: dicas e cuidados para se prevenir e conter a pandemia

publicado por Terra Empresas

Minutos de Leitura 6min leitura

18 de abril de 2022

Coronavírus: dicas e cuidados para se prevenir e conter a pandemia

Quando as primeiras notícias sobre os casos de coronavírus (COVID-19) chegaram ao Brasil, vindas da China, pareciam bem distantes da nossa realidade. Estávamos no início de janeiro e ninguém poderia imaginar que em pouco mais de dois meses os governos de várias partes do mundo, incluindo o brasileiro, iriam recomendar que as pessoas ficassem isoladas, em suas casas, por tempo indeterminado.

A medida veio acompanhada do fechamento do comércio e da indústria, exceto aqueles considerados essenciais. Com isso, muita gente passou a ter a experiência inédita de trabalhar em casa.

Para entender o que está acontecendo, é preciso lembrar que coronavírus trata-se de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias e se alastra rapidamente, principalmente pelas gotículas da saliva. Por terem uma estrutura em forma de coroa, ganharam esse nome.

Esses vírus circulam entre animais, como morcegos e roedores, e, após sofrerem mutações, infectam as pessoas que têm convivência muito próxima a eles. Os coronavírus são conhecidos desde os anos 1960.

Desta vez, o que começou como uma epidemia local, na China, se espalhou pela Ásia antes de chegar com força à Europa e logo depois ser reconhecida como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. Isso significa que a sua disseminação é global, ou seja, está em todas as partes do mundo.

Neste momento, em que que os casos de coronavírus começam a se multiplicar com mais velocidade no território brasileiro, é importante que as pessoas mantenham a calma e sigam rigorosamente as orientações das autoridades de saúde.

Sintomas do coronavírus

Os principais sintomas do coronavírus são bem parecidos com o de uma gripe comum. São  leves, como nariz escorrendo, dor de garganta, tosse e febre. Em casos mais graves, podem provocar pneumonia ou dificuldade para respirar.

As pessoas idosas e com outras condições médicas como asma, diabetes, e doença cardíaca são aquelas que mais demandam atenção, pois são mais vulneráveis a apresentar quadro de saúde mais grave.

Prevenção

Para se prevenir da doença, a principal recomendação é manter as mãos sempre limpas e evitar ao máximo tocar no rosto, principalmente nos olhos, boca e nariz.

Em casa, é importante sempre lavar as mãos com água e sabão, o maior número de vezes possível, além de manter as superfícies limpas. Na rua, o álcool em gel, 70%, é indispensável, principalmente após a utilização do transporte público ou de materiais de uso comum, como por exemplo, carrinhos de supermercado.

Outro cuidado essencial  é sempre cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. O uso de lenços de papel descartáveis nessas situações também é importante para prevenir a disseminação da doença. 

Ao ficar em casa, é importante manter o ambiente ventilado e sempre que possível não compartilhar objetos pessoais.

Neste momento, de isolamento social, a orientação é a de que se evitem aglomerações. Isso vale na hora da compra de alimentos, de uma eventual ida à farmácia, ou mesmo durante a vacinação contra a gripe, que este ano foi antecipada para março por conta da chegada do coronavírus no Brasil.

O desafio de trabalhar em casa

A pandemia do coronavírus vai fazer com que muitos profissionais experimentem pela primeira vez o desafio de trabalhar em casa. Para isso, é preciso, antes de mais nada, muita disciplina. Seja ela pessoal ou familiar.

De uma hora para a outra nos vimos confinados em nossos lares, todos ao mesmo tempo. O desafio é ainda maior para casais com filhos pequenos. Isso porque, muitas vezes, os dois precisam trabalhar ao mesmo tempo e dar atenção às crianças, que estão fora da escola e precisam ficar longe dos avós ou outros parentes, que, via de regra, estão no grupo de risco para o coronavírus.

Nesse caso, se for possível, uma saída é que os trabalhos sejam feitos em turnos diferentes, dividindo assim os cuidados com a casa e as crianças. Quando não for possível, é preciso organizar pequenos turnos de revezamento, para que todos possam dar conta dos afazeres profissionais e pessoais.

A escolha do local da casa onde será montado o “escritório” também é importante. Ele deve ser tratado como se fosse a sua mesa de trabalho habitual, isso para quem está estreando no home office.

Outro fator importante, que deve ser levado em conta, é o de se evitar distrações, o que convenhamos, em casa, é sempre mais fácil. Para isso, é muito importante definir uma jornada de trabalho e também algum tempo para o lazer, já que a pressão psicológica neste momento é muito alta.

Esta é uma situação inédita para a atual geração e certamente trará muito aprendizado para o que virá pela frente, quando, em breve, tudo isso passar.

FacebookTwitterLinkedin
Topo



Veja também